Home Apps Para além do Dia Internacional das Mulheres: campanha da 99 homenageia motoristas com painéis

Para além do Dia Internacional das Mulheres: campanha da 99 homenageia motoristas com painéis

por admin

Artistas mulheres de seis cidades vão elaborar obras em espaços públicos para manter a reflexão da necessidade da representação feminina.

Apenas 35% das carteiras de motoristas expedidas no Brasil pertencem a mulheres, que são 21,5% entre todas as pessoas que dirigem legalmente por ruas e estradas brasileiras, segundo o Denatran. E não é somente atrás do volante que elas não estão representadas. Um levantamento feito pela empresa 99 também apontou que só 20% das ruas das cidades carregam nomes femininos. Para mudar essa lacuna na representação feminina, a 99 convidou artistas mulheres para retratar as motoristas parceiras da plataforma em painéis de arte urbana em seis cidades brasileiras.

O projeto começa propositalmente no dia 09 de março, como uma reflexão da necessidade de abordar o tema o ano todo, e não somente no Dia Internacional das Mulheres. Desenvolvida pela 99 e com criação da CP+B, a ativação faz parte das ações que a empresa vem consistentemente desenvolvendo desde 2019 com foco na representatividade feminina e em manter ativa a reflexão sobre a participação das mulheres nos espaços públicos. A iniciativa também conta com o Instagrafite, que atua há nove anos no ramo da arte pública, criando e produzindo projetos que conectam marcas ou causas com pessoas pela arte e tecnologia. 

“Estamos acostumadas a ver iniciativas voltadas às mulheres que se iniciam e terminam no dia 08 de março. Na 99 nós levamos essa conscientização adiante, atuando o ano todo em ações diversas para o público feminino. A ideia de arte urbana está alinhada com essa cultura, uma vez que as artes ganham visibilidade para além de uma data pontual, além de representarem as motoristas parceiras, que são mulheres que, diariamente, já estão tornando as cidades mais femininas”, Juliana Biasi

Os painéis irão ocupar espaços públicos em São Paulo (SP), Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Salvador (BA) e Porto Alegre (RS) e serão pintados ao longo do mês de março. Em São Paulo, a obra fica em uma das empenas do Elevado Presidente João Goulart, mais conhecido como “Minhocão”, um dos pontos mais famosos da capital paulista, por ser uma importante conexão viária da cidade, também frequentado por inúmeras pessoas que buscam lazer aos domingos, e palco já constante de intervenções artísticas.

“Em um país ainda marcado pela hegemonia masculina, é fácil imaginar as razões que levam a profissão de motorista ser tão pouco considerada por mulheres que buscam um ganho para seu sustento. Por considerar a luta pela igualdade de gênero uma bandeira, a ideia de um painel fixo é justamente marcar a importância do empoderamento feminino não é sobre o dia 08 de março e sim sobre todos os dias. Por isso, queremos que cada dia mais mulheres assumam as direções de suas vidas e dos seus carros”, diz Juliana Biasi, diretora de Marketing da 99. 

Motorista homenageada em São Paulo

Jaqueline Ramos Silva é motorista parceira há quatro anos e uma das   homenageadas pela 99. Ela foi escolhida para fazer parte do movimento #ElasChegamJuntas, mais uma iniciativa do 99 Mais Mulheres, que tem como objetivo trazer mais segurança, liberdade e autonomia para motoristas parceiras e passageiras.

Todos os dias, Jaqueline começa sua jornada às seis horas da manhã e roda 100 quilômetros por dia pela cidade de São Paulo. É formada em produção audiovisual, trabalhava com cinema, mas escolheu ser motorista de aplicativo depois de uma depressão ocasionada por uma crise profissional. “As pessoas sempre falaram que eu dirigia bem, então pensei: Por que não?”, conta.

Foi fazendo corridas pela 99, empresa de tecnologia voltada à mobilidade urbana e conveniência, que conseguiu se reerguer economicamente, emocionalmente e vislumbrar outras habilidades. “Conforme fui trabalhando comecei a perceber que tinha uma escuta empática e fiz curso de psicanálise. Agora já vou começar a atender, mas não pretendo parar de dirigir porque ser motorista de aplicativo me oferece uma renda para que eu possa continuar fazendo outras coisas que gosto”, destaca. 

Jaqueline é a homenageada do primeiro painel a ser finalizado, que será assinado pela artista visual Bea Corradi, paulistana de 35 anos que já utiliza seu trabalho como ferramenta de diálogo a temas relacionados ao universo da mulher.

“O compromisso da 99 por mais mulheres nas ruas vai além da ocupação do espaço físico, é também sobre enaltecer as histórias e a força das mulheres que vão ocupar esses locais. Acreditamos que trazer à luz as histórias de vida dessas mulheres também é dar espaço”, Luciana Cardoso, ECD da agência CP+B Brasil

Há anos a 99 vem liderando iniciativas por mais visibilidade e representação das mulheres nas cidades. No ano passado, a plataforma impulsionou a campanha “Por Cidades Mais Femininas”, cujo objetivo foi  dar luz à discussão sobre a importância de tornar os espaços públicos mais femininos. Um dos desdobramentos da campanha foi  a produção de um vídeo manifesto que apresentava a vivência de cinco mulheres de profissões e classes sociais distintas, com experiências de vida importantes para a discussão do tema.

Essas campanhas se somam a inúmeras ações do 99 Mais Mulheres, que tiveram início em 2019, como: o botão de denúncia contra violências em parceria com o projeto Justiceiras, a doação de corridas para Delegacias das Mulheres, o 99Mulher e o +Mulher360. “O direito à acessibilidade de ações empreendedoras, à mobilidade segura para trabalhar e se divertir deve abranger todas as pessoas, sejam elas passageiras, motoristas parceiras ou funcionárias da 99″, conclui Juliana Biasi, diretora de Marketing da 99.

Ficha Técnica 

Título: Mais Mulheres – Grafites

Agência: CP+B

Cliente: 99

Produto: Institucional

CCO: Marcos Medeiros e André Kassu

Diretora Executiva de Criação: Luciana Cardoso

Diretor de Criação: Thiago Lins

Head of Art: Tiago Pinheiro

Criação: Karen Lopes, Diego Guerhardt, Tirzar Azevedo, Tiago Pinheiro, Robson Marques

RTVC: Moema Porro, Fernando Miranda

Estratégia e Dados: Renata Serafim, Michele Gruc, Lissa Magnago e Luisa Lancellotti

Atendimento: Wilson Negrini, Thiago Barboza, Luccas Pinheiro Sá

Mídia: Andrea Ferreira, Jaqueline Rodrigues Silva, Roberta Duarte, Anderson Oliveira, Luana Brito

Conteúdo: José Diniz, Marcela Calura, Harumy Yamaguchi e Natalia Soares

Projetos: Nathalia Beividas, Fernanda Wolff e Caroline Borges

PRODUÇÃO

Ficha Técnica SP

Curadoria e Produção Artística: Instagrafite

Artista: Bea Corradi

Curadoria: Marina Bortoluzzi

Coordenação de Produção e Consultoria: Marina Bortoluzzi e Marcelo Pimentel

Produtora Sênior: Marcela Macário

Produtora de Campo: Amanda Alencar

Assistentes de Pintura: Afolego e André Hulk

Bombeiros: Leon Steeve, Jonathan Henrique e Thiago Silva

Administrativo-financeiro: Loraine Derewlany e Maria Augusta Orofino

Fotografia: Marcelo Pimentel

Produtora de filmagem: CURA

Diretor de filme: Julian Ed

Produção Executiva: André Bernardes

Produtor de filme: Biro

Direção de fotografia: Julian Ed e André Bernardes

1 AC: João Lucas

Logger: Caique Ribeiro

Chefe de Elétrica: Luis Otávio

Chefe de Maquinaria: Júlio Gonçalves

1 ass. Maquinaria: Reinaldo Chijo

Make: Joana Werica

Carro de Câmera: Atoniel Lima

Van de Elétrica: Carlos Eduardo

Van de Equipe: Cláudio Garcia

Aprovação pelo cliente: Juliana Biasi, Erika Aredes, Karinna Reis, Cleber Paradela, Melina Adami e Mariana Araujo.

Fonte: https://99app.com/newsroom/

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações