Tendências para 2025: com quais as tecnologias o mercado precisa estar atento?
O ano de 2024 foi marcado por 9600 casos de invasões a comércios e residências, segundo os dados do Barômetro da Verisure. Embora estas informações sejam referentes a domicílios e comércios que contem com soluções de segurança da empresa, acredito que elas sejam um recorte importante de uma situação social que vivemos e para a qual o mercado de segurança e vigilância patrimonial precisa se preparar.
Câmeras de alta resolução e Inteligência Artificial são algumas das tendências para 2025 quando se trata de soluções em segurança
Penso que chegou a hora de realmente usar tecnologias avançadas, que possam unir comodidade, conforto e sensação de mais segurança para proprietários de imóveis. E para 2025, pontuo a seguir, algumas das que devem permear esse mercado.

Câmeras de alta resolução continua como uma das Tendências para 2025
As câmeras de alta resolução podem capturar detalhes mais nítidos em imagens. Eu as vejo como uma grande tendência para o setor de segurança e vigilância, afinal elas facilitam tanto a identificação de suspeitos como a análise dos eventos por uma empresa de vigilância ou até mesmo pelas autoridades em investigações criminais ou processos judiciais.]
Inteligência Artificial
Entendo que a alta resolução, combinada com a análise comportamental, promovida pela Inteligência Artificial, maximizam ainda mais as possibilidades. Se, por exemplo, alguém entra armado em uma residência ou estabelecimento comercial, essa combinação possibilita a identificação em tempo real da arma e o alerta da invasão – reduzindo, inclusive, falsos alarmes. Isso traz um comportamento mais assertivo em situações de verdadeiro perigo.
Expansão das redes 4G e 5G, implantação das 6G e infra para a 7G
O 5G já existe em mais de 3 mil cidades brasileiras, enquanto o 4G já se tornou popular o suficiente para vigorar em quase todo o território nacional. Vejo que a conectividade está levando cada vez mais velocidade e uma capacidade crescente de tráfego de dados.
O impacto real disso para o setor, reside na eficiência da proteção. Esses fatores viabilizam o envio ágil de dados essenciais – como imagens de câmeras de vigilância em alta resolução, por exemplo – além de possibilitar a comunicação por VoIP (voz sobre IP), uma solução relevante em cenários de emergência no setor de segurança.
Fechaduras eletrônicas
Apesar de seu uso ter se popularizado pela facilidade de não ter que levar uma chave física para todos os lugares, as fechaduras eletrônicas têm também um viés de segurança muito forte.
Ao possibilitar que quem a tem faça os controles de entrada e saída, bem como possa dar acessos personalizados – e até temporários – a visitantes, ela auxilia no conforto e na segurança. Vejo estas fechaduras como mais uma barreira física contra invasores – aliada, por exemplo, a sensores de violação dessas fechaduras nas portas ou fotodetectores que apontam a proteção nessas portas com envio de imagens em alta resolução para centrais de monitoramento.
Em resumo, a combinação dessas ferramentas com recursos cada vez mais inteligentes e conectados torna a segurança mais eficiente, assertiva e adaptada às necessidades de proteção, seja em residências ou comércios. Esses avanços consolidam um novo patamar de proteção, que alia inovação tecnológica à tranquilidade cotidiana.
Sobre a Verisure
A Verisure é líder em soluções de alarmes monitorados na Europa e no Brasil. A empresa possui 5 milhões de clientes e 30 mil colaboradores nos 17 países da Europa e América Latina. Em 2011, a Verisure chegou ao Brasil, iniciando suas operações com o mesmo padrão de qualidade do grupo multinacional a que pertence, na prestação de serviços e investimento em inovação tecnológica. Desde então, tem expandido suas atividades para vários estados do Brasil. Hoje, a empresa atua em 10 estados e no Distrito Federal, que contam com monitoramento 24/7 e quase 3.000 colaboradores dedicados à proteção dos clientes.
Saiba mais sobre a Verisure em www.verisure.com.br.
