Home Apps Actions para Google Assistant: Oportunidade para criação de experiências de voz

Actions para Google Assistant: Oportunidade para criação de experiências de voz

por Paulo Fernandes Maciel

Entenda como um sistema de comando de voz favorece a vida de inúmeros usuários no mundo todo


Para facilitar cada vez mais o dia a dia das pessoas, vemos a inteligência artificial ganhando forma constantemente. Empresas passaram a criar assistentes virtuais que reconhecem o comando de voz e geram experiências de conversação com os usuários, como é o caso do Google Assistant.

Seja para fazer uma pergunta, enviar mensagem, realizar tarefas, fazer compras ou até mesmo alguma reserva, basta iniciar a frase com “Ok Google” ou pressionar o botão inicial do celular que o diálogo começará em seguida.

Google Assistant
.

Variedade de gadgets

Por meio de um smartphone, alto-falante inteligente, TV, Smart Display, laptop, relógio e muitos outros gadgets, a assistente é integrada com outros aplicativos e permite que por meio da voz o usuário peça para assistir algum vídeo no YouTube, ouvir música no Spotify, assistir séries na Netflix ou até jogar Perguntados, por exemplo.

Até o Android Auto ficou mais eficiente com a chegada do Google Assistent, agora mais completo e inteligente com as novas ações de comando por voz que foram afiliadas ao seu sistema, seguindo o mesmo caminho da BMW ao integrar a Alexa em seu sistema, possibilitando que muitas tarefas possam ser executadas dentro do veículo.

Google Assistant

Não é novidade para ninguém que o Google gosta de se superar, e por isso ele trabalha intensamente para tornar o Google Assistant ainda melhor. A marca busca criar mais e mais ações, além de programá-las, para facilitar progressivamente a rotina de seus clientes.

Ações no Google via Google Assistant

Diariamente inúmeras pessoas recorrem ao Google Assistant em busca de facilidades. Com isso, a criação de aplicativos e conteúdos podem ajudá-las através das ações, que são a principal ponte de interação entre usuário e plataforma.

Com mais de 1 milhão de ações já existentes em todo o mundo, a empresa possibilita que qualquer pessoa crie novos comandos. Ela decidiu investir bastante na conversão do sistema para a língua portuguesa, e até incentiva que parceiros locais criem novas ações para o público brasileiro interagir com seus serviços apenas com sua voz.

Dentre as mais úteis que encontramos estão relógio, pesquisa, clima, chamadas, mapas, dicionário, tradutor, dicas, lembretes, notícias, calculadora, e-mail, agenda e muito mais. A lista de comandos está relacionada aos principais serviços fornecidos pelo Google, que visa tornar mais útil sua experiência com o dispositivo e se encontra em constante atualização.

Recurso de ações programadas no Google Assistant

O novo recurso do Google Assistant permite que os usuários especifiquem e ajustem os comandos de acordo com suas vontades. Agora o sistema possui um suporte para ações programadas, que concede ao usuário o poder de ligar ou desligar um dispositivo inteligente no horário de sua escolha.

Pode parecer uma atualização simples, mas a nova funcionalidade possibilita que as pessoas digam exatamente qual dia e horário deve-se iluminar a casa, ou por quanto tempo, onde até então só era possível pedir para ligar e desligar as luzes, por exemplo.

A página de rotinas também sofreu alterações. O sistema possui ações de rotina pré-estabelecidas. No entanto, agora você é capaz de alterá-las baseado em suas necessidades. No próprio aplicativo Google Home é possível acionar uma rotina exclusiva na nova interface do sistema. Assim, o assistente virtual te lembra de dormir, acordar, te envia a agenda do próximo dia, tudo em função de suas próprias preferências.

Google Assistant

Sugestões de ações

Durante a interação com o Google Assistant é possível receber algumas sugestões de ações, que além de garantir uma experiência mais personalizada e útil, também podem ser selecionadas para realizar uma ação ou saber mais sobre alguma resposta.

Estas soluções de Voice User Interface (VUI) são ótimas ferramentas para que grandes marcas construam cada vez mais uma relação de proximidade com seus clientes.

As sugestões são feitas baseadas em informações coletadas de quando o usuário usou algum serviço do Google, como perguntas feitas anteriormente ao Google, eventos criados no Google Agendas, e-mails enviados via Gmail, entre outros. Por exemplo, se o usuário fizer alguma reserva de voo ou hotel, a chance de ser sugerida uma ação a respeito da temperatura do tempo no destino escolhido é alta, quase garantida.

As sugestões aparecem em diversos dispositivos como smartphone, TV ou o Smart Display, podendo ser influenciadas ao excluir atividades anteriores ou controlando quais atividades serão salvas na Conta do Google ou não.

Conceito UX Designer no Google Assistant

Vale ressaltar que a criação de ações no Google Assistant precisa andar de acordo com o conceito de UX Design, dando apoio ao comportamento do usuário por meio da usabilidade, utilidade e conveniência fornecida na interação com um produto.

É importante adquirir uma metodologia organizacional para desenvolver a experiência de um produto, serviço ou evento; de forma que abranja alguma ou todas as suas dimensões: duração, intensidade, abrangência, interação, gatilhos e significância.

O UX Designer, além de tudo, precisa acreditar e defender o produto; e ele é responsável por entender todos os anseios do consumidor e a funcionalidade real do aplicativo; para só assim prover as informações necessárias para o desenvolvedor criar o projeto da melhor maneira possível.

Solução aunica

A aunica é uma consultoria de marketing digital especializada no uso da análise de dados para impulsionar os seus resultados de vendas. A empresa é guiada pelo Data Driven Marketing e acredita no poder dos dados para transformar o seu negócio.

A marca usa e abusa da criatividade, assim como da análise de dados; a fim de criar melhores estratégias para alavancar e otimizar os resultados digitais das empresas. Desde 2004 ela vem produzindo projetos em Google, Video Ads, Rich Media, score de engajamento, Inteligência Artificial e Machine Learning.

Os clientes de uma empresa falam muito sobre ela, e a aunica não fica de fora desse conceito. Ela possui um vasto histórico de cases de sucesso com grandes nomes como; a Sony, Azul, Casas Bahia, Club Med, R7, Porto Seguro, Vivo e muitos outros.

Se você busca alcançar seus objetivos no meio digital de forma estratégica, rentável, criativa e analítica, não deixe de procurar a aunica. Entre em contato e deixe que eles te guiem.

Leia Também:

Assistentes de voz Google e Alexa disputam palmo a palmo

Google Assistant dá mais eficiência ao Android Auto

Google Assistente permite jogar o perguntados por comando de voz

Serviços digitais BMW Group no #NEXTGen incorpora o Alexa

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações