Estão abertas as inscrições para o concurso de fotos subaquáticas “Mar de Budiões II”
O Projeto Budiões, iniciativa de pesquisa e conservação patrocinada pela Petrobras, anuncia a abertura das inscrições para a segunda edição do concurso de fotos subaquáticas “Mar de Budiões”. O objetivo principal do concurso é promover a fotografia subaquática como arte e conscientizar as pessoas sobre a importância de proteger os oceanos e sua biodiversidade.
Prazo das inscrições para o projeto Mar de Budiões II encerra no dia 13 e vencedores ganharão escultura em madeira e kit com brindes
O Mar de Budiões II abre suas portas para fotógrafos subaquáticos amadores ou profissionais, brasileiros ou estrangeiros, mas que apresentem fotos capturadas exclusivamente em território nacional e águas jurisdicionais brasileiras. As inscrições estão abertas no período de 02 a 13 de abril e serão realizadas exclusivamente online através do site oficial: budioes.org/concursobudioes/.
O concurso está segmentado em duas divisões principais: Divisão DM, para fotos obtidas em equipamentos DSLR ou Mirrorless, e Divisão CM, para fotos capturadas com equipamentos compactos. Cada participante tem o direito de enviar até uma imagem por categoria da divisão em que se inscreveu. As categorias, que são as mesmas para ambas as divisões, são Grande Angular, Close-up, Peixe, Budiões ou Peixe-Papagaio e ainda o tema especial desta edição, que é Lixo no Ambiente Marinho.
Após duas etapas de avaliações, feitas por um júri técnico e por votação popular, o resultado e premiação acontecem no dia 27 de abril. Os vencedores receberão uma escultura em madeira representando um peixe budião e um kit com brindes do Projeto Budiões. Mais detalhes sobre as categorias estão à disposição dos participantes no edital do concurso, publicado no site oficial.
Sobre o Projeto Budiões
O Projeto Budiões é uma iniciativa multidisciplinar que alia pesquisa com ações de educação ambiental e divulgação científica. Com patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental, o projeto tem como uma de suas metas promover o desenvolvimento sustentável nas comunidades costeiras ao longo dos mais de 7.000 quilômetros do litoral brasileiro. Isso envolve a criação de alternativas econômicas viáveis, que não dependam da pesca predatória, e o estabelecimento de políticas públicas que promovam uma gestão mais eficiente dos recursos naturais, garantindo a proteção dos budiões e dos ecossistemas marinhos como um todo.
Projeto une 6 universidades
Iniciado efetivamente em 2020, o Projeto Budiões une cientistas de 6 universidades brasileiras. As equipes atuam também no monitoramento, avaliação e status populacional para a conservação desses peixes numa área que abrange os estados do Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
Com suas cores e traços singulares, o budião – ou peixe papagaio – é considerado uma das espécies marinhas mais bonitas da fauna brasileira. Para além da beleza, a espécie desempenha um papel fundamental para a manutenção dos nossos recifes, se alimentando de algas que os cobrem, garantindo assim o crescimento saudável dos corais. Por essa função, esses peixes levam o apelido de “jardineiros do mar”. Mas infelizmente, devido à pesca predatória, desde 2014 o budião-azul (ou bico-verde) figura na Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção.
Para mais informações Site: www.budioes.org