Home / Apps / WhatsApp | É inegável a importância desse aplicativo

WhatsApp | É inegável a importância desse aplicativo

Antes e depois do Whatsapp

Você pode até chamar de Zap ao invés de WhatsApp, mas não pode negar a importância que o aplicativo tem atualmente.

Logomarca do Whatsapp

O mensageiro se tornou líder mundial neste segmento e está em constante atualização para oferecer os melhores serviços aos usuários.

Hoje, é possível enviar texto, áudio e vídeo, fazer ligações e videochamadas e até compartilhar documentos com uma pessoa ou grupo de pessoas.

O que antes precisava de outras ferramentas, como o computador, pode ser resolvido com um único app.

 

O aplicativo de mensagens está em constante transformação e é um dos recursos mais utilizados por usuários de smartphones

Criado em 2009 por Brian Acton e Jan Koum, o WhatsApp pode ser encarado como o típico caso de estar no local e no momento certo: acompanhou a popularização dos smartphones graças ao sucesso do iPhone, lançado pela Apple apenas dois anos antes.

A primeira versão demorou para fazer sucesso e, no início, sequer possuía todas as funcionalidades descritas no primeiro parágrafo.

Portanto, o que explica o crescimento exponencial obtido nos últimos anos?

É justamente a capacidade de identificar falhas, absorver sugestões dos usuários e trabalhar continuamente pelo desenvolvimento do aplicativo.

Praticamente todos os anos a empresa disponibiliza novos recursos para as pessoas – facilitando a disseminação em praticamente todo o mundo.

aplicativo Whatsapp
WhatsApp é utilizado por 20% da população mundial

Dados divulgados pelo Facebook, proprietário do WhatsApp desde 2014, mostram que o aplicativo fechou 2017 com mais de 1,5 bilhão de usuários mensais, que trocam 60 bilhões de mensagens todos os dias – quase 700 mil por segundo!

Dessa forma, o app é utilizado por praticamente 20% da população mundial estimada.

Não bastasse isso, ele é o mais utilizado pelas pessoas, que acumularam 85,21 bilhões de horas entre maio e julho de 2018, de acordo com a empresa de análise de aplicativos Apptopia.

2 smartphones comunicando por Whatsapp desenho

65% dos brasileiros

No Brasil, são mais de 120 milhões de usuários, o que equivale a 65% dos brasileiros com mais de 10 anos. Por fim, de acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – Uso de Apps no Brasil, de junho de 2018, dois terços dos usuários de smartphones no país deixam o WhatsApp na home screen do aparelho para facilitar seu uso.

Atualização constante e novos recursos

Não há segredo para esse crescimento.

Quando a empresa ouve o que seu cliente tem a dizer e transforma isso em novos serviços, o usuário se sente valorizado e vai preferir usar os novos recursos ao invés de migrar para a concorrência.

É o que o WhatsApp faz.

Todos os anos o aplicativo disponibiliza inúmeras funções, desde as mais simples até as mais complexas. Dessa forma, o programa já está totalmente diferente do que nove anos atrás, quando foi idealizado. Confira as principais transformações:

Ligação 

Uma das atualizações mais esperadas pelos usuários surgiu em 2015.

O aplicativo inseriu a função “Ligar”, que permite a realização de chamadas telefônicas graças à tecnologia VoIP, sigla inglesa para Voz sobre IP.

Citação em grupos

Quem nunca ficou perdido com a enxurrada de mensagens em um grupo uma verdadeira aporrinhação?

Para resolver isso, o WhatsApp criou em 2016 o recurso de citação, que permite ao usuário “marcar” a pessoa a quem aquela conversa é direcionada.

Videochamada

depois de permitir ligações, o aplicativo começou a desenvolver a possibilidade de chamadas de vídeo. Isso aconteceu no fim de 2016 e possibilitou a interação por meio das câmeras dos smartphones.

Formatação de texto

No início de 2016 os usuários finalmente conseguiram destacar trechos de mensagens com riscos, negrito e itálico. Antes feito por códigos gráficos, agora já integra o menu de opções do teclado.

Status

Em 2017, o WhatsApp passou a rivalizar com o Snapchat e o Instagram Stories ao criar função “Status”. Nela, os usuários podem postar imagens e vídeos que ficam disponíveis por apenas 24 horas.

Localização em tempo real (uma chatice)

Outro recurso bastante solicitado, a localização ao vivo chegou em 2017 e permite que os usuários compartilhem via mensagem a sua posição exata em um mapa por 15 minutos, meia hora ou 8 horas.

Trava de áudio

Enviar áudio ao invés de texto é um dos fatores que explicam o sucesso do WhatsApp, mas os usuários ficavam incomodados de terem que segurar o botão de gravação durante toda a mensagem.

Contudo, desde 2017, é possível travá-lo e continuar gravando ao deslizar o ícone para cima.

Confirmação de leitura (invasão de privacidade)

Em 2014, o WhatsApp lançou a confirmação de leitura da mensagem (as famosas setas azuis).

A novidade, porém, foi acompanhada pela opção de desativar o recurso após reclamações de quem prefere ter mais privacidade.

Seta de novas mensagens

Outro recurso bastante desejado por quem participa de grupos, a seta de novas mensagens foi lançada em 2016 e permite que o usuário desça a conversa até à conversa mais recente.

WhatsApp Web 

O aplicativo surgiu graças aos smartphones, mas sua popularização fez com que as pessoas pedissem um programa disponível para desktop.

Em 2015, a empresa lançou a ferramenta por meio da leitura de QR Code com o celular.

Com a “vida” no WhatsApp, é melhor se precaver

Você já parou para pensar que sua vida é detalhada no WhatsApp? Seja a trabalho ou diversão, compartilhamos pelo app as decisões que tomamos e informações que consumimos diariamente.

E se o seu smartphone tiver algum problema e você precisar de algum arquivo enviado no aplicativo.

Ou pior: e se alguém roubar seu aparelho e ter acesso à dados confidenciais, como conversas, imagens e documentos?

Portanto, não corra riscos e previna-se.

Contratar um seguro para iPhone ou Android é um primeiro passo importante para quem deseja ter mais tranquilidade.

Afinal, o WhatsApp é uma ferramenta cada vez mais consolidada em nosso dia a dia.

About Paulo Fernandes Maciel

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*