Home Artigos Cinco setores que podem se beneficiar com a Internet das Coisas (IoT)

Cinco setores que podem se beneficiar com a Internet das Coisas (IoT)

por Agência Canal Veiculação

Muito se fala sobre a internet das coisas, ou internet of things (IoT), e sonhamos em vê-la implementada. A ideia de máquinas conectadas à internet, nos enviando informações e alertas com o que necessitam ou com o que nós necessitamos, é fascinante. O Gartner prevê que até o final do ano haverá cerca de 4.9 bilhões de “coisas” conectadas em todo o mundo, transformando a forma como trabalhamos e vivemos. Neste sentido, vemos determinados setores que estão suficientemente maduros para se transformar graças a esta tecnologia.

  • Máquinas de vendas automáticas

A Internet das Coisas pode dar novas oportunidades aos negócios de máquinas automáticas. Ao desenvolver uma máquina de café conectada é possível conseguir grandes benefícios, que resultam em uma experiência melhor de serviço ao cliente. Neste sentido, é possível manter uma qualidade alta do café ao controlar os níveis de estoque e as necessidades de manutenção do aparelho. Por exemplo, pode-se fazer um acompanhamento da carga de trabalho existente e recomendar quando seria ideal fazer a manutenção. Também é possível supervisionar a temperatura, a vibração e a pressão, para garantir que o café produzido pela máquina mantenha altos padrões de qualidade. Para máquinas em geral, o sistema também pode controlar os níveis de fornecimento, detectando e se antecipando aos problemas, com a análise dos dados coletados.

  • Agricultura inteligente

Hoje, existem e já estão disponíveis sensores conectados para o monitoramento da presença de insetos, clima, humidade do solo, entre outros. Reunidos, estes sistemas inteligentes dão aos agricultores o controle da produção ao longo da temporada de plantio, permitindo o acesso a esses dados de diferentes dispositivos e lugares.

Como estão conectados, os agricultores podem ser alertados rapidamente se os sensores detectam que é necessário atuar para proteger suas culturas.

As soluções agrícolas inteligentes, porém, não se limitam somente a plantações – existem soluções para monitorar rebanhos, realizar o acompanhamento dos ciclos de ovulação do gado, otimizar o uso da água, de pesticidas, entre outros.

  • Transporte

Estima-se que, em um futuro próximo, os automóveis também estarão cada vez mais conectados. Isso permitirá que sejam quase automáticos, mas também revolucionará o gerenciamento de frotas, tornando possível analisar os estilos de dirigir, reduzir custos e controlar o consumo de combustível. Mais além, podem fornecer também alertas mecânicos, de manutenção, avisos relacionados ao pessoal e o rastreamento da entrega, por meio da geolocalização.

Além destes aspectos, o transporte conectado implica ainda em uma melhor gestão do trânsito das cidades. Por exemplo, em Santiago do Chile, existe um sistema de monitoramento do transito veicular que analisa o nível do congestionamento rodoviário, as velocidades dos carros, entre outros dados.

A computação em nuvem tem um papel chave neste processo, para que os municípios possam ter a informação armazenada e disponível sem investir demais em infraestrutura de TI.

  • Serviços Públicos

Os serviços públicos inteligentes já estão sendo implementados em alguns países e devemos ver esta tendência crescer. Trata-se basicamente de poder medir o uso da água, eletricidade, gás etc. A promessa destas soluções é que as empresas de serviços públicos poderão manter os padrões mais altos de disponibilidade de serviço, além de serem capazes de minimizar o desperdício ao ganhar conhecimentos valiosos sobre o comportamento de suas redes.

  • Cidades inteligentes

A internet das coisas é a chave para criar e administrar cidades inteligentes, permitindo gerenciar um edifício, um conjunto de edifícios ou uma cidade inteira a partir de qualquer dispositivo, e em qualquer lugar. Com esse sistema, as operadoras podem gerenciar desde o transito até sistemas de irrigação, esgoto, serviços públicos, iluminação e muito mais.

Observamos que está cada vez mais perto de nós o conceito de “tudo conectado à internet”, o que promete trazer muitos benefícios para nossa vida pessoal, mas também para o desenvolvimento dos negócios. A tecnologia é fundamental neste ponto e apostar em seu desenvolvimento é o que realmente vai gerar vantagem competitiva e permitir nos diferenciarmos em um mundo que é a cada dia mais competitivo e global.

Samir El Rashidy

Diretor de Soluções para América Latina da Orange Business Services

Samir é diretor da área de soluções na América Latina desde 2011, sendo responsável por desenvolver e gerenciar os serviços profissionais e soluções empresariais na região. Seu objetivo é alcançar todo o potencial diverso e promissor no mercado da América Latina.

Entre as áreas de sua responsabilidade estão Consultoria, Gerenciamento de Serviços, Serviços de Campo, Revenda de Equipamentos, Colaboração, Aceleração de Aplicações, Nuvem e Serviços Integrados.

Samir também trabalha na construção de parcerias estratégicas e alianças com tecnologias chave pela região, estabelecendo relacionamento com executivos e promovendo o compromisso diferenciado entre a Orange e seus parceiros.

O diretor é bacharel em Ciência da Computação pela Arab Academy of Science of Technology e Universidade Católica do Recife, mestre em Gerenciamento de Projetos Avançados pela George Washington University e é fluente em inglês, português, espanhol, árabe e possui conhecimento prático de italiano.

Em seus 10 anos com a Orange, Samir ocupou diferentes posições em diversos países.

 

 

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações