História Empresa
Você imaginaria uma empresa de informática que começou nos fundos de uma fazenda de uma área rural no interior americano se transformar em uma das estrelas de seu setor? Pois foi assim que começou a GATEWAY, uma empresa caipira que virou uma estrela no mundo da informática.
A história
A empresa foi fundada no dia 5 de setembro de 1985 na área rural da pacata cidade de Sioux City, estado de Iowa, por Ted Waitt, um ex-funcionário de uma loja de computação na cidade de Des Moine, e seu amigo Mike Hammond, com apenas US$ 10 mil emprestados pela avó de Waitt, um computador alugado e três páginas de planejamento de negócios. A nova empresa, que inicialmente se chamava GATEWAY 2000, atuava no ramo de computadores, vendendo mail-order upgrade, além de componentes e software. Em menos de um ano, a empresa mudou sua sede, localizada na fazenda de criação de gado da família Waitt, para o centro da cidade. Não demorou muito para se tornar um dos maiores sucessos no segmento de vendas diretas de computadores no país, utilizando um modelo de venda semelhante ao da poderosa DELL. O resultado não poderia ser outro: em 1987 as vendas atingiram US$ 1.5 milhões, mostrando o profissionalismo e o sucesso da nova empresa.
No ano seguinte a empresa veiculou seu primeiro comercial nacional em revistas especializadas. O tema da campanha publicitária era “Computers from Iowa?”, uma referência direta ao pólo da informática em Silicon Valley, na Califórnia. O sucesso fez com que a empresa mudasse sua sede e linha de montagem para North Sioux City, em Dakota do Norte. Foi em 1991 que a GATEWAY ficou definitivamente conhecida nos Estados Unidos ao introduzir a famosa embalagem imitando a pele de uma vaca (chamada carinhosamente de Cow-Spotted Boxes), um claro tributo as origens rurais de seus fundadores, seguida do slogan “Welcome to Gateway Country”. As embalagens fizeram tanto sucesso, transformando-se em sinônimo da marca, que a empresa resolveu, além de registrá-la como uma marca, acrescentá-la ao seu logotipo em meados desta década.
A partir de 1995, passou a empresa produzir seus próprios computadores, além de lançar sua primeira linha de laptops, garantindo, assim, sucesso absoluto em um segmento extremamente competitivo. Porém, era preciso algo mais para a empresa decolar de vez. E isso ocorreu em 1996 quando foi inaugurada a primeira loja da empresa, chamada GATEWAY COUNTRY STORE. Depois disso, muitas outras foram abertas de costa a costa nos Estados Unidos. Mas, com o crescimento do mercado on-line e os crescentes prejuízos operacionais, a empresa resolveu fechar todas as suas quase 300 lojas, a última definitivamente lacrada em 9 de abril de 2004, concentrando sua força de vendas na Internet e nas redes de lojas especializadas em informática. A partir de 2002, vislumbrando inúmeras oportunidades, aumentou sua gama de produtos passando a oferecer produtos eletrônicos como televisões de plasma, câmeras digitais, filmadoras, tocadores de MP3, projetores DLP, roteadores de Internet sem fio e palm-tops. A GATEWAY foi pioneira em seu segmento ao introduzir monitores coloridos como item básico em todos os computadores pessoais; primeira a oferecer três anos básicos de garantia, a primeira a explorar comercialmente a convergência do PC e do televisor; entre outras novidades.
No ano de 2004 adquiriu a empresa eMachines, uma das mais eficientes produtoras de computadores pessoais dos Estados Unidos, por cerca de US$ 235 milhões. Em 16 de outubro de 2007 a empresa foi comprada pela ACER por US$ 710 milhões. Nos anos seguintes a GATEWAY lançou novas linhas de notebooks e desktops que ganharam design arrojado e diferenciais inovadores, buscando atender diretamente a prioridade de cada usuário. Sendo assim, é possível encontrar em seus computadores inovadores recursos multimídia, touchpad e efeito de luz brilhante, perfeito para filmes, música e games. Recentemente a GATEWAY encerrou as vendas em sua página na Internet e no popular número 1-800-GATEWAY, que recebia mais de 11 mil ligações diariamente. Os produtos da marca agora são encontrados em sites de grandes varejistas e nas lojas físicas de grandes redes. Em meados de 2011 a marca americana desembarcou oficialmente no Brasil com a comercialização de seus primeiros notebooks.