Home Ciência & Saúde Sadhana: A importância da prática de Yoga e meditação

Sadhana: A importância da prática de Yoga e meditação

por Paulo Fernandes Maciel

Sadhana: A importância da rotina de prática de Yoga e meditação

Ter uma rotina de prática de Yoga e de Meditação é muito importante para que a prática tenha força para promover um caminho de transformação. As mudanças almejadas quando se procura o Yoga e a meditação como um percurso de renovação do próprio ser, só podem ser concretizadas pela força da mudança de hábitos que não contribuem para o enriquecimento pessoal e para o autoconhecimento. Os novos hábitos precisam estar alinhados a uma rotina de vida que privilegie o preceitos como o Sadhana nas práticas de acolhimentos no praticante.

O preceito Sadhana

Dentre os preceitos do Yoga está o Sadhana. É por meio dele que aplicamos nossa autodisciplina como um mecanismo de mudanças de nossos hábitos e da forma como nos percebemos diante do mundo. Mas principalmente como percebemos nós mesmos. Praticar o Sadhana não deve ser um percurso baseado na obrigatoriedade das ações, mas uma passagem dos atos realizados de forma automáticas para atos praticados de forma consciente.

Sadhana

Em nossa sociedade moderna construímos uma vida regada por episódios intensos e de um curso de vida cada vez mais acelerado. Somos interpelados por constantes acontecimentos e por hábitos construídos de forma completamente automatizada. São hábitos que se tornam parte de nós e nos trazem efeitos que podem ser extremamente desagradáveis. Tomar consciência sobre os processos de mudanças que precisam ser tomados, é o primeiro passo para um caminho de transmutação.

Renovação

Quando inserimos a prática de Yoga e de Meditação em nossa rotina de vida, estamos nos dispondo a percorrer por um caminho de profunda renovação. Diante de uma nova rotina, nos colocamos à disposição para que outras possibilidades de ver o mundo sejam percebidas, pois estamos sempre buscando um trajeto rumo ao bem estar e à saúde plena.

Dentro das práticas de Yoga e de meditação, podemos almejar mais do que somente o bem estar ou saúde. A rotina das práticas nos permite alcançar um nível de autoconhecimento de enriquecimento pessoal transformador, porque passamos a adotar como parte da vida uma prática de autodisciplina sem gerar em nós mesmos o sentimento de intolerância e agressividade.

A forma como começamos nosso dia pode comprometer ou nutrir um caminho mais fluido para lidar com os desafios que a vida corrida nos apresenta. Assim, a rotina de prática de Yoga e Meditação tende a ser mais benéfica quando realizada logo ao começo do seu dia, para que as percepções acompanham seu cotidiano como parte de um processo constante e consciente.

Benefícios da meditação

Quando acordamos, ainda não fomos acometidos pela enxurrada de informações do mundo e estamos em um nível cerebral mais disponível para receber os benefícios da meditação e do Yoga. A intensidade apresentada pela rotina da prática se apresenta de maneira completamente expansiva, atingindo níveis puramente espirituais.  A sabedoria para lidar com os desafios e os problemas que a vida nos mostra, vem da consciência desse plano mais sutil que o alcance espiritual nos proporciona.

Praticar o Sadhana é viver a própria vida com consciência de si e das limitações que nos compõem. É permitir a abertura de um caminho de mudança por meio de práticas de autocuidado, mesmo diante das adversidades do cotidiano

Leia também:

O Yoga a nova relação com o mundo digital!

O que levar em consideração ao comprar roupas fitness online

Plano de Bem-Estar com atividade física aumenta a retenção de talentos

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações