Home Artigos Conheça os Jovens Líderes do Generation17: A história de Rahaf Abu Mayyaleh

Conheça os Jovens Líderes do Generation17: A história de Rahaf Abu Mayyaleh

por admin

Rahaf Abu Mayyaleh é uma educadora de jovens jordaniana e membro do Generation17, parceria entre a Samsung e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) que empodera jovens que estão contribuindo para os Objetivos Globais.

Desde 2020, a iniciativa tem apoiado Jovens Líderes em todo o mundo com tecnologia Samsung Galaxy, mentoria e oportunidades de networking para ampliar suas histórias e soluções.

Ao crescer, Rahaf viu como o treinamento em habilidades digitais estava fora do alcance dos jovens. Agora, ela está mudando essa realidade ao criar programas de educação tecnológica acessíveis para a próxima geração.

Rahaf Abu Mayyaleh sabe o que uma oportunidade, mesmo que única, pode fazer. Quando adolescente, ela teve a chance de fazer um curso de programação que mudou sua vida. Isso mostrou a ela o que é possível quando se tem acesso à educação tecnológica e à mentoria. “Foi realmente o primeiro curso que fiz em robótica”, diz Rahaf. “Aquela experiência foi um divisor de águas”.

O desemprego juvenil em seu país de origem é de quase 40%, de acordo com a ONU, e muitos jovens têm acesso limitado às habilidades digitais que poderiam levar a oportunidades profissionais. O campo da tecnologia pode parecer inacessível, reservado apenas para aqueles que têm recursos e conexões.

Rahaf partiu para dar aos jovens o que aquele curso de programação lhe deu: não apenas habilidades, mas confiança e um senso de possibilidade.

Rahaf Abu Mayyaleh Capacitando jovens para “Inovar e Ir” (Innovate and Go)

E m 2017, aos 15 anos, Rahaf juntou-se a uma iniciativa com amigos para ensinar habilidades digitais a jovens que não tinham acesso a esse tipo de educação. Em 2023, isso se transformou na organização registrada IBTKRGO, que significa “Innovate and Go”.

Por meio de workshops, acampamentos de verão e mentoria individual alinhada aos Objetivos Globais da ONU para educação de qualidade (Objetivo 4) e trabalho decente (Objetivo 8), a IBTKRGO já treinou mais de 750 jovens. Mais de 30 workshops foram oferecidos gratuitamente para comunidades vulneráveis, incluindo refugiados.

Rahaf cercada de crianças em uma mesa apontando para a tela de um notebook Samsung durante um de seus workshops

Habilidades tecnológicas para a força de trabalho de amanhã

Rahaf projetou kits educacionais com embalagens recicláveis, nos quais os alunos aprendem programação, robótica e AI usando componentes eletrônicos que podem ser reaproveitados após o uso. “Estamos oferecendo a eles uma educação digital de qualidade, o que é muito importante para o mercado de trabalho de hoje e de amanhã”, diz Rahaf, que agora tem 23 anos.

Mas a tecnologia não é apenas o que Rahaf ensina; é como ela administra a IBTKRGO. A iniciativa permite que ela coordene workshops em toda a Jordânia, gerencie sua equipe de voluntários e documente seu trabalho para as redes sociais para aumentar a conscientização.

Durante as aulas, os alunos colocam a mão na massa com computadores e micro:bits — pequenos dispositivos programáveis projetados para aprender o básico de codificação — para desenvolver suas habilidades e construir robôs simples. A abordagem envolvente ajuda a tornar conceitos abstratos tangíveis, dando às crianças uma experiência precoce com a tecnologia que pode despertar a curiosidade e inspirá-las a aprender mais. “Com tantos jovens lutando para encontrar trabalho, essas habilidades podem mudar vidas”, diz ela.

Tela de um notebook mostrando uma apresentação sobre programação micro:bit

Rahaf em área externa junto a alunos de seu workshop, mostrando os projetos que criaram durante as aulas

 

Transformando o aprendizado regional em impacto global

 Olhando para o futuro, Rahaf espera transformar a IBTKRGO em “uma plataforma mundial” que ofereça mais serviços online e alcance além da Jordânia. “Meu sonho é expandir este trabalho por todo o Oriente Médio e além para mostrar que quando os jovens têm acesso à educação tecnológica e acreditam em si mesmos, eles se tornam a próxima geração de líderes e transformadores”.

Fonte: https://news.samsung.com/

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações