Veja as10 novas tecnologias e inovações que já estão se tornando realidade e que prometem revolucionar o mundo como conhecemos
A cada dia que passa, o mundo se transforma e novas tendências tecnológicas são noticiadas por pesquisadores e cientistas. A rapidez com que essas novas tecnologias vêm chegando é impressionante. A pandemia do coronavírus fez com que o desafio da digitalização se tornasse mais evidente e cada vez mais urgente. Essas inovações vêm para facilitar a nossa vida e tornar o mundo cada vez mais conectado, seja no ambiente de trabalho ou lazer.
Conheça dez novas tecnologias que vêm para inovar o mundo em 2022:
Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial, também conhecida como IA, é uma área que desenvolve sistemas que desempenham um papel semelhante ao de um humano. Esse tipo de inteligência, apesar de já existir há um tempo, está evoluindo cada vez mais, a ponto de conseguir prever e resolver suas tarefas. O uso da IA gera enormes resultados para empresas e órgãos governamentais, pois ela pode analisar uma quantidade enorme de dados, a fim de automatizar inúmeras funções. Apesar de já ser amplamente usada, a tendência é que ela se torne cada vez mais popular.
Realidade Virtual e Realidade Aumentada
Esse tipo de tecnologia tem sido assunto recorrente nos últimos tempos, porém ainda existem dúvidas sobre a diferença entre elas. A realidade virtual é uma realidade criada exclusivamente em um mundo virtual, onde o usuário se conecta nesse mundo virtual para interagir e usufruir da ferramenta; por exemplo, será possível visitar uma loja e visualizar os itens que deseja comprar sem sair de casa usando a realidade virtual. Já a realidade aumentada é a tecnologia que mescla a nossa realidade com a realidade virtual. Na realidade aumentada, é utilizada uma câmera ou um óculos VR para interagir com o ambiente. Um exemplo de realidade aumentada é o jogo Pokémon Go, lançado para smartphone, onde elementos reais e virtuais se misturam.
Blockchain acelera novas tecnologias bancárias
O Blockchain é como um enorme livro caixa, onde todas as transações e dados são registradas, tendo a função de criar um enorme índice global para um determinado mercado. Essa tecnologia é amplamente usada no mercado de criptomoedas, como o Bitcoin, Ethereum, Litecoin, entre outras. Esse tipo de tecnologia torna as transações muito mais seguras e independentes de um controle estatal ou mesmo privado. O Blockchain vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, e seu uso não se restringe apenas às transações de criptomoedas, podendo ser usado para educação, contratos inteligentes, armazenamento em nuvem, entre muitas outras aplicações, devido a sua confiabilidade e segurança.
Hiperautomação
A hiperautomação é a união de vários processos automatizados e tecnológicos que será tendência na chamada indústria 4.0. Esse processo vai garantir maior autonomia e inteligência para os processos, por meio de tecnologias integradas, gerando uma coleta e análise de dados que vai garantir redução de riscos operacionais dos equipamentos e maior eficiência. Muitas dessas tecnologias já começaram a ser utilizadas, e, com o uso da hiperautomação, as produções terão um foco cada vez mais estratégico e eficiente.
Sistemas Autônomos
Os sistemas autônomos são sistemas físicos ou softwares que têm a capacidade de aprender com o ambiente. A partir do seu aprendizado, eles têm a capacidade de alterar seus próprios algoritmos em tempo real, para se adaptar e otimizar seu desempenho. Esses sistemas criam um sistema autônomo, capaz de suportar novos requisitos e informações, além de se defenderem de ameaças cibernéticas, sem a intervenção humana.
Internet das Coisas
A internet das coisas (IoT) já é uma tendência mundial, e, com o avanço da tecnologia 5G, está ganhando cada vez mais força. Trata-se da integração e comunicação entre diferentes dispositivos, possibilitando uma variedade de inovações como as cidades inteligentes, por exemplo. Com a internet das coisas, sistemas de iluminação públicos e privados, dispositivos de monitoramento, câmeras, semáforos, veículos, sensores de presença, eletrodomésticos, smartphones, entre outros equipamentos, poderão estar interligados, o que irá gerar muito mais eficiência e segurança em cidades e residências.
Plantações Verticais é uma das novas tecnologias do setor agro
Com a utilização de painéis verticais, essas plantações são realizadas em ambientes controlados e simulados, onde produzem alimentos sem a necessidade de agrotóxicos e com uma quantidade reduzida de fertilizantes, usando métodos de cultivo aeropônicos, hidropônicos ou aquaponicos. Esse modelo de negócio vem se tornando tendência, e promete revolucionar o modo como são produzidos os alimentos, além de serem mais benéficos para o meio ambiente, pois necessitam de uma quantidade muito menor de água para o cultivo.
Aplicativos Combináveis
Essa inovação consiste em aplicativos compostos, desenvolvidos a partir de tecnologia modular, usando uma arquitetura centrada nos negócios. Com a utilização dos aplicativos combináveis, será possível implementar e corrigir problemas com muito mais eficiência, porque ele facilita o uso e a reutilização de códigos de programação, a fim de acelerar o tempo de desenvolvimento e lançamento de novas soluções para o mercado.
Energia Sustentável
Atualmente, o mundo vive uma enorme crise de combustíveis fósseis, por causa da pandemia de Covid-19 e da crise na Europa. Isso faz com que a energia sustentável, gerada a partir de fontes renováveis e limpas, como a energia solar e a energia eólica, venha ganhando cada vez mais espaço. Junto disso, as empresas de veículos estão cada vez mais comprometidas em desenvolver veículos que funcionem somente de forma elétrica ou híbrida, aumentando a demanda por esse tipo de energia.
Segundo uma pesquisa realizada pela International Energy Agency (organização internacional de fomento da indústria de energia), 6,6 milhões de veículos elétricos foram vendidos no mundo em 2021, e a previsão é de crescimento em 2022. Além de mais barata, a energia solar e a eólica são uma fonte infinita de energia e que não geram impactos ambientais, podendo abastecer esse mercado em ascensão.
Créditos: iStock
Inteligência Artificial Generativa
A Inteligência Artificial Generativa é um novo passo quando se pensa em inteligência artificial. Ela consiste em aprender por meio de dados ou amostras fornecidas e criar novos artefatos inovadores semelhantes ao original, porém que nunca se repetem. Ela é uma das melhores maneiras de acelerar a evolução de novas tecnologias, e pode ser aplicada em diversas áreas, que vão desde análise e desenvolvimento de sistemas até inovações na medicina, por exemplo.
Leia também:
Nova unidade Robótica em Sorocaba da ABB já operante
Digitalização e sustentabilidade da Siemens em Dubai
Embrapa utiliza IoT para redução de estresse e infecções em vacas durante a produção de leite