Segurança é prioridade para a 99 antes, durante e depois das corridas. É por isso que a empresa investe continuamente em sistemas preventivos, ferramentas de proteção e atendimento humanizado para passageiros e motoristas. Entre os recursos estão inteligência artificial para mapear e evitar riscos antes das corridas; ferramentas como câmeras de segurança e compartilhamento de rotas disponíveis durante o trajeto; e uma central telefônica 24h para emergências, que em caso de necessidade oferece apoio imediato.
Para nós, o trabalho em segurança nunca está concluído. À frente desses esforços está uma equipe de mais de 150 especialistas em tecnologia, engenharia, psicologia e segurança pública, que atuam junto a outras centenas de colaboradores no Brasil, na China e nos Estados Unidos para trazer as iniciativas mais inovadoras e efetivas ao app da 99. Confira abaixo:
Prevenção antes das corridas
A 99 se antecipa aos riscos para que eles não aconteçam, por meio do uso de tecnologia de ponta e ferramentas de educação de usuários.
Inteligência Artificial – a empresa possui uma série de IAs que atuam em conjunto por meio de machine learning para impedir ocorrências antes que elas aconteçam. Antes de todas as corridas, poucos segundos antes da conexão, os algoritmos vasculham padrões de comportamento de risco e podem bloquear passageiros ou motoristas suspeitos. Isso é definido a partir de uma série de combinações que, juntas, indicam riscos — como o histórico do usuário na plataforma, horário da chamada e forma de pagamento, entre outros.
Alerta de Áreas de Risco – o aplicativo faz um mapeamento de áreas de risco e envia aos motoristas notificações quando a começa começa ou termina nelas. O levantamento é feito utilizando estatísticas internas e dados externos das Secretarias de Segurança Pública. Essas áreas são dinâmicas.
Reconhecimento Facial – a companhia realiza reconhecimento facial periódico com todos os motoristas antes de eles se conectarem, além de convidar passageiros a verificar se a imagem do motorista bate com quem realizou a corrida, antes e depois da chamada.
Validação de Motoristas – no momento do cadastro, é solicitada ao condutor uma selfie segurando a carteira de habilitação. Ele também precisa subir fotos da própria carta e do licenciamento do veículo. Com base nas informações, o app verifica antecedentes e em mais de 40 fontes públicas, como Banco Nacional de Mandado de prisão, Receita Federal e Tribunais de Justiça. Além disso, possui uma parceria com o Denatran, que permite acessar informações sobre carro e motorista — por exemplo, se o carro é roubado ou se possui algum sinistro.
Verificação de Passageiros – a 99 pede e valida o CPF ou o cartão bancário para todos os passageiros antes da primeira corrida. Também mostra aos condutores nota e frequência do passageiro, endereço final da viagem, além de permitir que o condutor escolha aceitar ou não pagamento em dinheiro.
Condutores Capacitados – o aplicativo disponibiliza a 100% dos motoristas encontros presenciais e cursos online sobre respeito, profissionalismo e combate a temas como assédio, racismo e homofobia. Além disso, nesses plataformas educativas são oferecidas aos condutores orientações sobre segurança e como se proteger durante as chamadas.
Telefone Anônimo – Para resguardar os dados e manter a privacidade dos usuários, o número de telefone tanto do motorista quanto do passageiro estão sempre ocultos em ligações realizadas pelo app.
Proteção durante as viagens
A 99 provê ferramentas inovadoras que protegem passageiros e motoristas enquanto eles estão no veículo.
Câmeras de Segurança – a empresa disponibiliza câmeras embarcadas nos carros e conectadas à sua Central de Segurança, uma equipe de profissionais especializados, disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana. As câmeras possuem um botão de emergência para casos de necessidade.
Compartilhamento de Rota – a companhia permite a passageiros e motoristas enviar a localização em tempo real para parentes e amigos. Isso pode ser feito em um clique aos contatos de confiança cadastrados no aplicativo.
Ligar para a Polícia – o aplicativo conta com um escudo na tela de corrida do app que permite aos usuários ligar automaticamente para o 190 em caso de necessidade.
Atendimento e acolhimento depois das chamadas
A 99 espera que todos os usuários tenham a melhor experiência no app, mas provê suporte humanizado caso algo não ocorra bem
Central de segurança – a empresa conta com uma central telefônica de emergência 24h, 7 dias por semana, que responde prontamente em caso de necessidade e oferece auxílio sobre o que fazer. O telefone é o 0800-888-8999.
Rastreador de comentários – é um algoritmo que rastreia automaticamente denúncias de assédio deixadas nos comentários ao fim das corridas, agilizando a resposta da empresa. Hoje, 80% das denúncias deixadas nos comentários são detectadas pela ferramenta. A tecnologia foi desenvolvida pela 99 em parceria com a consultoria feminista Think Eva.
Seguro de Acidentes – todos os usuários estão protegidos em suas corridas realizadas pela 99. Desde o aceite até a finalização das corridas, passageiros e motoristas são cobertos por um seguro contra acidentes pessoais de até R$ 100 mil.