Autores independentes e editoras de todo o mundo agora possuem mais uma opção para publicarem seus ebooks. Trata-se do site eBookPlus.com, uma plataforma que tem como base a publicidade nos livros digitais, que faz a ponte entre autores ou editoras e anunciantes. Qualquer empresa do mundo pode anunciar dentro de ebooks, uma vez que o investimento mínimo é 50 dólares. Assim, os ebooks chegam de graça ou com um bom desconto aos leitores.
Já faz algum tempo que o mercado especulava sobre publicidade nos ebooks. Gigantes, como Microsoft e Yahoo, já haviam criado patentes, pensando na leitura patrocinada, mas até então, ninguém tinha desenvolvido o sistema para gerenciar isso de fato.
“Como editor e autor, sempre sofri com a pirataria das obras que publiquei. Por isso, imaginei algo que pudesse levar o conteúdo de graça ou com um bom desconto para as pessoas, sem prejudicar autores e editores, e, com isso, fazer com que a pirataria perdesse o sentido.” – afirma Leo Mark, CEO e cofundador da eBookPlus, empresa com sede em Palo Alto, na Califórnia.
Segundo Leo Mark, boa parte das pessoas, antes de comprar um ebook, perde um bom tempo procurando a versão pirata na internet, de modo a obtê-lo de graça. Com a eBookPlus, isso perde o sentido, pois muitos livros digitais estarão de graça ou com desconto, a poucos cliques de distância e o melhor: legalizados.
Uma pesquisa realizada pela eBookPlus, com duas mil pessoas, nos Estados Unidos e Reino Unido, constatou que, em média: 55% das pessoas preferem ebooks de graça, com publicidade, contra 13%, que preferem a versão pirata e 17%, a versão por 0,99 dólares. Em uma segunda pergunta, comparando ebooks de graça com publicidade versus ebooks por 9,90 dólares (preço médio), 70% das pessoas preferem os com publicidade a pagar 9,90 dólares.
No entanto, engana-se quem acha que visualizará publicidade durante a leitura do capítulo. As peças são inseridas apenas no início dos capítulos, por alguns segundos, ou seja, publicidade não intrusiva, sem atrapalhar a leitura do capítulo.
Além de publicidade em ebooks, as pessoas que não quiserem ler com publicidade, poderão pagar pela versão convencional, assim como os autores e as editoras poderão escolher se querem ou não publicidade dentro de suas obras.
A eBookPlus está sendo lançada na Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha, do dia 9 a 14 de outubro de 2012. http://eBookPlus.com