[box_dark]METODOLOGIA DO TESTE[/box_dark]
Utilizamos a GTX 570 da MSI modelo Twin Frozr III. Sob esta placa de vídeo testaremos todos os outros dissipadores.
Usando o coredamage e clocks em todas as baterias e testes idênticos, com a mesma rotação da FAN exceto ao que é do dissipador de referência que acabou não funcionando o controle rotacional da FAN, neste caso, fizemos uma conexão de alimentação externa e deixamos operando no máximo desempenho, ou seja, a toda velocidade.
[box_dark]OBJETIVO DO COMPARATIVO[/box_dark]
Verificar entre os modelos testados qual aparesenta melhor desempeho no tocante a dissipação térmica.
[box_dark]BATERIAS E TESTES[/box_dark]
Para melhor compreensão do leitor, dividimos em etapas, a primeira sendo executada sem overclock e com as FANS controladas na mesma rotação de 100% do seu total permitido via software. O Dissipador da Prolimatech por não possuir FANS próprias, optamos em utilizar as mesmas FANS do fabricante, que apresentam uma razoável performance frente ao custo e desempenho.
[box_dark]PASTA TÉRMICA [/box_dark]
Afim de padronizar, utilizamos pelo composto térmico da Prolimatech Pk-1, a quantidade aplicada foi semelhante em todas as manutenções. Entre uma troca e outra limpamos o chip e a base dos dissipadores.
[box_dark]MARGEM DE VARIAÇÕES[/box_dark]
A margem de variação e oscilação nos resultados e testes de temperatura, variam de acordo com a temperatura ambiente. O Ar-condicionado ficou estabilizado e funcionando em todos períodos. A temperatura ambiente teve pequenas variações na casa de 0,3 e 0,5 graus, tanto para menos quanto para mais. O que em porcentagem isto representa menos de 0,5% no resultado ou impacto final do desempenho entre eles.
[box_dark]SOBRE OS DISSIPADORES[/box_dark]
Todos os dissipadores são comerciais e produzidos em série para os modelos Topo de linha de cada Fabricante, exceto pelo MK-26 da Prolimatech que é desenvolvido e criado para a venda separada ao mercado, custando pouco mais de 90US$ no mercado Americano.
Exceto pelo formato do Dissipador da Asus e seu encaixe na 570, mantivemos os padrões e não foi preciso nenhuma alteração específica no corpo de dissipação, mantendo assim sua originalidade. O Dissipador da Nvidia, referencial, não funcionou a alimentação da FAN diretamente no PCB da 570, então para mater o máximo possível de fidelidade e imparcialidade nos resultados, optamos por manter todos os outros dissipadores com a FAN em máxima rotação possível via software. Já o dissipador de referência, sua alimentação foi realizada diretamente de um cabo auxiliar da fonte.
Vale salientar e deixar claro que o objetivo deste teste comparativo é tão somente sobre os sistemas de dissipação térmica, os dissipadores dos fabricantes, e não envolvem suas placas ou qualquer outra referência técnica ou prática ao que se refere a desempenho das placas de vídeo.