Home Gadget Assistentes de voz Google e Alexa disputam palmo a palmo

Assistentes de voz Google e Alexa disputam palmo a palmo

por Paulo Fernandes Maciel
assistentes de voz

Alexa ganha do Google em menções em redes sociais na guerra dos assistentes de voz

O Google Assistente e a Amazon Alexa são dois assistentes de voz que prometem travar uma batalha pela preferência dos consumidores brasileiros.

Os produtos foram lançados no Brasil no último trimestre de 2019 e estão ganhando espaço nas redes sociais.

As diferentes possibilidades de uso dos assistentes virtuais Amazon Alexa e Google Assistente permitem aos dois produtos uma presença diversa em canais sociais.

assistentes de voz

Monitoramos os termos “Google Assistant”, “Google Home”,“Amazon Alexa” e “Amazon Echo” no Buzzmonitor Trends, ferramenta de busca histórica em redes sociais.

Pesquisa durou 1 mês e na virada do ano

O resultado para o período de 24 de dezembro a 24 de janeiro é que os posts mais engajados no Facebook mostraram as várias possibilidades de uso dos dois assistentes de voz.

Durante o período analisado, 24 de dezembro a 24 de janeiro, os dois assistentes tiveram 28.384 menções, somando as redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.

O produto da Amazon teve 70,7% (20.068) das menções nas redes sociais, enquanto o do Google teve 29,3% (8.316).

Os dois produtos tiveram um crescimento nas menções após a CES 2020, maior feira de tecnologia do mundo.

assistentes de voz

O que se destacou entre as menções aos assistentes de voz é que suas possibilidades de integração com outros produtos e marcas gera diversas menções às duas plataformas em perfis de marcas como Nubank, Toyota e Lamborghini.

Os posts sobre Amazon Alexa com mais engajamento no Facebook somaram mais de 8 mil interações e mostraram a integração do assistente com a Amazon Music, com os artistas mencionando a Alexa em suas publicações.

Além disso, o lançamento de um carro da Lamborghini integrado e um acessório para bicicleta mostraram o voice bot entrando na mobilidade urbana.

O Google Assistente

Já para o Google Assistente, os posts mais engajados no Facebook somaram 3 mil interações e mostraram a integração do assistente com roteadores de Wifi, com o novo Toyota Corolla e com o banco digital Nubank.

Os dois sistemas tiveram mais menções feitas por homens do que por mulheres segundo dados do Buzzmonitor Trends. O termo “Google Assistente” teve 19% de menções feitas por homens e 9% por mulheres, enquanto “Amazon Alexa” teve 22,4% e 16,5%, respectivamente.

assistentes de voz

Os dois assistentes tiveram 49,7% de menções com sentimento negativo. Por outro lado, nas avaliações positivas, o Google Assistente superou a Alexa: 11,3% contra 6,4%.

A distribuição por rede social das menções a Amazon Alexa contou com 87,80% no Twitter, 11,55% no Instagram e 0,65% no Facebook. Já o Google Assistente teve uma parcela maior no Instagram, com 38,83% das menções, além de 58,87% no Twitter 2,30% no Facebook.

Sobre o Buzzmonitor

O Buzzmonitor está disponibilizando gratuitamente para a imprensa sua ferramenta Buzzmonitor Trends, possibilitando consultas rápidas ao histórico de buzz sobre qualquer tema de até 30 dias.

Criamos uma interface para consulta rápida, agilizando o trabalho, que antes exigia configurações de termos complexas.

O Buzzmonitor Trends entrega:

  1. Série Histórica do tema: hoje, 24h, 7 dias e 30 dias (ou mais para assinantes do Buzzmonitor);
  2. Compartilhamento do tema por rede (share);
  3. Gênero automático de quem publicou;
  4. Sentimento automático;
  5. Top Posts por engajamento no Facebook, Instagram e Twitter.

O serviço pode ser usado por jornalistas ou qualquer profissional de comunicação que queria embasar matérias e temas de pesquisa com dados de redes sociais.

Buzzmonitor Trends
https://trends.buzzmonitor.com.br/

Você também pode gostar

Deixe um Comentário