O Gerenciamento dos resíduos sólidos e suas vantagens para o meio ambiente.
A gestão dos resíduos é a base para a reciclagem dos materiais reaproveitáveis.
Administrar os resíduos sólidos significa adotar práticas efetivas e sistemáticas desde a coleta e armazenamento até o transporte e destinação final do lixo gerado na sua casa ou empresa/indústria.
Esse conjunto de ações é determinado pela Lei nº 12.305/2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que visa o reaproveitamento e a reciclagem de forma a reduzir os rejeitos produzidos por todos.
Saiba mais sobre o gerenciamento de resíduos sólidos e por quê é importante aplicá-lo no dia a dia!
A gestão de resíduos sólidos começa na análise do ciclo de vida de determinado produto, com o objetivo de proporcionar uma produção limpa.
Dessa maneira, é possível separar e comercializar materiais que antes seriam descartados, evitando danos ambientais e à saúde pública.
Vantagens de gerenciar resíduos sólidos
Outro benefício é a redução do desperdício e custos, fator de extrema importância em empresas e indústrias.
Que faz com com que os lucros sejam maiores e ainda se promova um desenvolvimento sustentável.
A implementação de um Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) é fundamental para que se possa garantir essas vantagens,;
Contribuindo para a coleta seletiva corretamente e aprimorando a imagem do seu negócio diante dos seus clientes.
Administrando os resíduos sólidos
Afinal, quem é o responsável por administrar os resíduos sólidos?
Todos, desde o Poder Público, até o setor empresarial e toda a população.
Isso porque cada um é o responsável pelos resíduos que gera, não importa o lugar em que esteja.
Responsabilidade de todos
Tendo isso em vista, cada gerador de resíduos deve ter o objetivo de reduzir ao máximo o lixo produzido, sempre em busca de uma reciclagem e um reaproveitamento adequado dos produtos e materiais utilizados.
Para isso, basta começar a separar o lixo e armazená-lo corretamente, contar com a coleta seletiva e garantir que todo o gerenciamento dos resíduos sólidos seja feito de maneira sustentável e positiva para todos.
O descarte correto do lixo ou dos rejeitos dos processos produtivos, permite o reaproveitamento de materiais que podem ser reaproveitados como subprodutos no fabrico de novos produtos ou base de renda para projetos sustentáveis.