Home Reviews [review] Pasta Térmica Thermal Silver Implastec

[review] Pasta Térmica Thermal Silver Implastec

por Carlos Xandelly

[box_dark] Resultados[/box_dark]

Vamos aos fatos, resultados seguindo a nossa metodologia padrão.

 

 

 

 

Não tem muito o que comentar, os resultados mostram por si.

Na primeira coleta dos dados, por tamanha discrepância de informações, resolvemos abortar o teste e efetura novamente partindo do zero. E novamente os resultados e os dados (valores de temperaturas) foram idênticos aos colhidos na primeira bateria. O que nos trouxe indignação e sem ter muito o que falar.

Afinal, como pode um fabricante lançar uma pasta térmica ‘de alta condutividade’ que seja pior na performance em relação a sua primeira versão e a mais barata do mercado? Não consesguimos captar o que tal enredo a Implastec desejou com isso. Pode até ser, que ela se refere a uma pasta térmica de alta condutividade sim, mas de retenção de calor.

Só para que fique bem claro ao nosso amigo leitor, olhando os gráficos acima, numa tomada de temperatura com o processador em repouso e sem overclock, a diferença entre a Implastec Branca e a tal da Thermal Silver também do mesmo fabricante e que custa 8x mais caro, ficou 1° C de diferença pra maior, o que poderíamos classificar como empate técnico, porém quando colocamos o processador em funcionamento, esta diferença aumenta brutalmente para 4 °C a mais.

Estas taxas são ainda maiores quando o processador está em overclock, o que prova que a Implastec Thermal Silver não é e não se trata de uma boa pasta e muito menos com performance superior ou melhor a sua tradicional pasta branca siliconada.

 

 

 

[button link=”https://overbr.com.br/review-pasta-termica-thermal-silver-implastec/3″ variation=”darkgrey”]Anterior[/button] [button link=”https://overbr.com.br/review-pasta-termica-thermal-silver-implastec/5″ variation=”darkgrey”]Próxima[/button]

Você também pode gostar

10 comentários

Nick 26 de março de 2017 - 16:16

Nada a ver a resposta da Implastec. Há diversos vídeos no youtube feitos em salas climatizadas para mostrar que a única coisa que afeta negativamente a ação da pasta térmica é aplicar de menos. De resto, não importa nem a técnica usada para espalhar ou o uso de quantidade exagerada de material. Se duvidam, basta procurar pelo canal canadense Linus Tech Review que já fez vários reviews sobre o assunto.

Responder
Raphael 19 de dezembro de 2016 - 08:52

Muito obrigado pelo review. Bem esclarecedor.

Responder
clovis lavor 5 de maio de 2016 - 14:20

Preciso de um contato para cotação de PASTA TERMICA THERMAL SILVER
POTE: 1000KG
(21) 3181-1616

Responder
Daniel Fernando' 15 de fevereiro de 2016 - 15:12

Caros leitores e ao Carlos que postou esse review.

Tenho um notebook positivo 7480 com uns 3 anos de uso e agora estou tendo problemas de superaquecimento quando tento abrir programas e jogos que requer um processo maior, e o mesmo acaba atingindo mais que 100º e desliga.

Fui aconselhado por um técnico a fazer uma limpeza e trocar a pasta térmica por uma que tenha prata em sua composição, infelizmente acabei adquirindo este produto pelo custo do mesmo.
Primeiro fato que gostaria de ressaltar é que a embalagem continua exatamente a MESMA que vocês postaram em 2011, ou seja, está “correção” dos futuros lotes aparentemente ainda não foi resolvido, não constando em lugar algum sua composição química, e está consta como fabricada em 29 de SETEMBRO de 2015.
Infelizmente o problema não continua sendo só a embalagem, a informação citada no comentário da IMPLASTEC acima é de que o produto ” possui aditivo de prata em pó com 99,8% de pureza”, tal informação não consta nem mesmo na FISPQ do produto, que só consegui depois que procurei o PROCON e eles entraram em contato com a empresa antes de notifica-la. Na FISPQ na parte de composição e informações sobre os ingredientes consta as seguintes informações:
MISTURA:
Fluído de Silicone (CAS 63148-57-2)……………………….%N.D.
Dióxido de Titânio (CAS 13463-67-7)………………………%N.D.
Grafite pó (CAS 7782-42-5)………………………………….%N.D.

Natureza Química: Mistura de aditivação de silicone modificado com materiais especiais.

São estas as informações citadas na FISPQ da Pasta Térmica THERMAL SILVER.

Bom o resultado não foi diferente da citada na review, a pasta térmica simples do mesmo fabricante possui um desempenho melhor pois a temperatura antes de superaquecer fica estável alguns minutos a mais com ela do que a que supostamente contém (ou deveria conter) prata.

Deixo aqui a minha indignação do produto e com a empresa, estava com receio de comprar uma outra pasta térmica com prata (que tenha explícito a porcentagem da mesma sobre o peso do produto) e não resolver o superaquecimento do note mas agora com este review e ainda mais com o comentário da IMPLASTEC, acredito que vale a pena correr o risco. Caso alguém possa indicar outra marca ficarei grato.

Responder
Lindoerle 3 de julho de 2015 - 20:30

Boa noite,
Gostaria de compartilhar minha experiência com essa pasta térmica do review.
Estou com um notebook de um cliente com super aquecimento. Depois de realizar a limpeza e trocar a pasta térmica pela Implastec (a branca comum), o notebook continuou quente, ultrapassando os 70º somente usando a internet. Comprei essa pasta e depois de aplica-la da mesma forma que apliquei a branca, o processador de manteve na casa dos 50º. Fiz um teste de stress, onde coloquei o processador para trabalhar com a cpu em 100%. Deixei o stress por 10 minutos e a temperatura chegou no máximo a 62º. Achei um boa pasta, em relação a branca.

Responder
Junior 21 de agosto de 2013 - 22:18

Li o comentário do representante da Implastec, e esse papo de laboratório foi pra tentar amenizar a vergonha que essa “pasta térmica” representou para a marca Implastec.

No review o nosso amigo disse que não acreditou no resultado negativo e refez o teste.

Concordo com a resposta dele para o representante de que esses testes de laboratório não condizem com a realidade e o uso prático. Esse pessoal do overclock já testou de tudo, de pasta de dente a super bonder, dou crédito a eles porque eles sim utilizam e testam os produtos em ambiente real e em condições extremas.

Encontrei esse review porque estava comprando um pote de 100g dessa pasta para uso aqui na assistência, e como sempre faço ao me deparar com um produto que não conheço eu procurei um review sobre o mesmo. Resultado, desisti imediatamente da compra e vou continuar usando a boa e velha pasta branca até encontrar algo melhor (e com preço acessível).

Cabe a Implastec fazer os testes e provar o contrário.

Parabéns pelo review.

Responder
Implastec 17 de abril de 2012 - 11:31

Prezado Carlos Alexandre Xandelly,

Tivemos acesso ao review Pasta Térmica Thermal Silver Implastec publicado em 21/10/2011.

Seguem abaixo nossos esclarecimentos em relação a alguns trechos do texto.

Trecho 1
“Vale salientar antes de entrarmos nos testes e apresentação, que o fabricante retirou as embalagens do mercado com a Inscrição e a Informação: COM PRATA. Deixando apenas a informação de Produto Profissional….”

A informação acima não é verdadeira. Quando a Thermal Silver começou a ser comercializada, nosso rótulo frontal não trazia a informação “COM PRATA”. Esse fato foi corrigido nos lotes subsequentes que passaram a apresentar tal informação. Portanto, não retiramos as embalagens “COM PRATA” do mercado, exatamente pelo fato da nossa composição apresentar esse metal como aditivo.

Trecho2
“Procuramos por qualquer indicativo de prata na sua composição, e pelas informações publicadas na etiqueta e na sua embalagem, estas não constam, levando a crer que realmente o fabricante ‘errou’ na sua informação de embalagem.”

Constatamos que o verso de nossa embalagem não está adequado, pois realmente não há a informação no quadro de composição sobre a presença de prata. Salientamos que a Thermal Silver possui aditivo de prata em pó com 99,8% de pureza. A presença de prata proporciona um maior efeito de condutividade térmica, devido às propriedades intrínsecas deste metal. Agradecemos por essa constatação e a correção já está sendo providenciada para os lotes futuros.

Trecho 3
“Pode até ser que a formulação da composição química esteja errada, porém tudo leva a acreditar que o que saiu errado mesmo além do projeto e da formulação da Thermal Silver é de que as informações que são levadas ao consumidor estão equivocadamente justapostas.”

A Implastec é uma empresa que pauta pela qualidade, ética e eficiência nos processos. Somos certificados pelo ISO 9001:2008. Jamais induziríamos nossos clientes a comprar um produto por associação errônea ao nome. Nosso produto trás o “Silver” (prata em inglês) na denominação exatamente pelo fato de possuir esse metal como aditivo.

Trecho 4
“Bom, dentro de tudo o que foi exposto, comentado, falado, mostrado e provado através dos testes, nós não recomendamos o uso da Thermal Silver. Ficamos um tanto quanto chateados em ver que o produto ‘novo’ da Implastec é pior do que a sua pasta térmica branca siliconada (que atualmente é a mais fraca e mais barata pasta do mercado nacional).”

Só é possível a obtenção de resultado representativo a partir da comparação de diferentes produtos, quando todos os experimentos são realizados exatamente na mesma condição instrumental, térmica e quantitativa, ou seja, com os mesmos equipamentos, a mesma temperatura e a mesma quantidade (em massa) de pasta térmica. Sobre esse último requisito, em nenhum momento no review é abordado a forma pelo qual se definiu a quantidade aplicada. A precisão da massa aplicada é fundamental para o efeito comparativo, ainda mais pelo fato da função da pasta térmica ser o preenchimento de microfissuras. Se a quantidade aplicada é 0,5 ou 0,6 gramas há uma enorme diferença de ação condutiva, representando uma superfície de pasta térmica cerca de 20% superior em relação à aplicação de 0,5 g.

Conclusão

Dessa forma, os resultados apresentados são inconclusivos, pois o método utilizado não foi apresentado em sua totalidade.

Sugerimos que os testes sejam realizados com maior precisão em relação à quantidade aplicada (utilização de balança de precisão) e em triplicatas (repetição experimental em três vezes), que buscam evitar erros experimentais e aleatórios de medidas. Do mesmo modo, seria interessante a realização de testes de durabilidade e vida útil das pastas térmicas, e não somente a verificação da ação momentânea dos produtos.

As informações pertinentes ao rótulo do produto já estão em fase de correção.

Estaremos à disposição para o esclarecimento de qualquer dúvida em relação à aplicação da nossa IPT Pasta Térmica e da IPT Thermal Silver.

Departamento Técnico
Implastec

Responder
Carlos Xandelly 1 de maio de 2012 - 16:58

Boa Tarde Luiz ! A Paz

Ficamos bastante felizes em saber que a IMPLASTEC está fazendo as devidas correções no seu produto que foi testado em nossa plataforma.
Futuramente se o assim desejar, podemos estar agendando e programando um novo teste segundo a sua orientação, para que se possa levar aos leitores a melhor e mais transparência possível nos resultados, assim como temos feito ao longo destes últimos anos.
Testar este tipo de produto em laboratório e de maneira simulada é muito diferente de usar a pasta no cotidiano e na plataforma real, o que certamente poderia trazer certo desconforto aos nossos analistas, uma vez que o produto quando testado em laboratório de maneira ‘simulada’ apresentará respostas bastante diferentes quando testado de maneira prática e na realidade. E certamente o usuário não gostaria de encontrar uma diferença neste sentido.

O que precisar, e para futuro contato, pode entrar em contato diretamente comigo.
Um grande abraço e aguardamos um feedback.

Responder
Over X 23 de outubro de 2011 - 22:48

me desculpa a sincero, mas que bela bosta isso ai eim ! Nota zero pra Implastec. Até aquela branca genérica era legal para usar em micros de entrada e vendas no varejo, melhor que o tal elastomero.
Mas lançarem uma ‘cinza’ de uso profissional e que fica com resultado pior? ahhhhhhh tenha meu santo saco…… lixo puro

lamento

Responder
gugle 22 de outubro de 2011 - 17:50

belo review
silver mesmo só na cor, realmente é dificil crer que conseguiu ser pior que a branca FAIL

Responder

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações