Home Apps ‘Hey Amigo’ aplicativo de saúde ganha prêmio

‘Hey Amigo’ aplicativo de saúde ganha prêmio

por Paulo Fernandes Maciel
App 'Hey Amigo'

App brasileiro ‘Hey Amigo’ vence prêmio de inovação da Sociedade Internacional de Medicina Física e Reabilitação


‘Hey Amigo’, plataforma digital sem fins lucrativos, conecta pacientes em tratamento de longa duração
com quem possa prestar auxílio em caronas e acompanhamentos

O App ‘Hey Amigo’ , que conecta pacientes de oncologia e reabilitação com voluntários que possam prestar auxílio de forma segura e gratuita, venceu o prêmio de ‘Inovação’ da Sociedade Internacional de Medicina Física e de Reabilitação (ISPRM) durante o último congresso global da entidade realizado em Orlando, Estados Unidos, entre os dias 4 e 9 de março.

A ISPRM é uma organização não governamental ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS), presente em 77 países com 35 mil membros.

 ‘Hey Amigo'

O acesso universal à saúde

Presente nas metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável #3 da ONU – depende tanto da complexa disponibilização dos serviços de saúde quanto da capacidade de cada paciente em chegar a sua unidade de tratamento. Em tratamentos de longa duração, o segundo ponto é sempre um grande desafio e, muitas vezes, o motivo para que o paciente interrompa o tratamento.

Para resolver esse latente problema de saúde pública foi criada a plataforma ‘Hey Amigo’.

Em sua versão 1.0, é possível solicitar caronas e acompanhamentos em procedimentos médicos.
Para garantir a segurança do usuário, o ecossistema do ‘Hey Amigo’;

Composto por um aplicativo de paciente, um aplicativo de voluntário e um site administrativo;

Não é aberto ao público em geral.

Somente pacientes e voluntários de hospitais e grupos de voluntários, todos com cadastros previamente aprovados dentro da plataforma, têm acesso às funcionalidades do ‘Hey Amigo’.

Confira no vídeo como funciona o aplicativo:

COMO FUNCIONA

O ‘Hey Amigo’ é uma ferramenta digital de humanização que contribui para o acesso universal a saúde, auxiliando o paciente de maneira direta e efetiva a realizar seu tratamento de longa duração.

A implementação da plataforma consiste em três etapas:

1) instituições interessadas recebem acesso ao site administrativo e passam a divulgar o App internamente para seus membros;

2) membros interessados (pacientes e voluntários) baixam o App e preenchem seus cadastros;

3) as instituições recebem, conferem e aprovam os cadastros pelo site administrativo e liberam o uso do aplicativo.

SEGURANÇA


A plataforma foi estruturada priorizando a segurança.

O App não é aberto ao público em geral e conta com três ferramentas: site administrativo, um App para pacientes e outro App para voluntários, ambos disponíveis no Google Play e App Store.

O site administrativo é utilizado pelas instituições – Hospitais e ONGs – para aprovação de cadastros, monitoramento das assistências e conexão entre as partes.

Os Apps serão utilizados por pacientes e voluntários para efetuar cadastro, solicitar e prestar assistências.

IMPACTO


O ‘Hey Amigo’ atua na promoção do engajamento de instituições (Hospitais e ONGs) e indivíduos (pacientes e voluntários) para que juntos possam contribuir para o acesso universal a saúde.

Já existem diversos grupos de voluntários e acompanhantes que se revezam e oferecem auxílio aos pacientes na forma de carona.

No entanto, a atuação desses grupos geralmente se concentra em torno de uma única instituição hospitalar, fica restrita geograficamente e limitada à disponibilidade de recursos para financiar os enormes custos de transporte.

O ‘Hey Amigo’ traz uma proposta inovadora e inédita, pois permite que o crescimento da base de voluntariado, embora gradual e orgânico, seja, teoricamente, infinito.

Por meio do App, voluntários e acompanhantes poderão visualizar as solicitações de pacientes no mapa, o que permite a conexão com aqueles que estão mais próximos.

Sobre o Hey Amigo


O ‘Hey Amigo’ um App sem fins lucrativos que conecta pacientes em tratamento de longo prazo (oncologia, reabilitação) com voluntários que possam prestar auxílio de forma gratuita e segura. Na versão 1.0 do aplicativo, será possível solicitar caronas e acompanhamentos em procedimentos médicos.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário