Home Mídia Corporativa Futuro da Indústria é Hoje

Futuro da Indústria é Hoje

por Agência Canal Veiculação

O mundo está mudando! E, portanto, as formas de produção também vêm se transformando ao longo dos últimos anos. O uso inteligente de informação e a integração software-máquina para aumentar a competitividade no setor industrial foram temas da Hannover Messe 2014 na Alemanha, a principal feira internacional voltada à indústria.

Direto da Alemanha para o Brasil acontece o IV Simpósio Internacional – Excelência em Produção: A Indústria do Futuro, que apresenta o que há de mais moderno no mundo da produção e o que ainda está por vir, já que o processo industrial está partindo para a 4ª revolução.

O evento será composto por temas relacionados à “Indústria 4.0”, cases de sucesso no processo de produção, entre outros, que serão abordados por renomados palestrantes da Alemanha e do Brasil. Neste ano, o Simpósio será itinerante; no dia 21 de maio, ele acontecerá na cidade de São Paulo; no dia 22, em Joinville; e no dia 27, em Buenos Aires, na Argentina. Já no dia 23 do mesmo mês, haverá um almoço executivo com palestra em parceria com a ABIMAQ, no Holiday Inn da capital paulista.

No evento, que é realizado pela Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI-Brasil), com apoio da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo), serão discutidos diversos tópicos relevantes para a inovação na produção industrial. Para os simpósios das três regiões, os pilares serão os mesmos: a) estratégias para o futuro da produção da indústria automobilística no Brasil; b) a gestão correta para a excelência na produção; c) a Indústria 4.0 como propulsora de uma nova revolução industrial.

Nas edições de São Paulo e Joinville, haverá uma mesa redonda com apresentações de representantes de grandes empresas, tais como Volkswagen, TRUMPF e Linde, sobre práticas inovadoras. A mesa é uma iniciativa do +ProPro, campanha da VDI-Brasil que pretende “agrupar” os engenheiros e responsáveis pela organização e pelo planejamento da produção nas empresas a nível nacional, informando-os periodicamente sobre novas tendências e experiências positivas na produção (“Best Practice”).

O almoço executivo, organizado em parceria com a ABIMAQ, acontecerá durante a 30ª Feira Internacional da Mecânica, realizada no Parque Anhembi. O almoço traz Luciano Coutinho, Presidente BNDES, na palestra de encerramento, que tem como tema “BNDES: Importante parceiro no crescimento da indústria no Brasil”.

O Simpósio Internacional de Produção faz parte do ano “Alemanha + Brasil 2013-2014”, que tem como objetivo ampliar e aprofundar as relações entre os dois países.

Você sabia: A Indústria 4.0 – fazendo as coisas da forma certa!
– Indústria 4.0 é um projeto da estratégia high-tech do governo alemão para promover a computadorização de indústrias tradicionais, como a manufatureira.
– É considerada por muitos a propulsora do que seria a 4ª Revolução Industrial.
– O termo é objeto de discussão entre muitos especialistas da atualidade; em 2013, o Google registrou 1300 artigos sobre o tema.
– As palavras-chave da Indústria 4.0 são adaptabilidade, eficiência e integração e suas bases tecnológicas são os sistemas ciber-físicos e o conceito de “a internet das coisas” (Internet of Things), que liga os objetos de um modo sensorial e inteligente.
– Mesmo que à primeira vista possa parecer que a conectividade leva a uma redução da força de trabalho, a VDI da Alemanha assumiu que a Indústria 4.0 será a chave para a estabilização do emprego. O homem não será substituído nas fábricas, uma vez que ele possui habilidades mentais e sensoriais que vão muito além das potencialidades das máquinas. São os ambientes de trabalho que serão transformados.
– A segurança – para evitar a perda de dados e processos de espionagem – exerce um papel central na consolidação da Indústria 4.0. Isso porque um importante problema atualmente é o grande número de ataques cibernéticos a instalações industriais e à infraestrutura de grandes e pequenas empresas.
– O Simpósio Internacional de Produção da VDI-Brasil, que acontece em São Paulo, Joinville e Buenos Aires foca na Indústria do Futuro. (fonte vdi.de)

SERVIÇO

Serviço Simpósio em São Paulo:

Data: 21/05/2014, das 8h30 às 17h00

Local: Club Transatlântico – Rua José Guerra, 130 – Chácara Santo Antônio

Inscrições e informações, clique aqui!

Serviço Simpósio em Joinville:

Data: 22/05/2014, das 13h às 18h

Local:Sociesc (Campus Marquês de Olinda) – Rua Gothard Kaesemodel, 833, Joinville – SC

Inscrições e informações, clique aqui!

 

Almoço Executivo com Palestra:

Data: 23/05/2014, das 12h às 14h

Local: Holiday Inn Anhembi – Rua Professor Milton Rodrigues, 100 – Santana São Paulo – SP

Inscrições e informações, clique aqui!

 

Serviço Simpósio em Buenos Aires:

Data:27 de maio de 2014, das 13h às 17h

Local:AHK Argentina – Av. Corrientes 327C1043AAD – Buenos Aires – Argentina

Inscrições, clique aqui!

 

 

Sobre a VDI
Fundada no ano de 1956, em São Paulo, e atualmente presidida pelo engenheiro Christian Müller, a Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI-Brasil) tem como missão apoiar a cooperação tecnológica entre os dois países. A Associação atua como centro de esclarecimento e transferência tecnológica, por meio de uma série de projetos de cooperação, informativos, eventos, simpósios e cursos levados a cabo no Brasil em parceria com a Câmara Brasil-Alemanha. A VDI é reconhecida mundialmente e tem na Alemanha sua matriz com mais de 150 mil associados, sendo a maior associação tecnológico-científica da Europa. Mundialmente, a VDI também está presente em países como Argentina, Austrália, França, Itália, Estados Unidos, África do Sul, Espanha, entre outros.

Sobre o +ProPro (Mais Produtividade na Produção): o setor da produção como a chave para o sucesso no competitivo ambiente global e corporativo. Com a campanha em ação, a VDI tem o objetivo de “agrupar”, a nível nacional, os engenheiros e responsáveis pela organização e pelo planejamento da produção nas empresas, informando-os periodicamente sobre novas tendências e experiências positivas na produção (“Best Practice”).

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações