No dia 28 de junho, a Samsung Electronics lançou a edição de 2024 do seu Relatório de Sustentabilidade.
A Samsung continua divulgando os resultados das avaliações de materialidade focadas na gestão sustentável que consideram tanto os impactos das atividades corporativas no ambiente externo, quanto os fatores externos na empresa. Este relatório contém as estratégias e principais conquistas da Samsung relacionadas ao meio ambiente, social e governança (ESG).
[Meio Ambiente]
Mudanças Climáticas e Energia │ Circularidade de Recursos e Resíduos │ Água
Em setembro de 2022, a Samsung anunciou sua Nova Estratégia Ambiental, que inclui as metas da empresa de atingir emissões net zero de Escopo 1,2 até 2050, maximizar a circularidade de recursos para contribuir para uma economia circular e enfrentar os desafios ambientais por meio da inovação tecnológica.
A divisão Device eXperience (DX) da Samsung visa atingir emissões net zero de Escopo 1,2 até 2030. A divisão DX atingiu 93,4% de conversão de energia renovável até o final de 2023 — o que inclui 100% de energia renovável usada nas principais instalações de fabricação globais nos Estados Unidos, Europa, Coreia, China, Brasil, Índia e Vietnã.
Em conformidade com o Roteiro de Circularidade de Recursos da empresa, a resina reciclada foi incorporada em 25% das peças plásticas adquiridas no ano passado. Além disso, a divisão DX expandiu seus programas de recuperação e reciclagem de resíduos eletrônicos (e-waste) para mais de 70 países até o final de 2023.
A divisão Device Solutions (DS) da Samsung adicionou novas instalações de tratamento de gás de processo (sistemas catalíticos regenerativos, RCS) e expandiu o uso de sistemas de recuperação de calor residual de gás natural liquefeito (GNL) em 2023 para ajudar a atingir emissões net zero do Escopo 1,2 até 2050. Como resultado de várias atividades de redução, as emissões do Escopo 1,2 da divisão DS diminuíram 11,6% em 2023 em comparação a 2022. Além disso, a Divisão DS expandiu seu uso de energia renovável assinando contratos de compra de energia (PPAs) na Coreia para fornecer energia renovável de uma usina solar de 60 megawatts.
Comprovando a excelência de seus sistemas de gerenciamento de água, a Samsung obteve a certificação Platinum — o nível mais alto — da Alliance for Water Stewardship (AWS) para suas instalações em Giheung, Hwaseong e Pyeongtaek na Coreia e sua instalação em Xi’an na China. Além disso, a empresa está reduzindo a geração de resíduos expandindo o número de certificações de circularidade de recursos obtidas do Ministério do Meio Ambiente da Coreia para incluir certificações para nove novos itens a partir de março de 2024.
[Social e Governança]
Funcionários │ Cadeia de Suprimentos │ Segurança e Proteção de Informações │ Qualidade e Segurança de Produtos │ Conduta Empresarial
A Samsung está defendendo os direitos humanos e melhorando os ambientes de trabalho enquanto se esforça para criar uma forte cultura corporativa para executivos e funcionários. A Política Global de Resolução de Reclamações foi promulgada em abril de 2024 para garantir que as reclamações recebidas sejam tratadas de forma justa e consistente de acordo com os Princípios Globais de Direitos Humanos da empresa. Com o objetivo de aumentar o número de mulheres na força de trabalho, a Samsung planeja mais que dobrar o número base de mulheres executivas até 2030 em comparação a 2022.
Continuando o seu apoio aos funcionários com deficiência, a Samsung abriu em 2023 um local de trabalho chamado “Stellar Forest” para criar empregos sustentáveis para pessoas com deficiências de desenvolvimento. Começando com um fabricante de confeitaria que fornece produtos assados para funcionários da Samsung, a Stellar Forest planeja diversificar para setores adicionais para criar mais oportunidades de emprego adequadas para pessoas com incapacidades.
A Samsung está gradualmente expandindo seu escopo de gerenciamento da cadeia de suprimentos para incluir fornecedores de segunda linha e não manufaturados. Auditorias de terceiros foram introduzidas para selecionar fornecedores de segunda linha em 2023, estendendo o Código de Conduta do Fornecedor para todos aqueles que disponibilizam produtos e serviços para a Samsung.
Além disso, a empresa expandiu sua plataforma de segurança Samsung Knox para cobrir não apenas smartphones, mas também smart TVs e eletrodomésticos inteligentes. Com atualizações regulares de segurança dos dispositivos móveis Galaxy, a Samsung estendeu o período de assistência para atualizações de segurança para até sete anos a partir de janeiro de 2024.
A Samsung prioriza a proteção de informações pessoais, qualidade do produto, segurança do cliente, conformidade e gestão ética em toda a empresa.
A Samsung divulga informações relacionadas de forma transparente e eficiente por meio do site de Sustentabilidade. Além disso, a empresa se comunica ativamente com os stakeholders por meio de fóruns, pesquisas e visitas no local.
Acompanhando a disseminação de divulgações de informações não financeiras e outras tendências globais, o relatório deste ano comunica fielmente as estratégias da Samsung, atividades de implementação e o status atual das principais questões de gestão sustentável.
O texto completo do Relatório de Sustentabilidade da Samsung Electronics de 2024 pode ser baixado aqui.