Home Apps TikTok e Instituto Vero parceiros em projeto de segurança

TikTok e Instituto Vero parceiros em projeto de segurança

por Paulo Fernandes Maciel

TikTok e Instituto Vero lançam projeto para a segurança de jovens na internet


O TikTok e o Instituto Vero, uma organização dedicada à educação midiática, uniram forças para aumentar a conscientização sobre a segurança de menores na internet. Por meio do projeto #Juntos, vão realizar uma série de conteúdos e ativações presenciais projetadas para apoiar pais e responsáveis, tornando a experiência digital dos jovens mais segura.

Esse projeto surge em resposta a um cenário preocupante: uma pesquisa da YouGov, encomendada pelo TikTok em março deste ano, revelou que 18% dos pais brasileiros desejam usar ferramentas de sincronização parental, mas desconhecem sua existência. Além disso, muitos pais afirmam ter mais dificuldade em discutir segurança na internet do que temas como álcool e abuso de substâncias com seus filhos.

TikTok

Com Mônica Martelli e Tadeu França estrelando primeiros conteúdos, a iniciativa #Juntos irá promover debates, cursos de capacitação para pais e responsáveis, além de materiais de orientação

“Proteger os mais jovens é nossa prioridade absoluta; ano após ano, buscamos parcerias que gerem conhecimento sobre nossas ferramentas de proteção, para que, juntos, possamos garantir uma experiência digital segura,” afirma Fernando Gallo, Diretor de Políticas Públicas do TikTok Brasil. “A parceria com o Instituto Vero marca um novo momento nesse esforço, ao unirmos nossas expertises para abrir conversas importantes, ainda pouco comuns no ambiente familiar, sobre como acompanhar os jovens na internet. Precisamos começar a derrubar essas barreiras e desfazer tabus”, complementa.

Os primeiros destaques

Para capacitar pais e responsáveis, a atriz e escritora Com Mônica Martelli e o criador de conteúdo Tadeu França estrelam os vídeos de lançamento do projeto, abordando a presença digital com uma linguagem objetiva e acessível. “É normal ter preocupação sobre o que a Julia [minha filha] consome e o que está sendo informado a ela. Mas não se trata de controlar; tudo deve ser baseado no diálogo. Sermões não funcionam”, defende Mônica durante o evento de lançamento.

No primeiro vídeo do projeto, a atriz destaca a ferramenta de sincronização familiar do TikTok, que permite que os pais vinculem suas contas às de seus filhos, definindo limites de tempo de tela, escolhendo quem pode enviar mensagens e comentar em seus vídeos, filtrando palavras-chave para o feed “Para Você” e monitorando o tempo que os jovens passam na plataforma.

Na mesma ocasião, Tadeu, que também participa do projeto, enfatiza que a educação midiática deve ser guiada pelo exemplo. “Se não educamos por bons exemplos, o diálogo se torna vazio.

Se o filho está sempre assistindo TV, mas você janta com o celular na mão, como podemos exigir um comportamento diferente? Também precisamos refletir sobre quando e como expor a imagem dos nossos filhos na internet. É essencial sermos exemplos para que o diálogo tenha sustança; as ações falam mais que as palavras”, ressalta.

Ele também lembra que o TikTok é acessível apenas para maiores de 13 anos e que as contas de menores de 18 anos possuem configurações padrão mais restritivas, como perfis privados e a desativação de comentários e mensagens diretas.

O projeto #Juntos

Nos próximos meses, o projeto #Juntos incluirá várias ativações: além de convidar figuras públicas e criadores de conteúdo para discutir a temática na internet, haverá rodas de conversa com associações de pais, workshops de capacitação sobre ferramentas de sincronização parental e materiais de orientação, como o guia já disponível no site do projeto.“Criamos o #Juntos para inspirar um diálogo mais aberto, comum e informado sobre nossa vida conectada em família,” afirma Victor Vicente, head de educação midiática do Instituto Vero. “Em nosso guia online, pais, mães e responsáveis encontram dicas práticas para conversas, além de informações sobre como implementar ferramentas de segurança no contexto familiar”, conclui.

Sobre o TikTok


O TikTok é o destino líder para vídeos curtos em dispositivos móveis. Nossa missão é inspirar criatividade e trazer alegria. O TikTok possui escritórios globais, incluindo Los Angeles, Nova York, Londres, Paris, São Paulo, Berlim, Dubai, Mumbai, Cingapura, Jacarta, Seul e Tóquio.   

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações