5 dicas para a profissionalização de pequenos empreendedores
A Diversidade.io, plataforma que utiliza a Inteligência Artificial para promover a conexão entre empresas engajadas com a profissionalização, diversidade e inclusão e empreendedores de diversos perfis e regiões, compilou dicas para impulsionar pequenos negócios, dando destaque para empresários negros. Essa iniciativa visa orientar os proprietários de pequenas empresas sobre como inovar e focar em processos internos para tornar o negócio mais competitivo.
Especialista explica como pequenos empreendedores podem tornar seu negócio mais atrativo para atrair clientes variados
Levantamento feito pelo Sebrae, com base nos dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) do terceiro trimestre de 2023, revelou que os empreendedores negros representam 52% dos proprietários de pequenos negócios no Brasil. Apesar de constituírem a maioria, os dados indicam uma falta de oportunidades equitativas, uma vez que 77,6% dos empresários negros têm um faturamento mensal mais baixo (até dois salários-mínimos), e apenas 2 em cada 10 estão formalizados.
Portanto, para potencializar o alcance e profissionalizar essas empresas, o primeiro passo é realizar um diagnóstico para entender como se comunicar com grandes negócios e parceiros para aumentar as chances de faturamento. É o que explica Marcelo Arruda, CEO e fundador da Diversidade.io. “Para que o empreendedor consiga se movimentar e dar passos para além do empreendedorismo da sobrevivência, tendo mais ferramentas para prosperar, é preciso olhar para toda a atuação do negócio, seja a empresa uma prestadora de serviços ou vendedora de produtos”, analisa.
Após esse diagnóstico, será possível compreender o que pode melhorar, mesmo que não seja possível fazer todas as mudanças de uma só vez. Segundo Marcelo, há melhorias que irão exigir planejamento financeiro e não poderão ser executadas imediatamente, apesar disso, pequenos ajustes podem ser realizados em qualquer momento. Pensar na presença digital do negócio, em como se comunicar de maneira mais objetiva com o público e otimização de processos operacionais são alguns exemplos.
“Essas etapas, embora pareçam simples, são essenciais para a saúde de uma pequena empresa. A gente sabe que o sonho de um empreendedor é ter recursos para fazer todos os investimentos necessários, mas isso pode começar aos poucos, a partir de uma melhoria no atendimento e na apresentação do produto ou do serviço oferecido. Com uma estratégia traçada, essas pequenas mudanças vão gerar impactos reais”, completa.
Confira um guia rápido com algumas dicas de profissionalização para identificar quais áreas da sua empresa devem ser analisadas para potencializar o faturamento.
1 – Formalização e documentação empresarial
É essencial formalizar o seu negócio e registrá-lo nos órgãos competentes a fim de obter os documentos necessários para sua legalização. Isso traz credibilidade, facilita o acesso a créditos e contratos, além de oferecer mais segurança jurídica.
2 – Planejamento financeiro
Elabore um planejamento financeiro detalhado, incluindo projeções de receitas e despesas. Monitore regularmente o fluxo de caixa e mantenha um controle rigoroso dos custos. Isso ajudará a manter as finanças do seu negócio saudáveis e a tomar decisões mais assertivas.
3 – Investimento em capacitação e profissionalização
Busque constantemente oportunidades de capacitação e desenvolvimento, seja por meio de cursos, workshops, mentorias ou networking, e até mesmo em materiais gratuitos oferecidos na web. O conhecimento é uma ferramenta poderosa para impulsionar o crescimento do seu negócio e se destacar no mercado.
4 – Profissionalização do Marketing e estratégias de vendas
Utilize as redes sociais, o marketing digital e outras ferramentas para aumentar a visibilidade da sua marca. Além disso, desenvolva estratégias de vendas que sejam eficientes e atrativas para os seus clientes.
5 – Networking e parcerias estratégicas
Construa uma rede de contatos profissionais e estabeleça parcerias estratégicas com outras empresas e empreendedores. O networking eficaz pode abrir portas para novas oportunidades de negócio, colaborações e acesso a recursos importantes.
Mais sobre a Diversidade.io
Fundada em 2021 por Marcelo Arruda, a plataforma Diversidade.io é uma supplytech — empresa de tecnologia que trabalha no ecossistema de fornecedores e compradores — dedicada a aproximar talentos diversos do empreendedorismo a empresas comprometidas com a profissionalização a diversidade e inclusão. Especializada na criação e homologação de bancos de empreendedores, a startup disponibiliza plataformas para prestadores de serviços ou produtos fazerem negócios com contratantes e compradores.
Utiliza inteligência artificial para reconhecimento racial dos afroempreendedores interessados no cadastro, assegurando, para todos os envolvidos, a iniciativa de inclusão e evitando fraudes. Realiza ainda mediação de negociações e oferece cursos de letramento racial. Tem apoio de empresas como Natura, Ambev, Unilever, Pepsico, Mondelēz, Softys, PMI – Copos Stanley, Arco Educação, entre outras empresas de grande porte.