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Pesquisa revela otimismo para comércio online

por Agência Canal Veiculação

Pesquisa encomendada pelo MercadoLivre ao IBOPE CONECTA aponta que a grande maioria dos empreendedores digitais está otimista em relação ao setor de e-commerce e às suas vendas em 2015. Dos 520 empreendedores entrevistados – todos atuantes no MercadoLivre, embora também trabalhem com diferentes canais de vendas, como outros sites, site próprio e até mesmo loja física -, 85% deles apostam que o setor de comércio eletrônico crescerá no Brasil em 2015. Deste total, um terço aposta em um crescimento do setor de mais de 25%; e dois terços em um crescimento de até 20%. Quando questionados sobre o crescimento de suas próprias vendas na internet, 87% acreditam que irão crescer, sendo que 68% estão muito otimistas com o setor e apostam em um crescimento superior a 25%.

Entre todos os vendedores entrevistados, 25% utilizam o MercadoLivre como a única plataforma online de vendas, porém possuem também outros formatos de venda off-line, como loja física. Já 34% do total de 520 respondentes vendem apenas online e somente pelo MercadoLivre. Desses, a maioria é composta por quem acredita em um crescimento de até 40% (57% deles); de 45% a 60% (22% deles) e de até 70% para 20% destes respondentes. Apenas 1% destes vendedores não sabe qual será o crescimento de suas vendas em 2015.

Considerando os vendedores que, além de atuarem na plataforma do MercadoLivre, também vendem através de outros canais, 81% possuem site próprio, metade possui loja física e 11% utilizam também redes sociais. Apenas 3% utilizam outras plataformas de e-commerce.

Destes vendedores, 69% acreditam que terão crescimento de vendas de até 40%. 18% deles acreditam no crescimento de 45% a 60%, e de até 70% para 11% destes respondentes. E 1% deles ainda não sabe quanto irá crescer.

As razões apontadas pelos vendedores que acreditam no crescimento do setor e de suas vendas são: aumento da penetração da internet no Brasil (72%); aumento da segurança e confiança no modelo de compra e venda online (63%); aumento de usuários de smartphones e tablets (58%).

Entre os entrevistados que não preveem crescer em 2015 (12% do total), as justificativas são a atual situação política e econômica do país e o aumento de impostos e tributos e alta do dólar.

“A pesquisa registra o que já tínhamos percebido, que é o crescimento contínuo da demanda no setor do comércio eletrônico. O nosso setor representa apenas 4% do varejo total, ou seja, ainda tem muitas oportunidades para crescer independentemente da política econômica”, afirma Helisson Lemos, diretor-geral do MercadoLivre para o Brasil.

Balanço de 2014

O IBOPE CONECTA também perguntou aos entrevistados como foram seus negócios em 2014. Para 34% dos entrevistados, o crescimento em 2014 foi de 30% a até 80% (os 80% relatados por 11% deles). Outros 39% dos entrevistados cresceram de 11% a 30%; 17% cresceram até 10%. Um décimo dos vendedores mais que dobraram seus resultados no último ano.

O tamanho da operação dos entrevistados varia: 29% estão na faixa de R$ 250 mil a R$ 500 mil de faturamento anual; 19%, entre R$ 501 mil e R$ 1 milhão; e 12% acima de R$ 1 milhão.

Regiões do Brasil que mais crescerão em vendas

A região com maior número de vendas hoje para os empreendedores digitais é a Sudeste, com 75%; seguida pela Nordeste 9%; Centro-Oeste 8%; Sul 6%; e Norte 2%. Para 61% dos entrevistados que planejam ampliar suas vendas para outras regiões, a região Nordeste terá o maior crescimento em vendas em 2015; seguida da Sul (44%), Centro-Oeste (36%), Norte (29%) e Sudeste (22%).

As cinco categorias de produtos mais populares entre os vendedores digitais são: Eletrônicos, Áudio e Vídeo (34%); Informática (27%); Acessórios para veículos (25%); Celulares e telefones (24%); Casa, Móveis e Decoração (15%).

“Apesar de 2015 ser apontado por analistas como um ano de recessão e calmaria no mercado financeiro, encontramos nesta pesquisa empreendedores confiantes, voltados a gerar oportunidades de negócios que gerem crescimento”, destaca Laure Castelnau, diretora executiva do IBOPE CONECTA.

Perfil dos empreendedores entrevistados

Os empreendedores pesquisados iniciaram suas atividades no MercadoLivre de forma diversa: 41% deles começaram a vender com a empresa já formada (pessoas jurídicas); 40% iniciaram como pessoa física e 19% como MEI (Micro Empreendedor Individual). Mais de 70% deles deixaram seu trabalho anterior para se dedicar às vendas online, passando a se tornar empresas com o tempo.

A faixa etária predominante foi de 26 a 35 anos com quase metade da amostra. 30% têm de 36 a 45 anos; 12% têm menos de 25; e outros 12%, mais de 45 anos. As principais regiões dos respondentes foram Sudeste (74%) e Sul (22%), seguidas por Centro-Oeste e Nordeste, com 2% cada; e Norte, com 1%.

Ficha técnica de aplicação da pesquisa:

Empresa de Pesquisa: IBOPE CONECTA

Universo: Principais vendedores do MercadoLivre Brasil. Homens e mulheres de todas as idades e regiões do país

Amostra: 520 respondentes

Metodologia: Pesquisa online quantitativa com duração aproximada de 20 minutos

Região/Locais: todos estados brasileiros

Objetivo: Entender como foi o ano de 2014 e como está a expectativa de crescimento dos vendedores do MercadoLivre em 2015 – avaliando se há otimismo em relação à economia e ao setor de e-commerce no país.

Período de aplicação: 28 de janeiro a 06 de fevereiro de 2015

Sobre o MercadoLivre

Fundada em 1999, MercadoLivre é uma companhia de tecnologia líder em comércio eletrônico na América Latina. Por meio de suas principais plataformas MercadoLivre.com e MercadoPago.com, oferece soluções de comércio eletrônico para que pessoas e empresas possam comprar, vender, pagar, anunciar e enviar produtos por meio da Internet. MercadoLivre.com atende a mais de 120 milhões de usuários e criou um mercado com ampla variedade de bens e serviços de uma forma fácil, segura e eficiente.

O site é um dos 50 sites com mais Page Views do mundo, oitavo site de e-commerce mais acessado do planeta e é a plataforma de varejo líder em visitantes únicos em cada país onde opera na América Latina, de acordo com métricas fornecidas pela comScore Networks. Uma das empresas vencedoras do prêmio Top of Mind DataFolha Internet 2012, categoria e-commerce e Marca Mais Buscada no Brasil em 2012 e a marca mais buscada na categoria de compras em 2013, segundo o Google Zeitgeist, ranking divulgado pela companhia sobre as palavras mais buscadas a cada ano em seu site. Está listada na Nasdaq (MELI), tendo iniciado a oferta pública em 2007.

 

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