O futuro já começou. Se antes as impressoras 3D pareciam um sonho distante, hoje já são uma realidade presente em muitas empresas e residências. A possibilidade de transformar qualquer projeto em um objeto real já conquistou muitos adeptos em todo o mundo. Com preços mais acessíveis do que nunca, esses equipamentos passaram a fazer parte da rotina em muitas indústrias – e em breve deverão fazer parte do dia a dia de usuários comuns, como você.
Podemos dizer que as impressoras são a evolução das máquinas de escrever e hoje existem muitos modelos, entre os principais estão as impressoras a jato de tinta, que utilizam cartuchos com capacidade para imprimir centenas de páginas; impressoras a laser, que utilizam toners com capacidade de imprimir milhares de cópias (como esse da HP que imprime até 15 mil páginas) e agora as impressoras 3D que utilizam o plástico para imprimir objetos sensacionais
Engana-se quem pensa que a impressora 3D é uma tecnologia recente, a ideia surgiu na Califórnia em 1984, quando o inventor Chuck Hull criou um aparelho para a confecção de peças de plástico em tempo menor que o habitual. A tecnologia foi sendo aperfeiçoada até chegar no modelo de impressora 3D disponível no mercado hoje, capaz de imprimir basicamente qualquer projeto em resina e outros materiais, como veremos a seguir.
Confira algumas curiosidades sobre as impressoras 3D:
Existe uma empresa japonesa especializada em recriar rostos humanos através da tecnologia de impressão 3D. As reproduções são extremamente fiéis, e captam até detalhes como pintas, marcas de expressão e veias da face.
As impressoras 3D mais atuais são capazes de imprimir plástico, gesso, alumínio e outros materiais. Ou seja, você pode imprimir qualquer coisa..
A tecnologia já está sendo largamente utilizada pela medicina. Através de uma tomografia ou ressonância magnética, é possível imprimir a parte do corpo examinada para um melhor diagnóstico.
Modelos de armas de fogo para impressão com tecnologia 3D já foram disponibilizados na internet. O assunto, claro, rendeu a maior polêmica.
Assim como nas impressoras comuns, é possível escanear objetos para reprodução na impressora 3D. O equipamento inclusive já está disponível no Brasil.
A NASA já serviu uma pizza preparada através de uma impressora 3D aos seus astronautas.
Além disso, existem impressoras 3D capazes de fazer chocolate, panquecas e o MIT desenvolveu um modelo que fabrica sorvete em apenas 15 minutos.
Em 2014 foi apresentado um protótipo de carro fabricado com tecnologia 3D na International Manufactoring Technology Show. O modelo pode inclusive ser derretido para dar lugar a um novo carro.
Já existem pesquisas também para a futura construção de casas utilizando as impressoras 3D.
Depois de todas essas informações você ainda acha que as impressoras 3D são uma tecnologia do futuro?
Grande abraço!
Press Office
Fonte: http://www.duniverso.com.br
Assuntos relacionados