MercadoLibre. Inc. (Nasdaq; MELI), companhia de tecnologia líder em comércio eletrônico na América Latina, anuncia seus resultados financeiros consolidados de 2014 e os números correspondentes ao quarto trimestre, concluído no dia 30 de dezembro de 2014.
Pedro Arnt, Vice Presidente Financeiro do MercadoLivre, afirma: “Os fortes resultados do MercadoLivre em 2014 são reflexo do modelo bem sucedido de marketplace que temos em operação. Facilitar e democratizar o e-commerce nos 12 países da América Latina e permanecer na liderança destes mercados é o que nos torna líder na região. Vamos manter a estratégia de seguirmos fortes em soluções de pagamentos, atrair novas marcas e Lojas Oficiais, sempre priorizando a melhor experiência dos clientes.”.
A receita líquida em dólares de 2014 atingiu US$ 556,5 milhões, o que representou um crescimento de 17,8% comparando com 2013. A quantidade de itens vendidos durante o ano foi de 101,3 milhões, um crescimento de 22% em comparação com o ano anterior. Nossa plataforma de pagamentos MercadoPago operou 46,3 milhões de transações em 2014, o que representa um crescimento de 46,7% em comparação ao mesmo período.
Principais resultados do quarto trimestre de 2014 (Q4)
– A quantidade de itens vendidos durante o quarto trimestre de 2014 registrou crescimento de 27,2%, alcançando 29 milhões de itens. Um resultado principalmente impulsionado pelo Brasil, onde os itens vendidos cresceram 32,6% na comparação com o mesmo período de 2013;
– O volume comercializado na plataforma MercadoLivre alcançou a cifra de US$ 1,7 bilhão, representando uma alta de 85% em moedas locais. Em dólares este resultado representou um decréscimo de 16% devido às desvalorizações cambiais;
– O total de transações de pagamentos através do MercadoPago cresceu 58,2%, chegando a 14,2 milhões de operações. O volume total de pagamentos através do MercadoPago alcançou os US$ 1,09 bilhão, representando um crescimento no último trimestre de 2014 de 107,3% em moedas locais e 47,3% em dólares;
– A receita líquida da companhia no trimestre foi de US$ 161,4 milhões, um crescimento 19,9% ano contra ano. O Brasil, maior mercado da companhia, aumentou sua receita líquida em 61,1% em moeda local na comparação com o quarto trimestre de 2013;
– O lucro líquido foi de US$ 33,8 milhões, um crescimento ano contra ano de 15,8% em dólares e 114,2% em moedas locais;
– A unidade de negócios MercadoEnvios, que foi lançada no México no quarto trimestre, já é responsável pelo envio de 35% dos itens vendidos no Brasil e de 14% na Argentina;
– Até o final do quarto trimestre de 2014 integramos 545 lojas oficiais para grandes marcas em sete países ao nosso marketplace;
– Nosso número de usuários passou de 115 milhões no terceiro trimestre de 2014 para mais de 120 milhões no quarto trimestre.
Confira os principais números do MercadoLivre no período de outubro a dezembro de 2014:
Três meses finalizados em 30 dezembro | |||
2014 | 2013 | % YOY | |
Nº de usuários cadastrados no final do período | 120,9 milhões | 99,5 milhões | 21,6% |
Novos usuários registrados no período | 5,7 milhões | 4,5 milhões | 28,1% |
Volume comercializado | US$ 1,7 bilhão | US$ 2,1 bilhões | -16% |
Quantidade de itens vendidos (US$) | 29 milhões | 22,8 milhões | 27,2% |
Volume de pagamentos MP (US$) | US$ 1,09 bilhão | US$ 746 milhões | 47,3% |
Número de transações MP | 14,2 milhões | 9 milhões | 58,2% |
Sobre o MercadoLivre
Fundada em 1999, MercadoLivre é uma companhia de tecnologia líder em comércio eletrônico na América Latina. Por meio de suas principais plataformas MercadoLivre.com e MercadoPago.com, oferece soluções de comércio eletrônico para que pessoas e empresas possam comprar, vender, pagar, anunciar e enviar produtos por meio da Internet. MercadoLivre.com atende a mais de 120 milhões de usuários e criou um mercado com ampla variedade de bens e serviços de uma forma fácil, segura e eficiente.
O site é um dos 50 sites com mais Page Views do mundo, oitavo site de e-commerce mais acessado do planeta e é a plataforma de varejo líder em visitantes únicos em cada país onde opera na América Latina, de acordo com métricas fornecidas pela comScore Networks. Uma das empresas vencedoras do prêmio Top of Mind DataFolha Internet 2012, categoria e-commerce e Marca Mais Buscada no Brasil em 2012 e a marca mais buscada na categoria de compras em 2013, segundo o Google Zeitgeist, ranking divulgado pela companhia sobre as palavras mais buscadas a cada ano em seu site. Está listada na Nasdaq (MELI), tendo iniciado a oferta pública em 2007.