Conquistando o torcedor: clubes apostam em tecnologia
É inegável que a tecnologia finalmente invadiu o futebol brasileiro e os clubes estão atentos.
Depois de muito tempo, parece que os clubes do país resolveram acordar para esse mercado que ainda engatinhava por aqui e já explodia na Europa.
Essa novidade não serve apenas para aspectos técnicos, que fazem os atletas evoluírem bastante na parte física e evitarem lesões, mas também focam na aproximação com seus torcedores, tornando-os cada vez mais fanáticos e, consequentemente, gerando receita para o time.
Se dentro de campo, o futebol ainda resiste, fora dele, os avanços caminham a passos largos
Se no campo o futebol ainda é um dos esportes mais resistentes ao uso da tecnologia, onde somente agora estão começando a ser utilizados chips na bola e câmeras para auxiliar o árbitro, fora dele;
O que vemos são redes sociais abarrotadas de seguidores, aplicativos atualizados com notificações sobre o time, entre outras maravilhas que começam a ser exploradas.
Um dos times mais influentes nesse mercado é o Palmeiras, que investiu pesado e escolheu a AX4B, parceira oficial da Microsoft em soluções e softwares no Brasil, para liderar um projeto de gestão de relacionamento.
Vamos dimensionar melhor como está a situação em terras tupiniquins:
Redes sociais
Os clubes têm procurado se aproximar do torcedor através das redes sociais com chamadas para os jogos, informações sobre as partidas, campanhas de incentivo, vídeos de bastidores, fotos dos jogadores, entrevistas exclusivas, entre tantas outras maneiras.
Há também as “hashtags” e os “memes”, que divertem e são tão compartilhados pelos usuários atualmente.
Em algumas fan pages de equipes, você pode ser ainda técnico por um dia e simular os jogos on-line!
Ia ter clube levantando taças sempre, não é mesmo?
Tudo isso ajuda a deixar o dia a dia do time e dos atletas mais perto dos fãs, algo inimaginável há poucos anos.
Sócio-Torcedor
A relação sócio-torcedor hoje não é somente aquele de pagar a mensalidade e ter desconto em ingressos para jogos ou produtos do clube.
Há uma interatividade produzida através de um setor de inteligência artificial utilizada produzida por alta tecnologia que nossos olhos não veem.
Um dos exemplos mais fortes é o Palmeiras, que, em 2016, para se aproximar e conhecer cada vez mais sua torcida, que está espalhada por todo o Brasil e pelo mundo, escolheu a AX4B, parceira oficial da Microsoft em soluções e softwares para o mercado nacional, para liderar um projeto de gestão de relacionamento.
Através de seu programa Avanti, foi implementado um cadastro único, com uma visão única sobre cada torcedor palmeirense, identificando hábitos de compra e comportamento, possibilitando entender os torcedores com maior profundidade e realizar estudos analíticos e preditivos sobre toda essa base, que vai auxiliar o clube a personalizar as ações e aumentar o engajamento do consumidor, levando o profissionalismo no futebol a um novo patamar.
Aplicativos
Saindo um pouco da internet, mas nem tanto, os aplicativos invadiram os smartphones para não saírem mais.
Eles realmente caíram no gosto dos usuários de telefone celular e deixam o torcedor atualizado sobre o seu time em tempo real.
É muito difícil achar algum clube hoje que não tenha o seu app próprio.
Um dos precursores nesse mercado foi o Palmeiras, que possui um dos softwares mais completos do gênero.
Por lá, você pode ter acesso a praticamente tudo: informações sobre o elenco principal, calendário de jogos, tabela com o desempenho do Verdão na temporada, bastidores com vídeos exclusivos do time, sendo possível ainda comprar ingressos para os jogos.
Plataforma interativa
O maior diferencial, no entanto, é a atualização feita na plataforma que permite ver os troféus conquistados pelo Verdão e os jogadores do atual elenco com a tecnologia da realidade aumentada, desenvolvida pela empresa Magic TV.
Com ela, os torcedores que tiverem o aplicativo instalado terão a oportunidade de tirar uma foto com taças conquistadas pela equipe e com os atletas, um novo caminho para aproximar ainda mais a torcida do time de coração.
Para ter acesso, basta ter um celular ou tablet com plataforma Android ou IOS, acessar a página de apps e escrever procurar pelo nome do clube.