Diili dá voz à geladeira comercial por meio de solução de IoT.
A Plataforma de serviços da Embraco impulsiona resultados de marcas de bebidas e alimentos.
Você já imaginou ser proprietário de uma marca de alimentos e bebidas e receber, por exemplo, informações de quantas vezes a porta do refrigerador de bebidas foi aberta e qual o produto mais consumido?
Para responder questões estratégicas como esta e em tempo real, a Embraco, multinacional com foco em soluções inovadoras para refrigeração, apresenta ao mercado o diili, um novo negócio que contribui para que marcas possam gerenciar de forma efetiva freezers e geladeiras nos pontos de venda.
Para o consumidor final, garantia de sua bebida na temperatura ideal ou do sorvete na consistência certa a qualquer hora do dia.
Para as marcas, potencial aumento nas vendas e em eficiência energética e redução de até 15% em custos operacionais.
O diili gerencia isto não apenas em uma geladeira, mas em dezenas, centenas e em até milhares de unidades instaladas.
Tecnologia desenvolvida com base na Internet das Coisas (IoT);
O diili entende o funcionamento de freezers e geladeira comerciais;
Indica a localização do equipamento e alerta sobre falta de estoque, falhas ou necessidade de manutenção preventiva.
Além disso, desvenda o comportamento do consumidor no ponto de venda;
Permitindo análises mais completas sobre o desempenho dos produtos expostos.
Traz, ainda, métricas para o mundo real, anteriormente oferecidas somente pelo comércio eletrônico;
Que permitem aconselhar e sugerir a localização mais estratégica do equipamento, por exemplo.
A inteligência gerada faz com que as marcas conheçam melhor o consumidor e a partir disto consigam tomar decisões estratégicas para aumentar as vendas e reduzir perdas com manutenção em até 10%. Alinhado à estratégia de sustentabilidade da Embraco;
O diili ainda tem potencial para reduzir em 15% o consumo de energia dos refrigeradores;
Por possibilitar uma refrigeração mais adequada ao tipo de carga armazenada e às características do ponto de venda.
“O diili representa a nova Era da refrigeração comercial.
Torna estes equipamentos mais inteligentes e traz soluções inovadoras que agregam resultados às marcas e à cadeia de refrigeração.
A Embraco pretende continuar sendo protagonista desta evolução para levar mais qualidade de vida às pessoas”;
Resume Luis Felipe Dau, CEO da companhia, que investe de 3% a 4% da receita líquida em Pesquisa & Desenvolvimento;
E conta com 600 profissionais dedicados exclusivamente a esta área.
Como funciona?
A inteligência que agrega valor ao negócio ocorre porque o diili consegue avaliar o status dos equipamentos de refrigeração comercial em campo 24 horas por dia.
Para isto, utiliza técnicas avançadas de IoT, onde sensores espalhados pelo equipamento entendem seu funcionamento;
O ambiente em que se encontra instalado e como a geladeira ou freezer é utilizado.
Todas essas informações são enviadas através da internet para uma aplicação em nuvem (Cloud), onde o diili entra em ação.
A plataforma analisa dados, faz correlações e traça aprendizados necessários gerando inteligência e contribuindo para a estratégia da marca.
A marca acompanha o resultado gerado por meio do aplicativo do diili, de forma online, no celular ou na tela do computador.
Com o uso da solução, por exemplo, é possível se antecipar a eventuais problemas para preservar a qualidade dos alimentos em um caso de falta de energia ou até mesmo centenas delas se o problema for em uma grande região.
Essa percepção, no fim do dia, é convertida em menos perdas e mais assertividade nas vendas.
A plataforma também vai permitir à marca interações com seus consumidores por meio de promoções.
Novas e eficientes soluções
A experiência de 46 anos em refrigeração da Embraco aliada ao seu protagonismo;
DNA inovador e o foco no cliente criou um ecossistema propício para o desenvolvimento do diili.
“No início, dedicamos um tempo para conhecer a realidade dos clientes e aplicamos técnicas de inovação modernas e ágeis em nossos processos.
Esta combinação nos ajudou a criar um modelo de negócio alinhado às necessidades deles e que foi validado após alguns pilotos”;
Conta Ernani Nunes, diretor de Novos Negócios da Embraco.
Segundo ele, a plataforma atenderá o Brasil neste primeiro momento, mas já caminha para se tornar uma solução global.
“A arquitetura da solução desenvolvida pode ser utilizada em diferentes regiões.
Por operar na nuvem, atendem o que temos de mais avançado em critérios de segurança.
Para esta construção, contamos com o suporte de parceiros e com o diferencial da Embraco de poder desenvolver todas as camadas da tecnologia, o que permite um melhor nível de desempenho”;
Destaca.
A Embraco é uma das primeiras empresas do segmento de soluções em refrigeração a mover sua cultura para um posicionamento digital.
Iniciativas como aquisição da UpPoints, startup que desenvolveu um sistema inovador de comportamento do consumidor e reconhecimento de imagem e análise da performance de vendas de produtos, e o aplicativo Toolbox App, que reúne informações necessárias para a rotina de técnicos refrigeristas, são exemplos desta jornada digital.
A companhia também é co-fundadora da Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII);
E conta com outras ações no contexto de Internet Industrial das Coisas.
Sobre a Embraco
A Embraco é uma multinacional ( a primeira multinacional brasileira) com foco em soluções inovadoras para refrigeração.
Com atuação global e capacidade anual de produção de 40 milhões de compressores herméticos;
A companhia detém cerca de 1700 patentes depositadas vigentes e oferece soluções que se diferenciam pela inovação e pelo baixo consumo de energia.
A Embraco emprega diretamente 11 mil funcionários em todo o mundo;
Conta com 11 unidades de negócio sediadas no Brasil, China, Itália, México, Eslováquia, EUA e Rússia;
E está presente em mais de 80 países.
Para saber mais sobre compressores para geladeira e sobre a Embraco acesse: www.embraco.com