Home Canal Leitor A inclusão social passa pela educação

A inclusão social passa pela educação

por Paulo Fernandes Maciel
Um homem com síndrome (inclusão )

A educação como ferramenta de inclusão.

Vivemos em uma sociedade plural, composta por indivíduos diferentes e que vivenciam situações variadas e a educação é o caminho para a inclusão.

Por isso, é importante que se construa uma comunidade cada vez mais aberta, integral, com espaços para todos e que se valorize a importância de convivermos com a diversidade e aprendermos com ela.

Um homem com síndrome (inclusão )

Oportunidades sem distinções

É neste contexto que nasce a Inclusão Social, um conjunto de meios e ações que enxergam os benefícios de uma vida em sociedade que garante oportunidades para todos, sem distinguir condições físicas, mentais, intelectuais, sociais, de raça, cor ou credo.

Neste processo, a Educação Inclusiva entra como ferramenta fundamental.

Compreendendo cada sujeito como um participante ativo no processo de ensino-aprendizagem.

Ou seja, isso envolve as práticas pedagógicas, políticas vivenciadas dentro das escolas, sistemas e metodologias de ensino que atendam as necessidades de todos os participantes.

Organizando-se um espaço para receber pessoas com ou sem deficiência, que possam desenvolver suas potencialidades.

Garoto com síndrome e as palavras Especial Síndrome de Down

Informações que promovem a capacitação

Reconhecer a Educação Especial e Inclusiva como um aparato de desenvolvimento da sociedade e como garantia de oportunidades de crescimento pessoal é indispensável!

Por isso, separamos algumas dicas para aqueles que se interessam, trabalham com educação ou querem ampliar seus conhecimentos.

Afinal, a busca por informação é o primeiro passo para se capacitar e trabalhar com pessoas que possuem necessidades específicas.

 

  • Para quem ainda não se aprofundou no assunto, existe um curso que aborda o Histórico da Educação Especial, as diferenças entre Educação Especial e Educação Inclusiva, o que é o Atendimento Educacional Especializado; além de apresentar os aspectos legais, as deficiência que existem e suas características.

Garoto com síndrome com um catavento colorido e a palavra inclusão

  • O Curso de Libras é excelente para conhecer a cultura surda e a Língua Brasileira de Sinais em seus aspectos gramaticais, linguísticos e sintáticos.

Através de cursos online, é possível ter acesso a informações sobre a linguagem de sinais, conhecer o uso prático do alfabeto manual entre outras curiosidades.

  • Dentro do universo da Educação Inclusiva, existe um transtorno que é conhecido como, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Existem cursos e materiais que abordam quais são os sintomas e pontos essenciais para entendê-los.

Além disso, explicam como essa doença afeta crianças, jovens e adultos; e ajudam a esclarecer o papel da escola e do educador nesses casos.

  • Como dissemos, as pessoas com Síndrome de Down possuem incríveis potencialidades.

Para te ajudar a compreendê-las existem cursos que ensinam sobre o que é a síndrome, quais são as suas principais característica e o que é uma educação inclusiva.

Além dos princípios básicos e como trabalhar nas escolas com pessoas que possuem esta deficiência.

  • Outros conteúdos que abordam as dimensões da não-aprendizagem e as dificuldades de aprendizagem também estão disponíveis.

É muito importante compreender o tema do fracasso escolar e conhecer a dimensão psiconeurológica da aprendizagem e suas dificuldades, como, identificar os distúrbios da linguagem: leitura e escrita.

 

Cursos online

 

São muitas as informações disponíveis em cursos online que podem te ajudar.

O importante é sempre estar em busca de novos conhecimentos para o seu crescimento profissional e da sociedade.

 

Direito de aprender

Por isso fica aqui a reflexão:

“A escola é a porta de entrada para a sociedade e não se pode permitir que uma comunidade negue a qualquer aluno o direito de aprender, lado a lado, com os companheiros de sua geração em escolas comuns.

Com a utilização da tecnologia e processos didáticos mais lúdicos é possível inserir praticamente qualquer indivíduo na sociedade e no mercado de trabalho, sendo esse um passo fundamental na inclusão para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.”

Fonte: Movimento Down.

 

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações