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Ferramentas de CRM simplificam processos

por Paulo Fernandes Maciel

Ferramentas de CRM aproximam o cliente da empresa e simplificam processos

Abrir um negócio é uma decisão que, somente no primeiro quadrimestre de 2024, mais de 1 milhão e 400 mil pessoas tomaram, segundo dados. São empreendedores que acreditaram em suas ideias e decidiram experimentar ferramentas de CRM e compartilhá-las com o público. Diante disso, é necessário pensar em estratégias e formas de aumentar o lucro e a rotatividade do produto ou serviço, seja economizando tempo, otimizando processos ou alcançando um maior número de pessoas.

Ferramentas de CRM como os chatbots que respondem automaticamente, funis de vendas que mostram um panorama do negócio e a integração de mídias sociais são algumas das funcionalidades disponíveis


Uma forma de atingir esses objetivos é por meio de ferramentas de CRM já existentes, como a automação. Ela garante que algumas tarefas repetitivas, feitas por pessoas, sejam automatizadas e realizadas de forma prática. Além disso, um simples lead, que é quando o cliente demonstra interesse no produto ou serviço, pode ser listado e transformado em resultados, facilitando até mesmo a conversão do potencial comprador.
Para alcançar esses resultados, uma ferramenta de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente, Customer Relationship Management em inglês) tende a ser contratada. No mercado, existem diversos softwares que facilitam a interação e o contato com o consumidor, diminuindo a espera nas respostas; aumentam o conforto para os funcionários, que poderão ser alocados em outras tarefas; e oferecem de forma simplificada resultados e insights que, ao serem analisados, podem ajudar a traçar metas e objetivos e auxiliar na tomada de decisões.

 CRM


Facilidades que o uso das ferramentas de CRM podem proporcionar


Cada CRM possui suas particularidades, e fazer a escolha pode ser desafiador, pois em alguns planos, toda a empresa será integrada a um sistema, enquanto em outros, as ferramentas escolhidas podem ajudar em pequenas tarefas. O mais importante é considerar cada função que o sistema oferece e aproveitar ao máximo a tecnologia disponível.

Confira alguns serviços disponibilizados nos softwares:


Leads: os leads são todos os movimentos que um usuário teve a partir do momento em que demonstrou interesse no produto ou serviço. Isso pode incluir o preenchimento de um formulário, interações em sites ou redes sociais, ou até mesmo o contato direto.

Muitas vezes, um simples clique no site é feito por um potencial comprador, mas que necessita de mais algumas fases para se tornar cliente e a venda ser convertida.
Para criar estratégias e finalizar essas vendas ou contratação de serviço, analisar os leads é extremamente importante.

É por meio deles que se torna possível entender o fluxo de navegação do comprador dentro do site, verificar quais itens estão sendo mais procurados ou chamam mais atenção e até mesmo entender o porquê de alguns movimentos estarem sendo feitos, mas que acabam não sendo convertidos.


ChatBot é uma das ferramentas de CRM

É um dos principais serviços oferecidos são os chatbots. Eles permitem que comandos sejam criados de acordo com as necessidades da empresa e para fluxos específicos. A Kommo, Sistema de Gerenciamento, possui o SalesBot, que permite criar os chamados bots de forma prática e sem códigos.

Ele permite que mensagens sejam criadas e enviadas após um determinado comando do usuário, mantendo um fluxo de conversa.
Algumas das capacidades do chatbot é de responder perguntas, oferecer informações, respostas padrão, menu de opção, resolver problemas comuns, gerar documentos e até gerenciar tarefas. Implantar esse sistema em qualquer negócio torna o tempo hábil de resposta muito menor, fazendo com que o cliente se sinta valorizado, pois será respondido no horário em que mandar mensagem, quase que de forma instantânea.

Agendamento:

apesar de ser uma função que pode ser ativada com o chatbot, o agendamento de mensagens é um tópico de suma importância ao utilizar CRM. Um exemplo dessa tarefa pode ser visto em um estúdio de tatuagem. O pré-atendimento possui importância, que é quando o agendamento é realizado e algumas orientações podem ser mandadas, mas o pós também tem destaque. Após a realização da tatuagem, o coordenador da plataforma pode agendar que uma mensagem seja enviada ao cliente, perguntando se está tudo bem com a cicatrização e até mesmo oferecendo dicas.


Novamente, o cliente volta a se sentir valorizado e parte do processo. O agendamento de mensagens também possibilita que a pessoa dê o seu feedback sobre o produto ou serviço, além de ser uma forma de estar sempre sendo lembrado. O recebimento desses feedbacks é também uma forma de melhorar alguns gaps que ainda possam existir no negócio e tornar a experiência ainda melhor.


Integração de canais: essa facilidade permite que todas as mensagens que cheguem no WhatsApp, Instagram, Facebook, Telegram, Google Negócios, entre outros canais de comunicação, sejam unificadas em um só lugar. Com essa possibilidade, o fluxo de informações, respostas e tarefas consegue caminhar de forma linear, além de transmitir controle sob todo o processo.


Um dos benefícios da integração é a de, ao ver que o cliente enviou mensagem em mais de um canal, toda a conversa seja vista de forma panorâmica e facilite a interação, pois um perfil de cada pessoa é criado, fazendo com que não haja a necessidade de ficar trocando de aplicativo para responder e correr o risco de perder a mensagem, pois tudo fica em apenas um canal. Ter o perfil de cada cliente também permite que, ao respondê-lo, o responsável consiga entender o que foi dito em outras redes sociais.

Funil


Funil de Vendas: muitas vezes, o sonho de qualquer empreendedor é conseguir visualizar todo o seu negócio de uma vez. Essa missão pode parecer impossível, mas com o funil de vendas ela se torna mais fácil. O uso da ferramenta possibilita ver todos os clientes e tarefas e ainda organizá-las por meio dos gráficos que o painel cria. O recurso disponível na Kommo também disponibiliza a opção de destacar o perfil de cada pessoa, criado pela integração dos canais de comunicação.

Painel leads


Além de vendas e consumidores, é possível visualizar resultados no painel. Os leads podem ser mostrados e organizados de acordo com a fase que estão. O andamento dos processos internos escolhidos também podem ser visualizados como um panorama geral, independente se for de um serviço ou venda. Essa facilidade torna o andamento do negócio mais fácil e diminui o tempo do empreendedor, que antes, ficaria horas analisando etapa por etapa e de forma individual.


Sistemas também são para pequenas e médias empresas


Apesar de todas as facilidades que o uso de CRM traz, ainda pode ser comum pensarmos nessas tecnologias apenas para grandes empresas, que possuem diversas sedes, milhares de funcionários e grandes lucros. Esse é um pensamento equivocado, pois as pequenas e médias empresas podem se beneficiar muito mais do que pensam. Esses negócios, ao aumentarem suas vendas ou serviços, podem se perder nos processos e limitar suas oportunidades de crescimento.

Gerenciamento


O Sistema de Gerenciamento Kommo possui diversas ferramentas e facilidades pensadas e direcionadas a esses empreendedores, como, por exemplo, a interface intuitiva e chatbots sem a necessidade de códigos. “Um grande desafio para pequenas empresas é integrar ferramentas e estratégias de vendas e marketing no mesmo lugar, além das dezenas de canais de comunicação. A Kommo permite tudo isso, te dando muito controle”, destaca Gabriel Motta, Kommo Speaker in LATAM.
Uma forma de identificar em qual etapa do processo ou venda o CRM seria mais útil é mapear todo o funcionamento da empresa. Ouvir reclamações e sugestões dos clientes é uma boa estratégia, pois muitas vezes o produto ou serviço pode ser excelente, mas o tempo de resposta, entrega ou atualização podem desapontar o comprador.


Sobre a Kommo


A Kommo é um Sistema de Gerenciamento de Vendas que atua auxiliando empresas a economizarem tempo e dinheiro para sua equipe de vendas. Dentre os serviços disponíveis, está o Digital Pipeline, que inclui automaticamente potenciais clientes de todos os canais; funil de vendas, utilizado para gerenciar com eficiência os contatos com os clientes, além de banco de dados com acordos e leads, histórico de negociações, tarefas e lembretes.

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