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Tecnologia nas escolas: comunicação e colaboração além da sala de aula

por SimbiekJP
Alunos do Colégio Marista de Jaraguá do Sul

Parceria entre Colégios Maristas e Microsoft apoia gestão, interação e planejamento escolar; estudantes usam o Teams para participar de orientações, aulas e fazer apresentações por videoconferência

O mundo caminha para ser cada vez mais digital e isso não é diferente na sala de aula e na gestão das escolas. Em Santa Catarina, o Colégio Marista São Luís, de Jaraguá do Sul, usa tecnologia para conectar pessoas em diferentes locais e ampliar as possibilidades de aprendizagem e interação. Em 2018, a equipe de tecnologia integrou o processo de planejamento de aulas da educação infantil com o Microsoft Teams. Em 2019, a rede educacional focou em implantar a cultura digital com alunos e professores do Ensino Fundamental II (a partir do 6º ano) e Ensino Médio.

Assim, durante a Mostra Cultural de 2019, o colégio passou a usar a ferramenta para facilitar a integração e, com ela, os alunos que não puderam comparecer em determinadas orientações, conseguiram participar pelo Teams. De acordo com a assistente de tecnologia, Karen Carvalho, o treinamento se deu de maneira muito simples, uma vez que o Teams é uma ferramenta de utilização intuitiva.

“A utilização nesta ocasião trouxe muitos benefícios para os alunos, uma vez que eles criaram autonomia para utilizar a ferramenta sozinhos, beneficiando a própria comunicação entre eles. Mesmo com smartphones e a facilidade da internet, os estudantes não tinham uma forma de otimizar a realização de trabalhos em equipe. Isso foi encontrado no Teams. Agora os vemos usando muito a ferramenta para edição simultânea, confiando no modelo de edição on-line para evitar a perda de documentos, além de trocar informações escolares via chat”, comentam Karen e a professora da unidade, Magnólia Ramos.

Atualmente, a rede de Colégios Maristas, presente em cinco estados brasileiros, adotou o Microsoft Teams para reunir as comunicações entre professores e estudantes em um só lugar, estimulando maior colaboração. Por meio da ferramenta, as escolas conseguem, também, mais agilidade na criação de planejamento de aulas, no acesso a documentos e atividades, o que contribui para facilitar o dia a dia dos professores, alunos e das áreas administrativas e técnicas.

Alunos do Colégio Marista de Ribeirão Preto usam tablets em sala de aula.
Alunos do Colégio Marista de Ribeirão Preto usam tablets em sala de aula.

Segundo Caroline Serqueira, gerente de tecnologia da Rede Marista de Colégios (RMC), o uso de tecnologia amplia em vários níveis a experiência que é o aprendizado. A interação entre professores e alunos via videoconferência, acompanhamento de atividades, compartilhamento de arquivos, vídeos, integração com dispositivos móveis, realização de pesquisas, formulários e muitos outros usos se tornou possível com o Microsoft Teams. “Buscamos otimizar a comunicação entre direção e coordenação, corpo docente e administrativo sobre planos de ensino, comunicados diversos, calendário, agenda de salas e videoconferências. A comunicação entre os estudantes e professores também é potencializada com o uso do ambiente”, explica.

Tecnologia a favor do ensino

Atualmente, todo o corpo docente da RMC possui acesso à ferramenta, o que resultou em uma grande transformação no plano de aula. Antes, toda a troca de informações era feita por e-mail. Contudo, com tantas informações sendo trocadas, era fácil deixar passar mensagens importantes e faltava agilidade para os processos. “A migração da caixa de mensagem tradicional a partir do uso do Teams vai começar a acontecer nas unidades. Inserimos os planos de aula na ferramenta e, assim, a coordenação e o docente agora atuam simultaneamente. Já a equipe de inclusão consegue acompanhar melhor seus alunos, que necessitam de um pouco mais de atenção, e ter um rápido acesso a diversos dados coletados no dia a dia sobre cada um”, esclarece Caroline.

O objetivo atual é expandir o uso da ferramenta de forma estruturada tanto nas salas de aula, quanto nas áreas administrativas. Na unidade Champagnat, em Ribeirão Preto (SP), por exemplo, toda a parte administrativa, além de recepção e portaria estão capacitados a atuar por meio da ferramenta, trocando arquivos, organizando documentações, para agilizar e facilitar o trabalho. Além disso, a ferramenta permitiu uma segurança maior em arquivos digitais, eliminando o risco de perder arquivos ou expor informações sensíveis.

A ferramenta está disponível para todos os Colégios da Rede. Alguns estão em implementação automática para todos os setores, caso das unidades Marista São Luís, Criciúma e Anjo da Guarda. A projeção é que todos estejam integrados e utilizando a ferramenta em curto prazo.

Imagem principal: alunos do Colégio Marista São Luís, de Jaraguá do Sul (SC), usam tecnologia para colaborar em sala de aula. (Fotos: Theo Marques/Divulgação Rede Marista de Colégios)

Sobre os Colégio Maristas

A Rede Marista de Colégios (RMC) está presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

Sobre a Microsoft

A Microsoft habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. Sua missão é empoderar cada pessoa e cada organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 30 anos e é uma das 110 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975. Desde 2003, a empresa investiu mais de R$ 451 milhões levando tecnologia gratuitamente para 5.757 ONGs no Brasil, beneficiando vários projetos sociais. Desde 2011, a Microsoft já apoiou mais de 7 mil startups no Brasil, com investimento superior a US$ 202 milhões em créditos em nuvem.

Equipe de atendimento da Microsoft na Máquina Cohn & Wolfe: 
Bruna Santos – Tel: (11) 3147-7433 –  [email protected]
Maria Fernanda – Tel: (11) 3147-7473 – [email protected]

Fonte: https://news.microsoft.com/

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