Parceria entre Colégios Maristas e Microsoft apoia gestão, interação e planejamento escolar; estudantes usam o Teams para participar de orientações, aulas e fazer apresentações por videoconferência
O mundo caminha para ser cada vez mais digital e isso não é diferente na sala de aula e na gestão das escolas. Em Santa Catarina, o Colégio Marista São Luís, de Jaraguá do Sul, usa tecnologia para conectar pessoas em diferentes locais e ampliar as possibilidades de aprendizagem e interação. Em 2018, a equipe de tecnologia integrou o processo de planejamento de aulas da educação infantil com o Microsoft Teams. Em 2019, a rede educacional focou em implantar a cultura digital com alunos e professores do Ensino Fundamental II (a partir do 6º ano) e Ensino Médio.
Assim, durante a Mostra Cultural de 2019, o colégio passou a usar a ferramenta para facilitar a integração e, com ela, os alunos que não puderam comparecer em determinadas orientações, conseguiram participar pelo Teams. De acordo com a assistente de tecnologia, Karen Carvalho, o treinamento se deu de maneira muito simples, uma vez que o Teams é uma ferramenta de utilização intuitiva.
“A utilização nesta ocasião trouxe muitos benefícios para os alunos, uma vez que eles criaram autonomia para utilizar a ferramenta sozinhos, beneficiando a própria comunicação entre eles. Mesmo com smartphones e a facilidade da internet, os estudantes não tinham uma forma de otimizar a realização de trabalhos em equipe. Isso foi encontrado no Teams. Agora os vemos usando muito a ferramenta para edição simultânea, confiando no modelo de edição on-line para evitar a perda de documentos, além de trocar informações escolares via chat”, comentam Karen e a professora da unidade, Magnólia Ramos.
Atualmente, a rede de Colégios Maristas, presente em cinco estados brasileiros, adotou o Microsoft Teams para reunir as comunicações entre professores e estudantes em um só lugar, estimulando maior colaboração. Por meio da ferramenta, as escolas conseguem, também, mais agilidade na criação de planejamento de aulas, no acesso a documentos e atividades, o que contribui para facilitar o dia a dia dos professores, alunos e das áreas administrativas e técnicas.
Segundo Caroline Serqueira, gerente de tecnologia da Rede Marista de Colégios (RMC), o uso de tecnologia amplia em vários níveis a experiência que é o aprendizado. A interação entre professores e alunos via videoconferência, acompanhamento de atividades, compartilhamento de arquivos, vídeos, integração com dispositivos móveis, realização de pesquisas, formulários e muitos outros usos se tornou possível com o Microsoft Teams. “Buscamos otimizar a comunicação entre direção e coordenação, corpo docente e administrativo sobre planos de ensino, comunicados diversos, calendário, agenda de salas e videoconferências. A comunicação entre os estudantes e professores também é potencializada com o uso do ambiente”, explica.
Tecnologia a favor do ensino
Atualmente, todo o corpo docente da RMC possui acesso à ferramenta, o que resultou em uma grande transformação no plano de aula. Antes, toda a troca de informações era feita por e-mail. Contudo, com tantas informações sendo trocadas, era fácil deixar passar mensagens importantes e faltava agilidade para os processos. “A migração da caixa de mensagem tradicional a partir do uso do Teams vai começar a acontecer nas unidades. Inserimos os planos de aula na ferramenta e, assim, a coordenação e o docente agora atuam simultaneamente. Já a equipe de inclusão consegue acompanhar melhor seus alunos, que necessitam de um pouco mais de atenção, e ter um rápido acesso a diversos dados coletados no dia a dia sobre cada um”, esclarece Caroline.
O objetivo atual é expandir o uso da ferramenta de forma estruturada tanto nas salas de aula, quanto nas áreas administrativas. Na unidade Champagnat, em Ribeirão Preto (SP), por exemplo, toda a parte administrativa, além de recepção e portaria estão capacitados a atuar por meio da ferramenta, trocando arquivos, organizando documentações, para agilizar e facilitar o trabalho. Além disso, a ferramenta permitiu uma segurança maior em arquivos digitais, eliminando o risco de perder arquivos ou expor informações sensíveis.
A ferramenta está disponível para todos os Colégios da Rede. Alguns estão em implementação automática para todos os setores, caso das unidades Marista São Luís, Criciúma e Anjo da Guarda. A projeção é que todos estejam integrados e utilizando a ferramenta em curto prazo.
Imagem principal: alunos do Colégio Marista São Luís, de Jaraguá do Sul (SC), usam tecnologia para colaborar em sala de aula. (Fotos: Theo Marques/Divulgação Rede Marista de Colégios)
Sobre os Colégio Maristas
A Rede Marista de Colégios (RMC) está presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.
Sobre a Microsoft
A Microsoft habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. Sua missão é empoderar cada pessoa e cada organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 30 anos e é uma das 110 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975. Desde 2003, a empresa investiu mais de R$ 451 milhões levando tecnologia gratuitamente para 5.757 ONGs no Brasil, beneficiando vários projetos sociais. Desde 2011, a Microsoft já apoiou mais de 7 mil startups no Brasil, com investimento superior a US$ 202 milhões em créditos em nuvem.
Equipe de atendimento da Microsoft na Máquina Cohn & Wolfe:
Bruna Santos – Tel: (11) 3147-7433 – [email protected]
Maria Fernanda – Tel: (11) 3147-7473 – [email protected]