Além do VPN: Redes Sociais via IRL crescem e começam a ganhar espaço
Com o aumento do cansaço gerado por conexões virtuais e os debates sobre privacidade e saúde mental, surge uma nova tendência: as redes sociais que incentivam o encontro pessoal e a interação “In Real Life” (IRL), ou seja, na vida real. Nesse cenário, plataformas que promovem encontros presenciais entre as pessoas ganham destaque e se tornam uma alternativa ao desgaste causado pelos excessos de interações puramente digitais.
Relações mais autênticas
Diferente dos apps tradicionais, que muitas vezes contribuem para a solidão e o isolamento, as redes sociais IRL valorizam o contato humano direto, promovendo o diálogo presencial. Essa tendência representa uma resposta ao anseio crescente por relações mais autênticas, menos mediadas por telas e algoritmos, e que fomentem o bem-estar emocional das pessoas.
Luís Quadros, especialista em tecnologia, CEO e fundador da Pertalks*, pode abordar questões como o surgimento e a demanda por aplicativos que promovem interações IRL, as diferenças em relação às plataformas de redes sociais virtuais, os benefícios das conexões genuínas para a saúde mental, o crescimento dos encontros presenciais e a segurança das plataformas.
Confira o vídeo do App por IRL da Pertalks
Pontos a serem abordados:
- Como surgiram os aplicativos IRL e qual a demanda por esse tipo de plataforma?
- Qual a diferença em relação aos aplicativos de namoro?
- Quais são os benefícios das conexões genuínas e amizades para a saúde mental e bem-estar?
- Por que há um crescimento de encontros presenciais, fora do mundo virtual?
- Plataformas como essa são seguras?
Sobre a Pertalks
A Pertalks é uma startup brasileira que se destaca como uma rede de interação social presencial, conectando as pessoas fora do ambiente virtual. Diferente das plataformas tradicionais, que priorizam a comunicação à distância, o Pertalks incentiva os usuários a se encontrarem pessoalmente em locais como bares, restaurantes, cafés e museus. Através do aplicativo, os usuários podem se conectar com base em interesses compartilhados, praticar idiomas, trocar conhecimentos ou fazer novas amizades no local em que estão. Fundada em 2021, a Pertalks já conta com mais de 4.000 usuários e foi reconhecida como uma das startups mais disruptivas pelo Web Summit Rio 24.