O Yammer vem empoderando as experiências de comunidade na Microsoft por mais de uma década. Nesse período, vimos nossos clientes usarem a ferramenta para influenciar a cultura de sua empresa, reunir funcionários em momentos de dificuldade, compartilhar conhecimento e capacitação em uma plataforma que influencia e reúne positivamente a mudança em suas organizações. Durante esse período, nossos usuários nos inspiraram e cresceram conosco. Seis meses atrás, demos o primeiro passo para renomear o aplicativo Yammer Comunidades do Teams para Viva Engage, para aproximar o Yammer do nosso pacote Viva de experiências de funcionários. Desde então, continuamos adicionando novas funcionalidades aos aplicativos Viva Engage e Yammer, incluindo o recurso storyline. Nos últimos meses, ouvimos feedbacks de que ter dois aplicativos apresentando experiências semelhantes e os mesmos serviços gerou confusão e dificultou a adoção e a clareza para os usuários finais.
Por isso, o Yammer se tornará o Viva Engage.
Ao longo do próximo ano, as experiências do Yammer serão renomeadas para Viva Engage, a fim de se alinhar melhor com o Microsoft Viva e se tornar um pilar único da Microsoft Employee Experience Platform. Estamos entusiasmados com o fato de que essa mudança unificará o Viva Engage na Web, dispositivos móveis, Teams, Outlook e em outras pontas. Essa mudança é resultado direto do feedback que ouvimos de nossos usuários e nos ajudará a oferecer uma experiência integrada e uma única plataforma Viva Engage em aplicativos e endpoints, de onde quer que você escolha participar.
Garantimos que essas alterações de marca não alterarão os recursos, o valor ou os preços do Yammer para clientes atuais do Microsoft 365 e/ou M365 SKUs. Todos os recursos que os usuários desfrutam hoje com sua licença M365 existente continuarão disponíveis, apenas sob um novo nome.
Novos recursos estão sendo lançados hoje
Em setembro, anunciamos novos recursos chegando ao Viva Engage, que permitiam um engajamento da liderança, expressão autêntica, comunicações corporativas, eventos e compartilhamento e descoberta de conhecimento. Hoje, essas experiências começam a ser implementadas em todo o mundo.
Os recursos recém-lançados para os clientes do pacote Viva incluem:
- Anúncios em Storyline para os líderes
- Leadership Corner para empregados
- Ask Me Anything
- Social Media #Campaigns
- Análises avançadas
- Respostas no Viva
O Respostas no Viva também está disponível para os clientes do Viva Topics.
Saiba mais sobre esses recursos aqui.
Como obter os novos recursos
- Modo Nativo: as novas experiências exigem o Modo Nativo e, em breve, exigiremos que todas as redes sejam atualizadas para o Modo Nativo para permitir que usuários, grupos e conteúdo sejam compatíveis e mapeados para suas contrapartes no Azure Active Directory e no Microsoft 365. Saiba mais sobre o que essa mudança significa e como planejar sua atualização.
- Novo centro de administração: os administradores verão um novo centro de administração do Viva Engage, onde poderão concluir tarefas e atribuir funções e responsabilidades para usuários licenciados do Viva Suite. Saiba mais sobre essas novas ações administrativas aqui.
O que vem a seguir para o Viva Engage
Em 2023, todo o Yammer evoluirá para se tornar Viva Engage, retirando a marca Yammer de mercado. A primeira fase começará em março de 2023 com atualizações no aplicativo Comunidades para aplicativos móveis Outlook e Yammer para iOS e Android.
Ainda em março, o aplicativo Comunidades para Outlook será atualizado para refletir a marca Viva Engage. Essa mudança acontecerá automaticamente, sem nenhuma ação necessária.
Além disso, no mesmo mês, os aplicativos móveis do Yammer para iOS e Android serão renomeados como Viva Engage para fornecer uma experiência móvel nativa otimizada para compartilhamento social e mídia avançada. Os usuários deverão atualizar o aplicativo para ver as alterações.
À medida que refinamos o cronograma além de março para que os endpoints restantes do Yammer sejam renomeados para Viva Engage, continuaremos a compartilhar detalhes com nossos funcionários, clientes e parceiros.
Junte-se a nós no AMA do Viva Engage
As equipes de produto e engenharia do Viva Engage estão ansiosas para construir o futuro deste produto com os usuários ao longo deste ano e além. Para saber mais sobre as mudanças anunciadas hoje, junte-se à Microsoft em 23 de fevereiro para um AMA com os líderes de produto da equipe Viva Engage.
O que os usuários podem esperar das novidades?
A mudança da marca para Viva Engage acontecerá em fases ao longo de 2023, com o Outlook e os aplicativos móveis mudando primeiro, seguidos pela experiência na web. Aqui está uma breve linha do tempo:
- Fevereiro: um banner de rebranding no aplicativo aparecerá no aplicativo móvel do Yammer, avisando com antecedência sobre a alteração.
- Março: o aplicativo móvel Yammer se tornará Viva Engage. Ainda poderá ser pesquisado como Yammer por um tempo (por exemplo, no Spotlight Search da Apple). Na mesma época, o aplicativo Comunidades no Outlook também será renomeado para Viva Engage.
- Abril: o banner de rebranding começará a aparecer na experiência da Web do Yammer.com, avisando com antecedência sobre a alteração.
- Inverno de 2023: a experiência na web do Yammer.com torna-se o Viva Engage, com alguns aprimoramentos de UX/UI. A URL do Yammer.com permanecerá por um tempo enquanto a equipe faz atualizações de back-end adicionais.
- Mais tarde em 2023: os URLs do Yammer.com serão atualizados. Planejamos oferecer suporte ao redirecionamento para URLs legados para que os links e integrações existentes continuem funcionando.
Como todas as reestruturações de marcas, essa mudança levará tempo. À medida que concluímos a mudança do Yammer para Viva Engage, os usuários poderão esperar uma experiência familiar. Todas as funcionalidades existentes, que já são parte da rotina de milhões de trabalhadores em todo o planeta, juntamente com os recursos mais recentes, permanecem as mesmas.
Embora esse processo dê início à descontinuidade de nossa célebre marca Yammer, também marca um novo começo emocionante para cocriarmos com nossos usuários experiências que revolucionarão a maneira como seus funcionários se conectam e prosperam no trabalho.
Perguntas frequentes
Onde posso obter ajuda para configurar o Viva Engage?
Entre em contato com FastTrack, seu gerente de conta, ou saiba como implantar o Yammer/Viva Engage aqui. Você também pode encontrar materiais úteis de adoção em Viva Engage – Microsoft Adoption. Continuaremos a adicionar materiais para os clientes usarem para comunicação e treinamento à medida que mais recursos forem disponibilizados.
A mesma moderação de conteúdo e outras políticas administrativas definidas no Yammer serão transferidas para o Viva Engage?
Sim, todas as políticas e recursos administrativos permanecerão.