Home / Noticias / Sesc São Paulo leva atividades à Campus Party 2019

Sesc São Paulo leva atividades à Campus Party 2019

Sesc São Paulo na Campus Party Brasil

Instituição leva ao evento uma programação gratuita que inclui vivências e debates sobre tecnologia, cultura, games e representatividade.

Na Arena, atividades físico-esportivas e artísticas estimulam os visitantes a se desplugarem

Sesc na Campus Party
O Sesc São Paulo participa da 12ª edição da Campus Party Brasil compartilhando não só experiências ligadas à tecnologia e cultura maker como também à arte, representatividade, literatura, moda e até maternidade.

Entre os dias 13 e 16 de fevereiro, na Expo Center Norte, a instituição estará presente na ‘Open Campus’, área de circulação gratuita do festival, com atividades fixas e debates.

Na Arena, espaço reservado aos campuseiros, o Sesc oferecerá ações de engajamento físico e imersões artísticas.

 

Samira Almeida, Osvaldo Isaka, André Dahmer e Ana Paula Xongani participarão de atividades no estande do Sesc São Paulo na Campus Party

Para Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo, “a participação do Sesc na Campus Party 2019 visa a estimular o encontro entre o digital e o analógico, com foco na experiência humana.

A missão da instituição se concretiza ao oferecer aos diferentes públicos a oportunidade de uma participação ampla em atividades colaborativas, que propiciem aos participantes a reflexão, novos aprendizados e novas formas de ver o mundo que os circunda”.

 

Atrações na Open Campus

Os visitantes do estande do Sesc SP na ‘Open Campus’ poderão conferir uma amostra do que é oferecido regularmente no Espaço de Tecnologias e Artes (ETA), presente em 37 unidades da instituição, com salas-laboratório dedicadas às práticas educativas que utilizam suportes tecnológicos e digitais, sempre com uma atmosfera de liberdade, reflexão e cooperação, nas quais elementos analógicos também são bem-vindos.

Campus Party Executive

Para isso, o Sesc São Paulo vai estruturar bancadas nas quais os visitantes do evento terão acesso a vivências gratuitas de desenvolvimento de objeto em impressora 3D;

Demonstração de corte a laser; criação de animatrônicos e brinquedos controlados por Arduino e sensores;

Aulas abertas de técnicas têxteis e modelagem para produção de peças de vestuário;

E games com jogos digitais nacionais com temáticas sobre representatividade negra, indígena e de gênero.

 

Óculos de Realidade virtual

Destaque também para a bancada com óculos de realidade virtual, nos quais serão exibidos três curtas da Mostra Internacional de Cinema: Ultraman, Zero Days e Rio de Lama, documentário sobre o rompimento da barragem em Mariana (MG), produzido pelo artista Tadeu Jungle.

óculos VR Sesc na Campus party
Atividades com foco na troca de saberes contarão com nomes relevantes em debates sobre tecnologia livre, literatura, games, representatividades e até maternidade.

Entre os facilitadores dos bate-papos estão: o cartunista André Dahmer – autor de quadrinhos nos jornais O Globo e Folha de S.Paulo -;

O sociólogo e conselheiro do Comitê Gestor da Internet (CGI) Sergio Amadeu – defensor e divulgador do Software Livre e da Inclusão Digital no Brasil -;

O artista visual Fred Paulino – cientista da Computação pela UFMG -;

O indígena Osvaldo Isaka – professor na aldeia São Joaquim/Centro de Memórias, Terra Indígena Kaxinawá do Baixo Rio Jordão, no Acre, e um dos criadores do game ‘Os Caminhos da Jiboia’ -;

A mãe influencer e criadora de uma marca de roupas afro Ana Paula Xongani;

Samira Almeida – fundadora do livro aplicativo StoryMax – ;

A designer Thaiz Leão – criadora das tirinhas Mãe Solo -;

E a educadora de tecnologia, feminista e entusiasta do software livre Maraiza Adami.

(Calendário completo, abaixo).

Aplicativo Exercícios de dança de fitness

Práticas corporais

Já na Arena, área destinada aos campuseiros, o Sesc SP oferecerá práticas corporais como contraponto ao já extenso calendário voltado às tecnologias preparado pelo festival.

Para ajudar esse público a se desplugar por alguns instantes, o Sesc ativa o Espaço Wellness, com técnicas como Treino Gaia e Dança K-Pop, e uma série de atividades esportivas realizadas em uma quadra.
A instituição também levará arte para os campuseiros no Lounge Sesc, onde ocorre a audição do álbum Modo Avião do compositor Lucas Santanna;

No Palco Entertainment, a palestra-performance Poéticas Orbitais, com o artista mexicano Nahum e, no Palco Makers, a palestra Experiências em Audiovisual e Animação nos Espaços de Tecnologias e Artes do Sesc SP, com o educador do ETA do Sesc Jundiaí Felipe Calixtre.

O envolvimento do Sesc São Paulo com a propagação do conhecimento tecnológico não se limita ao período da Campus Party.

O programa de Tecnologias e Artes da instituição faz parte de sua ação socioeducativa permanente e é desenvolvido o ano todo em cursos e oficinas nas unidades da capital, do litoral e do interior do estado.

Banner da Campus party

Sesc no Campus Party Brasil 2019

Programação Open Campus
BANCADAS
Terça a quinta-feira – 13, 14 e 15 de fevereiro – 10h às 20h
Sábado – 16 de fevereiro – 10h às 16h

– Bancada Técnicas Têxteis
Com o Ateliê Vivo
Aulas abertas conduzidas pelo Ateliê Vivo, uma biblioteca pública de modelagens. Após assistirem a uma introdução à costura, os participantes serão estimulados a produzir sua própria peça a partir de moldes disponíveis (pochete, bolsa, travesseiro, calcinha, cueca e shorts).
– Bancada Fabricação Digital I
Com Sítio do Astronauta
Atividade aberta com o objetivo de introduzir e familiarizar o público com o uso da impressora 3D, oferecendo a oportunidade de produzir a sua própria peça a partir de uma ideia ou desenho no papel ou com software de modelagem, acompanhando o processo entre imagem e materialização.
– Bancada Fabricação Digital II
Com Rodrigo Mafra e Natália Calamari
Exibição e demonstração do processo de corte a laser explicando as potencialidades dessa nova tecnologia aplicada às artes e processos criativos envolvidos no aprendizado de novas tecnologias. Área para demonstração, com possibilidade de atividade prática e teórica, com computador com software livre de projetos vetoriais.
– Bancada Eletrônica Criativa
Com Glauco Paiva
Laboratório aberto de traquitanas, engenhocas e outros inventos em que o artista trabalha e recebe o público explicando o funcionamento das obras. Criação de animatrônicos controlados por sensores de áudio e movimento, brinquedos controlados por arduinos e sensores criando novos comportamentos.
– Bancada Realidade Virtual – Mostra Internacional de Cinema
Três óculos de realidade virtual apresentam curtas da Mostra Internacional de Cinema: Ultraman, Zero Days e Rio de Lama.

Campus experience

– Bancada Games (Vivência)

Com Game & Arte
Atividade com três jogos digitais nacionais que propõem uma reflexão sobre a representatividade negra, indígena e trans.

Estarão disponíveis ao público o game Huni Kuin, produzido pelo índio Kaxinawá Osvaldo Isaka, Pug Corn, game narrativo desenvolvido por Mariana Souto em conjunto com a Casa de Acolhida a Mulheres Transsexuais e Travestis Florescer, e A Nova Califórnia, projeto do estúdio Game e Arte, baseado no conto homônimo de Lima Barreto, desenvolvido pela Game e Art.

 

DEBATES

– Tecnologias Livres
Com Sergio Amadeu, Fred Paulino e Maraiza Adami
Quarta-feira, 13 de fevereiro, das 17h às 18h
– Experiências Literárias e Tecnologias
Com André Dahmer, André Valias e Samira Almeida
Quinta-feira, 14 de fevereiro, das 17h às 18h
– Games e Representatividade
Com Tainá Felix, Osvaldo Isaka e Mariana Couto
Sexta-feira, 15 de fevereiro, das 17h às 18h

– Debate Protagonismo feminino e maternidade nas mídias sociais
Com Thaiz Leão (Mãe Solo), Thais Farage e Ana Paula Xongani
Sábado, 16 de fevereiro, das 15h às 16h
Programação na Arena
(exclusiva para os campuseiros)

 

ESPAÇO WELLNESS

 

– Treino Gaia
Método de treinamento natural, com ênfase na consciência e qualidade do movimento.
Com Hérica Sanfelice, educadora e idealizadora do método.
Terça, 12 de fevereiro – 13h, 15h, 17h, 19h e 21h
– K-Pop
Estilo de dança criado na Coréia do Sul que combina pop, rock, hip hop, eletrônica e outros gêneros, em coreografias que desafiam os participantes.
Com Thiago Tang, bailarino e coreógrafo.
Quarta, 13 de fevereiro – 11h, 13h, 15h, 17h, 19h e 21h
– Ginástica Multifuncional
Programa de exercícios físicos do Sesc SP, que leva em conta a expectativa e o estilo de vida do praticante. Os participantes poderão realizar movimentos que envolvem equilíbrio, força, coordenação e agilidade.
Com Daniel Leopoldo, Denise Rosa e Fernanda Romano, educadores em atividades físico-esportivas do Sesc.
Quinta, 14 de fevereiro – 11h, 13h, 15h, 17h, 19h e 21h

– Yoga
Prática indiana com exercícios de respiração e posturas, mesclando tonicidade, equilíbrio e relaxamento, aliado à meditação.
Com Josy Arakawa, Márcia Ferrarezy e Nilson Ribeiro, educadores em atividades físico-esportivas do Sesc.
Sexta, 15 de fevereiro – 11h, 13h, 15h, 17h, 19h e 21h
– Passinho
Dança que se originou com jovens, nas comunidades do Rio de Janeiro, tem ganhado espaço e destaque em outras cidades. É uma forma de expressão e comunicação em que a criatividade se traduz em desafios entre os participantes. Com o Cebolinha do Passinho, dançarino, coreógrafo e um dos criadores do Passinho.
Sábado, 16 de fevereiro – 11h, 13h, 15h e 17h
QUADRA
– Desafios Esportivos
Espaço para a prática esportiva com jogos e desafios em modalidades como futebol e suas variações, tchoukball, hóquei na grama e flagbol.
Com Janaína Lopes, Marcos Cardoso Gonçalves, Maria Cecilia Marrara, Vinícius Gonçalves e Wladimir Barbosa Reis, educadores em atividades físico-esportivas do Sesc.
Segunda, quarta e sexta, 11, 13 e 15 de fevereiro, das 14h às 17h.

 

– Esportes de Raquetes

Espaço para a prática das modalidades badminton e mini tênis.
Com Ana Carolina Rodrigues e Luiz Fernando Victorello, educadores em atividades físico-esportivas do Sesc.
Terça, 12 de fevereiro, das 14h às 17h.
– Jogos Populares
Espaço para a vivência de jogos como queimada, pic bandeira e base 4, que possibilitam a integração e elaboração de estratégias.
Com Nathan Lopes, Tatiana Vieira, Tiago Aquiles e Vagner Martins, educadores em atividades físico-esportivas do Sesc.
Quinta e sábado, 14 e 16 de fevereiro, das 14h às 17h.
– Tênis de Mesa
Espaço autogerido para a prática da modalidade.
Segunda a sábado, de 11 a 16 de fevereiro.

Lounge Sesc

Funcionamento de 12 a 16 de fevereiro, com sessões às 14h, 15h30, 17h, 18h30 e 20h
Audição do álbum Modo Avião, em formato de intervenção artística para o público presente na Arena Campus Party, conduzido pelo próprio compositor Lucas Santanna.
12 de fevereiro, com sessões às 12h30, 14h, 15h30 e 17h
13 a 15 de fevereiro, com sessões às 14h, 15h30, 17h, 18h30 e 20h
16 de fevereiro, com sessões às 12h30, 14h, 15h30, 17h, 18h30 e 20h
Vagas limitadas com retirada de senhas 30 minutos antes.

Palco Makers

 

– Palestra: Experiências em Audiovisual e Animação nos Espaços de Tecnologias e Artes do Sesc São Paulo

Palestra do educador do Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Jundiaí Felipe Calixtre sobre sua experiência em animação.

Relato dos processos, experimentações e resultados de algumas das atividades de audiovisual realizadas no ETA Jundiaí nos últimos anos, entre animação, vídeo para a internet e curta-metragem com variados públicos.
Felipe Calixtre é formado em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), tem experiência como diretor de animação, professor de artes plásticas, audiovisual, informática e cultura digital.

Ministra cursos livres de animação, produz documentários, pesquisa histórica, eventos e projetos culturais pela Cine A Vapor Produções.

Também atua como Educador de Tecnologias e Artes no Sesc Jundiaí.
13 de fevereiro, 16h às 16h45

PALCO ENTERTAINMENT

– Palestra-performance – Poéticas Orbitais

 

Com Nahum
Uma rosa na Lua e o sussurro de uma lembrança esquecida.

Fogo, cartas não reveladas e uma sessão cortês com poetas e dançarinos.

Poéticas Orbitais é uma palestra de performance em constante transformação, na qual o artista compartilha e remixa sua obra com suas pesquisas e inspirações.

Esta palestra apresenta trabalhos em vídeo, depoimentos e ilusionismo para compartilhar seus pontos de vista sobre arte e exploração espacial.
Nahum é artista, músico, multi-instrumentista, performer e diretor artístico, nascido na Cidade do México, que vive e trabalha em Berlim.

Seu trabalho combina tecnologias espaciais, ilusionismo e hipnose para criar perspectivas alternativas e extremas da experiência humana.
15 de fevereiro, às 16h

A programação completa do Sesc na Campus Party 2019 está em: sescsp.org.br/campusparty

Sobre o Espaço de Tecnologia e Artes do Sesc São Paulo

Presente em 37 unidades do Sesc em todo o estado de São Paulo, o Espaço de Tecnologia e Artes ( ETA) consiste em salas-laboratório dedicadas às práticas educativas que utilizam suportes tecnológicos ou digitais.

Com uma atmosfera de liberdade, reflexão e cooperação, os participantes podem desenvolver um entendimento mais amplo das tecnologias, não apenas ligadas ao high-tech, e também uma compreensão do que é ou pode ser arte.

A partir da mistura de processos, materiais e inspirações (da oficina na garagem do avô, do ateliê de artista, dos hack, fab e media labs e maker e tinker spaces), são exploradas as mais diversas possibilidades do digital, entre elas a fabricação digital, o software livre, o hackerismo, a cultura digital, o audiovisual (som, vídeo e luz), a fotografia, o design, a inclusão e o letramento digital, a editoração, a animação, os games e as inovações na cidade, entre outros.

O processo de aprendizado e o “fazer junto” está sempre em cena, já que a ideia é também valorizar a convivência, a diversidade, o protagonismo e a reflexão crítica por meio de atividades criativas.

About Paulo Fernandes Maciel

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*