Com o fim dos cookies, as empresas terão que investir em novas formas de coleta e análise de dados. Os ‘First-Party Data’ e os ‘Second-Party Data’ serão cada vez mais importantes. Os anunciantes vão precisar saber gerenciar melhor essas informações, com outros parâmetros, métricas e maneiras de capturar os consumidores. Ferramentas como CRM (Customer Relationship Management) / CDP (Customer Data Platform).
Conheça mais sobre os cookies e saiba como o fim deles afeta o marketing digital!
Você sabia que tudo o que nós fazemos em páginas da internet fica registrado, que esses dados podem ser usados no marketing digital e que os responsáveis por guardar essas informações são arquivos chamados de cookies?
Eles são responsáveis por rastrear as movimentações que fazemos nos sites e essas informações são valiosas para que marcas de produtos possam direcionar melhor suas vendas a possíveis compradores. Aqueles famosos anúncios que vemos espalhados pela internet são um resultado dessa coleta de dados.
Contudo, os cookies estão prestes a serem extintos e isso vai impactar severamente a forma como o marketing digital é feito nos dias de hoje. Para entender melhor essa revolução que está por vir, reunimos neste artigo as principais informações sobre os cookies. Continue lendo para não perder nenhum detalhe!
O que são cookies?
Os cookies são pequenos arquivos criados por sites que são visitados e que ficam salvos no computador do usuário, através do navegador utilizado para o acesso à internet.
Esses pequenos arquivos guardam consigo informações que servem para identificar o “visitante” e para personalizar a página de acordo com o perfil de quem a visita ou até mesmo para facilitar a transição de dados entre as páginas de um mesmo site.
Os cookies estão também relacionados a casos de violação de privacidade na web – já que carregam informações imprescindíveis sobre os perfis dos usuários.
Qual a importância dos cookies no marketing digital?
Os cookies têm muita importância para o marketing digital já que com eles é possível identificar o comportamento de um visitante, ao acessar uma página, e, portanto, utilizar essas informações para a divulgação de produtos específicos para esse visitante.
Conhecendo o comportamento de quem visita uma página de calçados, por exemplo – com o armazenamento de informações pelos cookies –, toda vez que esse visitante entrar nesse site, os tipos de produtos que ele mais pesquisa aparecerão logo para ele e com isso há mais chances de uma compra.
Saiba o que são dados primários, secundários e terciários
Os dados primários, também chamados de ‘First-Party Data’, são aqueles produzidos por uma empresa ou de pessoas que tiveram algum contato com a marca. Eles são coletados a partir de campanhas, redes sociais, ferramentas de monitoramento, pesquisas e formulários, por exemplo. Eles trazem mais confiabilidade, exatidão e são também mais sigilos, já que partem da própria empresa.
Os dados secundários, também chamados de ‘Second-Party Data’, são os dados compartilhados entre empresas que têm um consumidor em comum, mas que não são concorrentes diretas. Essas marcas costumam compartilhar seus dados primários entre si para construir um perfil mais completo do consumidor que adquire os produtos de ambas – construindo assim uma base secundária de dados.
E, por fim, os dados terciários, também chamados de ‘Third-Party’, são aqueles fornecidos por provedores de dados que reúnem informações diversas e de diferentes fontes – tanto online, quanto offline.
A maior vantagem dos dados terciários é sua abrangência, já que eles conseguem cobrir toda a experiência do consumidor, que vai desde quando o desejo de compra é despertado através dos anúncios – baseados nos cookies – até a finalização da compra.
O que é LGPD e por que é importante e o fim dos cookies?
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) entrou em vigência no Brasil em setembro de 2018. Ela estabelece diretrizes obrigatórias para a coleta, armazenamento e processamento de dados pessoais na internet. Ela teve inspiração na GDPR (General Data Protection Regulation), que entrou em vigência em 2018 na União Europeia.
Essa lei foi criada para combater os casos crescentes de uso indevido, de comercialização e de vazamento de dados, além de evitar problemas comerciais com outros países, já que a falta de segurança no uso de dados prejudica a credibilidade de um país – e por esses motivos essa lei é muito importante.
Entenda como vai acontecer o fim dos cookies
Em janeiro de 2020 o Google anunciou que a partir de 2022 o navegador da empresa, o Google Chrome, não daria mais suporte a cookies de terceiros, ou seja, os secundários e terciários.
Na prática isso significa que os anúncios que aparecem na nossa tela, mas que não são criados pelas empresas dos sites que estamos visitando, não serão mais permitidos no Google Chrome.
Contudo, em junho de 2021 a companhia sinalizou que adiará esse processo para 2023, e assim ter mais tempo para que novas alternativas sejam encontradas. A empresa pretende ouvir mais o público e, também, trabalhar melhor com os órgãos reguladores para que nenhuma falha ocorra quando esses cookies estiverem banidos.
Têm alternativas para substituir os cookies?
Uma das alternativas que vem sendo apontada como substituta dos cookies são os “FLoCs”. Na prática, eles têm o mesmo objetivo dos famosos biscoitos, que é o de entender o comportamento das pessoas enquanto visitam sites na internet.
A diferença é que esse novo sistema faz essa análise de forma grupal e não individual, como os cookies atuam. O FLoC pega uma grande amostra de usuários, que têm características semelhantes como sexo, idade e hobbies, e traça um perfil do que aquele grupo representa.
Outra alternativa é o Unified ID 2.0, um sistema que recolhe os dados a partir de logins na Internet, o que garante que o usuário tenha mais controle das informações compartilhadas.
Os caminhos ainda estão incertos, tanto que o fim dos cookies foi adiado, mas uma certeza que todos temos é que essa ação vai representar uma grande mudança para o marketing digital do futuro, além de impactar significativamente a forma como nos relacionamos com o compartilhamento dos nossos dados na internet.
Entretanto, com o fim dos cookies anunciado pelo Google para aumentar a privacidade dos usuários, aliado a LGPD (Lei de Proteção dos Dados), grandes marcas como Amazon, Magazine Luiza, Netflix e muitas outras, aderiram às estratégias de First-Party para obterem vantagem competitiva.
Elas entenderam que, para a conquista de novos clientes, elas dependerão de estratégias First-Party para a criação de anúncios personalizados. E como os dados continuam sendo o petróleo da era digital, as marcas investirão cada vez mais em ações de dados primários, incluindo uso de Big Data e Inteligência Artificial no pacote e investindo em Data Hub para aumentar suas possibilidades de vendas e ficar a frente da concorrência.
Sobre a Aunica
A aunica é uma consultoria de marketing digital especializada no uso da análise de dados para impulsionar os seus resultados de vendas. A empresa é guiada pelo Data Driven Marketing e acredita no poder dos dados para transformar o seu negócio.
Leia Também:
– Data Driven Marketing: Como criar uma cultura orientada por dados
– Navegador Google Chrome não receberá recurso de bloqueio de cookies até o final de 2023
– A política de cookies e o porquê de ela estar em todos os sites
– Cookies: Uma morte anunciada