Aplicativo de Natal da Coca-Cola, desenvolvido pela RD3 Digital, traz ceia do Papai Noel, game e rotas da caravana
Desenvolvido pelo terceiro ano consecutivo pela RD3 Digital, empresa referência em Realidade Aumentada (RA) no Brasil, o aplicativo de Natal da Coca-Cola promove o encontro do usuário com o Papai Noel e sua família, recebendo-o em sua casa para a ceia. Para ativar o recurso, basta apontar a câmera para a lata ou garrafa especial da campanha. Ele também traz um game interativo e as rotas da famosa caravana da marca, que encanta milhares de adultos e crianças em vários municípios do país.
Com auxílio da Realidade Aumentada, usuário confere no aplicativo de natal toda a magia do momento sendo criada por meio de embalagem especial
Ao apontar a câmera do aplicativo para a embalagem especial de Natal, com os ícones que fazem parte da data, o usuário vê o Papai Noel ganhar vida, dando uma saudação especial e o chamando para entrar em sua casa, para acompanhar a preparação da ceia junto de sua família. A ativação funciona exclusivamente pela embalagem natalina. O objetivo é despertar a atenção das pessoas para o principal momento em família do ano, com o mágico e o lúdico.
“Mais uma vez, recebemos a missão de promover toda a magia e a emoção do Natal por meio desse projeto, e acredito que conseguimos cumprir, trazendo a essência e importância da celebração. Queremos emocionar o público, conectando esses momentos com os produtos da Coca-Cola”, disse Raphael Magri, sócio da RD3 Digital.
Confira o vídeo de demonstração
Funcionalidades do APP de Natal da Coca-Cola
Vila Mágica
O principal destaque do aplicativo é a ceia em Realidade Aumentada, que é ativada ao apontar a câmera do app para a embalagem de Natal. Nisso, feixes de luzes aparecem no topo da lata e, com uma explosão, aparece a vila encantada. Posteriormente, o usuário é “teletransportado” para dentro da casa principal e acompanhará o Papai Noel até a cozinha, onde se passa a cena emocionante da ceia, com ele ajudando a Mamãe Noel a montar a mesa, servir a comida e finalizar a noite com um brinde de Coca-Cola Zero.
Game interativo — Caravana de Natal
Outro destaque do app é o game, que foi sucesso no ano passado, no qual o usuário tentava fazer cestas na sacola de presentes do Papai Noel. Neste ano, o desafio é criar o caminho para que a caravana da Coca-Cola possa chegar ao seu destino, indo de encontro com o slogan da campanha: “O Natal encontra o caminho”. Para isso, será necessário mexer as peças na tela, rotacionando em 90º, para que elas se encaixem e formem a estrada. A depender do tempo e da forma em que o usuário encontra o caminho final, ele somará mais ou menos pontos.
Informações no aplicativo de natal sobre a Caravana da Coca-Cola
Um dos momentos mais esperados no Natal é a Caravana da Coca-Cola, no qual os caminhões da marca fazem o tradicional desfile pelas cidades, atraindo a multidão. O aplicativo traz como novidade para este ano uma área específica, na qual mostrará as cidades que receberão a Caravana e a data de passagem de cada uma. O consumidor também poderá clicar para ver a rota caso queira, e o app ainda notificará o dia em que ela passará pelo seu município, fazendo uma contagem regressiva. Há a possibilidade também de compartilhar o cronograma com outras pessoas e, caso a caravana não passe em sua cidade, será informada a mais próxima.
Portal Mágico de Natal Coca-Cola
Quem baixar o app “Natal Coca-Cola”, disponível em iOS e Android, também poderá ter uma experiência de maior imersão por meio do portal. Com o smartphone, o usuário consegue entrar na casa do Papai Noel, no mundo mágico da Coca, e poderá passear pelo ambiente, de acordo com sua movimentação no mundo real, isso sem precisar de óculos 3D, somente usando a tecnologia de RA.
Selfies e filtros de no aplicatigo de Natal
Além de tudo disso, o app promove a possibilidade de tirar selfies, utilizando elementos da Coca, incluídos digitalmente, e filtros de Natal. Pensando em criar uma interação viva entre o produto e o Papai Noel, a selfie com Realidade Aumentada cria, na própria embalagem, na tela, a figura do bom velhinho próximo ao usuário, que poderá andar e se movimentar junto a ele. Já o filtro traz um recurso de rastreamento facial, para interação com acessórios natalinos, como o chapéu do Papai Noel e a barba.
Acessibilidade
O app também é acessível para pessoas com baixa visão (com um layout diferente e fontes maiores) e sem visão, emitindo sons de acordo com o sistema do aparelho. “A preocupação da Coca-Cola, da qual compartilhamos, é a inclusão e temos um aplicativo completo neste sentido”, complementa Magri.
Sobre a RD3 Digital
A RD3 Digital é uma das empresas pioneiras em realidade aumentada e virtual no Brasil. Fundada em 2013 pelo Game Designer José Roberto Tostes e pelo publicitário Raphael Magri, conta atualmente com uma equipe de 20 programadores criativos que trabalham em sua sede na cidade de São Paulo.
Prezando sempre pela segurança e resultados, e comprometida com prazos e entrega de excelência, a empresa trabalha com portfólio com diferentes aplicações e possibilidades (eventos, ativação em produtos, jogos interativos, RA em catálogos impressos, endomarketing e treinamentos e tour virtual 360º) e desenvolve, para cada projeto, um app exclusivo, com a guideline da respectiva marca.
A RD3 ainda foi responsável pelo desenvolvimento do primeiro aplicativo mobile de realidade aumentada para o consumidor final do mercado imobiliário nacional e conta com uma vasta carteira de clientes, como Coca-Cola, Sanofi, Natura, BMW, Unilever, Bayer, Ipiranga, O Boticário, Pirelli, Fanta e Scania