Home Artigos Senai Santa Cruz preparando alunos para indústria 4.0

Senai Santa Cruz preparando alunos para indústria 4.0

por Paulo Fernandes Maciel
Senai Santa Cruz

Senai de Santa Cruz encerra 2019 com 450 alunos formados


Escola do Senai Santa Cruz finaliza reforma de 14 meses para a ampliação da estrutura.

Reinauguração deve ocorrer em março
O Centro de Formação Profissional Senai Carlos Tannhauser formou 450 alunos em Santa Cruz do Sul em 2019, nos cursos técnicos e de aprendizagem industrial e também nos cursos de evolução.

Em seus 68 anos de atuação na comunidade, estima ter formado mais de 45 mil alunos no município.

Túnel verde

Após um período de reforma e ampliação, a unidade deve ser reinaugurada em março.

Em 68 anos de história, Senai formou 45 mil alunos em Santa Cruz.

A estrutura atual conta com 35 funcionários, dos quais 15 são docentes, conforme o gerente de Operações do Senai de Santa Cruz, Daniel Machado.

Nos últimos 14 meses, o local passou por reforma e revitalização do espaço físico, com substituição de esquadrias, pisos, mobiliário, equipamentos e jardim.

“Mais importante que o investimento em estrutura, destacamos o investimento em tecnologia;

Com novo maquinário automatizado, célula robótica industrial, laboratório multidisciplinar e demais equipamentos que permitem aproximar o aluno dos novos desafios do setor produtivo, por meio da realidade da Indústria 4.0.”

Estrutura atual tem 35 funcionários, dos quais 15 são docentes

Além da ampliação da estrutura, foi realizada a pavimentação do estacionamento e a construção de um novo prédio com 700 metros quadrados.

Ele abrigará ambientes como o laboratório de solda e de manutenção industrial e um espaço coberto de convivência para os alunos.
Para o primeiro semestre de 2020 o Senai está com matrículas abertas para o curso técnico em:

Mecatrônica Presencial e Semipresencial, Técnico em Manutenção de Máquinas Industriais, Eletromecânica e Eletroeletrônica Semipresencial.

Além disso, há turmas para os cursos de evolução, com menor duração, nas áreas de eletricidade predial e industrial, metrologia, soldagem, usinagem e desenho técnico em CAD.

Plantação de fumo

Os cursos técnicos e de evolução têm ingresso por pré-matrícula com apresentação de documentação.

Já nos cursos de aprendizagem o aluno entra por meio de encaminhamento de empresa contribuinte do ramo industrial, de acordo com o calendário escolar.

Novidades do Senai para a Cidade e região


Em 2020 o Senai estuda a implantação dos cursos pós-técnicos de Especialização Técnica em Manutenção de Sistemas Automatizados Integrados e Especialização Técnica em Manutenção de Sistemas Eletroeletrônicos.

“Os cursos são uma alternativa de atualização de conceitos para alunos que já possuem formação de nível técnico na área”.

Fumageira

É o que explica Daniel Machado

Créditos:Paola Severo

Fonte: www.gaz.com.br

A cidade de Santa Cruz do Sul é referência no agro negócio, como principal cultivadora de Fumo;

Concentra as maiores fumageiras do Brasil.

Senai Santa Cruz

A produção de fumo é voltada massivamente ao mercado exterior, contabiliza-se 93% da produção ser destinada à exportação.

O Arco Verde (foto acima) é composto em sua maior parte por árvores frutíferas, sendo absolutamente normal o transeunte apanhar e consumir do próprio pé.

Uma população séria trabalhador e ordeira não depreda e nem permite danificarem as árvores consideradas PATRIMÔNIO Cruzense.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário