Home / Dicas / Como construir um Fundo Infinito para fotografias em estúdio (mini estúdio fotográfico)

Como construir um Fundo Infinito para fotografias em estúdio (mini estúdio fotográfico)

Construindo um Mini Estúdio com fundo infinito para fotografias de produtos com acabamento e qualidade Profissional

Sempre ou melhor, na maioria das vezes que visitamos um site ou uma loja online, podemos observar que as fotos dos produtos ali anunciados são esmeras, são ótimas e dá água na boca e deixa o coração disparando mais forte pelo apetite do consumo. Isso se a imagem ou a foto realmente estiver bem feita e elaborada. O que poucos sabem é que quase todas foram fotografadas a partir de um fundo infinito. E o que vem a ser este tal fundo? Trata-se basicamente de um fundo sem linhas retílineas e de cor uniformemente branca, sem brilho e lisa.

Este fundo é chamado de fundo Infinito, pois como não existem ‘retas’ a sensação de que o internauta tem ao ver a foto é que ele foi ‘fotografado ao ar’, sem fundo …

Hoje falarei um pouquinho e mostrarei passo a passo como construir e montar um Mini Estúdio com Fundo Infinito de qualidade profissional e com custo menor de R$ 100,00.

Material

  • Chapa de PVC (procure sempre pelo extrusado é melhor e mais barato)
  • parafusos, soleira ou uma prateleira de 1 metro de comprimento
  • fita dupla-face
  • Garras ou sargentos ( no mínimo 2 peças)

Ferramentas: tesoura afiada ou estilete profissional, martelo, chave de fenda, um nível ou um prumo, furadeira, metro ou trena, régua e lápis para marcação.

Tempo projeto: 2 horas e meia

Dificuldade: fácil

Custo: R$ 100,00

fundo-infinito-NIKON-01

Primeiro Passo

Abra a chapa de PVC em cima de uma mesa de preferência e faça suas medidas do seu mini Estúdio, em nosso caso, iremos utilizar a própria base da mesa para a montagem e você poderá usar uma mesa qualquer ou um cantinho descolado.

A mesa mede 1,20m por 0,60m, e a chapa mede 1,00×2,00m. Na nossa melhora forma aqui encontrada foi usar o campo de visão (tamanha da chapa) de 1.00m por 1.60m. Sendo que 0,60m ficará sob a mesa e 1,00 m descendo pela parede.

fundo-infinito-NIKON-02 fundo-infinito-NIKON-03

Faça a marcação com lápis das furações na pequena peça de madeira que irá prender a chapa de PVC na parede ou caso tenha uma prateleira, use-a. Em nosso caso, depois de furar a madeira acabamos encontrando uma prateleira com medida exata da largura da chapa e que irá servir de acabamento final e para prender (pendurar) a chapa na parede.

fundo-infinito-NIKON-04

Fure a parede conforme suas marcações.

fundo-infinito-NIKON-05 fundo-infinito-NIKON-06

Prender a chapa (fundo)

Para pendurar e prender corretamente a chapa de PVC na parede usamos um nível para furar e marcar a mesma identicamente na mesma furação da nossa prateleira.

Afim de não permitir nenhum tipo de jogo e também de reforçar o sistema que segura a chapa pendurada na parede (em nosso caso 4 parafusos) usamos também pequenos pedaços de fita dupla face na frente da chapa e que irá fixar a mesma na prateleira. Assim fazendo, mesmo com o passar do tempo e com o montar e desmontar o fundo infinito, não correrá o risco de ficar folgado ou quebrar os furos por onde passam os parafusos.

fundo-infinito-NIKON-07 fundo-infinito-NIKON-08

Após leve a chapa até a parede e prenda sem apertar o primeiro parafuso no primeiro buraco da sua marcação, conforme a foto abaixo.

fundo-infinito-NIKON-09

Finalizando

Bom, agora é a parte mais chatinha um pouco, meça com o nível antes de fazer o aperto final e prender a prateleira no fundo com a fita dupla face, afim realmente de ficarem justapostas e tudo reto. Após aperte fortemente e faça o acabamento final com tapa-buracos (que vendem em supermercados na sessão de prateleiras e cozinhas).

Verifique se ficou tudo forte e bem fixado.

fundo-infinito-NIKON-12

fundo-infinito-NIKON-11 fundo-infinito-NIKON-13 fundo-infinito-NIKON-15

Quando não estiver usando o fundo infinito ele pode ficar ‘aberto’ por trás da mesa. Ficou bacana e muito bem elaborado. O PVC é fosco e não permite passagem de luz bem como não oferece reflexos de luzes direcionadas ou o flash.

fundo-infinito-NIKON-16

fundo-infinito-NIKON-17 fundo-infinito-NIKON-18

Quando for usar o seu fundo infinito, basta levar a chapa para cima da mesa e prender a mesma com os sargentos ou presilhas nas pontas, conforme as imagens logo acima.

E finalizado o Fundo Infinito agora pode ser abusado e usado a vontade.

fundo-infinito-NIKON-19

Caso tenha alguns flashs manuais ou luz direta, poderá prender na mesa e usar os mesmos, reparem que na foto abaixo usamos 1 jogo de leds direcionados da Philips de 20watts cada.

fundo-infinito-NIKON-23

Testes Finais

O momento do cheque mate, colocar a prova o serviço e ver o que realmente um fundo infinito pode e faz em nossos ‘assuntos’ fotográficos.

fundo-infinito-NIKON-20 fundo-infinito-NIKON-21 fundo-infinito-NIKON-22

As imagens usadas neste tutorial não foram tratadas e tão pouco alteradas da sua originalidade de captação das lentes da nossa Nikon D5100. Certamente com um bom photoshop ou um programa proprietário qualquer que acompanha as boas câmeras DSLR as imagens ainda podem sofrer melhorias incríveis, mas temos que ressaltar que o mais difícil já foi feito, que é justamente fotografar o produto com o máximo de detalhe e sem interferência de nenhum outro campo, visão ou profundidade de campo.

E para finalizar abaixo, deixo aqui as 2 fotos, uma sem o uso do Fundo Infinito e outra com o uso do nosso fundo e do jogo de luzes !

 

 Esquerda: fundo Infinito + Luz direta Leds | Direita: sem fundo Infinito

DSC_3066 DSC_3100

Agora basta fotografar, clicar e usar da sua criatividade. Abuse e use dos jogos de luzes e procure pelo melhor ângulo do seu assunto. Direcione o foco de luz para trás, para cima ou para os lados e brinque com as fotografias e sombras… as duas fotos abaixo, foram disparadas com os mesmos ajustes, apenas mudando o foco da direção das luzes.

DSC_3073 DSC_3084

Bom, é isso ai ! Espero que tenham curtido e que você também construa o seu Fundo Inifinito ! simples assim e tão radical na mudança das suas fotografias. De um ar profissional ao seu negócio e desfrute a vontade !

About Carlos Xandelly

Função:Reviewer-Editor Chefe | Cidade: Campinas - SP | Nick: Xandelly | Seu perfil: Analista de Negócios Estratégicos, Empreendedor, Curador Campus Party Brasil 2013, 2014 e 2015, Curador da Campus Future, redator e editor técnico com expertise no segmento tecnológico e empreendedorismo digital. Fundador do OverBR, trabalhou na IBM durante 11 anos e participou da implantação do projeto EDI (electronic transfer of data), Analista de Network da American Express Brasil durante 2009 a 2012. Atualmente se dedica a auxiliar novos empreendedores e redação técnica para diversas mídias da WEB.

14 comments

  1. Carlos, obrigado por compartilhar essa ideia fantástica. Já comprei todo o material exceto a iluminação. Você se importaria de fornecer mais detalhes sobre os braços de iluminação?
    Não encontro nada parecido na minha cidade e não sei como procurá-los na Internet.

    Grande abraço e mais uma vez obrigado.

  2. Olá Carlos, tudo bem. Estou procurando esta chapa de PVC. Você poderia me informar onde comprou? Já procurei via google, ML e nada parecido. Quero usá-la para fundo infinito e quem sabe revestir a parede de um closet/studio. Muito obrigado e desculpe-me o incômodo. Rui-SP

  3. Boa noite, adorei ja fui a cidade pra comprar as coisas e ainda vou fazer um refletor rsrsrs, porem nao to achando a placa o unico lugar que encontrei foi em uma loja onde se faz banner placas e td mais o cara me cobrou 150 reais ia ate levar ela mas ele me disse que nao dava pra enrolar e nem dobrar como ia vim com ela? rsrsr ela eh de 2,5 mm e eu perguntei pela extrusado nem sabiam o que era

    • Oi Xará, que ótimo , fico feliz por você, não se esqueça de quando terminar e colocar em prática seus primeiros cliques com o fundo, manda umas fotinhas pra gente compartilhar 🙂

      • sim pode deixar, meu cunhado ta vendo outro material, um mais flexível, pesquisei bastante e vi muitos feitos com papel ou pano mas achei a sua ideal pra mim e muito mais profissional aparentemente e de fácil manuseio e para o tipo de foto que quero usar que sao de meus gatos um pano leve ou um papel nao da

        • Xará, outra sugestão é comprar as ‘fórmicas’ em chapas ecológicas, elas são bastante flexíveis, baratas e em mais de 50 cores e texturas. Eu comprei 2 chapas semana passada, uma preta e outra verde texturada para fundo em still de alimentos. Paguei 50 reais cada uma (2.50m x 1.25m). Veja se consegue encontrar por ai a venda na sua região ou se eles despacham isso por correios. O Site deles: http://www.lamiecco.com.br/
          Q coisa avisa, e sucesso eim

          • Humm, Carlos entrei no site, bem interessante, mandei um email pra lá caso nao me respondam ligo pra eles, muita coisa legal que tem e por um preço bom, será que dá pra fazer aquela curva do fundo infinito? E mesmo que nao dê da pra fazer algo legal com essas placas pra fundo

            • Eu comprei e usei aqui já ! como te disse, comprei o preto e o laranja, 100% aprovados ! no meu caso comprei o preto brilhante para usar reflexo e luzes nos produtos. Depois te mando algumas fotos, se eu puder ajudar em alguma coisa, só avisar OK.

  4. Olá!!

    Ouvi falar que esse material é usado para fazer calhas…
    Tomara que eu consiga encontrar logo.

    Obrigada pelas dicas!

  5. Dafne Antunes da Silva

    Olá!!
    Onde você encontrou a chapa de PVC? Será que tem em algum site que envia para todo o Brasil?
    Estou com uma dificuldade enorme para achar esse material na minha região.
    Você pode me informar pelo menos o tipo de loja que você encontrou?

    Obrigada!!

    Dafne

    • Oi DAFNE, obrigado por comentar e participar. Paguei exatos 90 reais na chapa inteira (2x1m) é mais que suficiente o tamanho. Eu comprei nesta loja: http://www.oseringueiro.com.br/ Porém acredito que mesmo que eles tentem enviar não será possível por correios, a chapa é grande demais, nem é pelo peso, que é extremamente leve. Tente procurar em lojas que vendem material de borracha, encanamentos, etc. Se eu puder ajudar mais, por favor, conte comigo e novamente grato.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*