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A importância da governança de IA para os negócios na América Latina

por admin

Por: Sergio Camorcio – Ecosystem Leader IBM América Latina 

É muito interessante ver como a inteligência artificial está progredindo e se tornando cada vez mais relevante no mundo dos negócios. A IA certamente tem o potencial de simplificar processos e impulsionar a transformação das empresas. E esta transformação é o que temos visto nos últimos meses, quando 75% dos CEOs tem amadurecido da experimentação para a implementação de IA em seus processos de negócios, o que promete trazer muitos benefícios para as organizações, como menciona o estudo do IBM Institute for Business Value (IBV)

É compreensível que, com o avanço da IA generativa, questões éticas e preocupações sobre vieses e privacidade sejam levantadas. A implementação de uma estratégia de governança de IA é crucial para lidar com esses desafios e garantir uma adoção responsável da tecnologia. Buscar orientação de especialistas e agir com cautela são abordagens sensatas para navegar nesse cenário em constante evolução. De acordo com outro estudo do IBV sobre IA responsável e ética, esta é a preocupação de 58% dos executivos que tem adotado IA generativa nas suas operações.  

IA confiável requer base sólida 

É essencial que as empresas estejam atentas aos desafios apresentados pela IA generativa, especialmente no que diz respeito a questões de explicabilidade, justiça, robustez, transparência e privacidade. Garantir que a IA seja confiável, sustentável e acessível requer um cuidadoso monitoramento e rastreamento dos modelos de IA, além da capacidade de explicar as decisões tomadas. Estabelecer uma base sólida de governança de IA, que leve em consideração alguns imperativos, é fundamental para mitigar os riscos e permitir uma implementação ética e responsável da tecnologia. Gostaria de listar aqui 4 desses imperativos que considero muito importantes:  

  • Livre-se da caixa preta da IA: A transparência dos modelos é fundamental, por isso é importante que as empresas capturem o comportamento e desempenho de todas as entradas (humanas ou não) e saídas, o que ajudará a ter eficácia e agilidade na tomada de decisões. O avanço dos diversos modelos de IA, seja de comunidades com código aberto ou dos diversos fornecedores disponíveis, permite que as organizações tenham uma visão completa dos dados, gerenciem, monitorem e governem esses modelos com mais eficiência.  
  • Transforme a conformidade em uma vantagem:  Cumprir as regulamentações é crucial para conduzir os negócios, independentemente da complexidade das leis locais ou globais. Ao adotar os processos e tecnologia apropriados, é possível não apenas garantir a conformidade atual, mas também estar bem posicionado para lidar com futuras regulamentações. Estratégias eficazes envolvem a tradução dos regulamentos de IA em políticas de aplicação automatizada, além da implementação de painéis para rastrear e monitorar a conformidade entre políticas e regulamentos. 
  • A união fará a força em torno da IA generativa: Atualmente, nenhum modelo de IA generativa domina todas as áreas. O futuro será moldado por uma comunidade colaborativa que tem acesso a tecnologias de IA confiáveis, que podem ser facilmente integradas em diversas soluções. O desenvolvimento contínuo do ecossistema tecnológico desempenhará um papel muito importante na expansão da IA generativa nas empresas, à medida que novas formas de computação, armazenamento e modelos funcionais continuam em desenvolvimento. Essa abordagem promoverá a cooperação e competição, acelerando a introdução de novas soluções no mercado. Na realidade dos negócios, os ecossistemas não são apenas parte da estratégia – eles são a própria estratégia. 
  • Antecipe os riscos antes que eles se tornem problemas:  Para o sucesso da IA, é essencial adotar medidas proativas para detectar e mitigar riscos, incluindo o monitoramento de aspectos como justiça, viés, direcionamento e métricas relacionadas ao uso de grandes modelos de linguagem (LLMs). A automação desempenha um papel crucial, permitindo ampliar a visibilidade e aprimorar a colaboração entre diferentes entidades. 

Com a rápida evolução da tecnologia, os líderes responsáveis por iniciativas de IA e IA generativa dentro de suas organizações enfrentam desafios complexos. Nesse contexto, a experiência de um parceiro de negócios pode ser fundamental para simplificar decisões e implementar uma estratégia de governança correta. O conhecimento e acesso a tecnologias, aliado à experiência, fazem dos parceiros recursos indispensáveis. Atualmente, os ecossistemas tecnológicos não são apenas parte da estratégia e sim a própria essência da estratégia. Portanto, investir em um ecossistema é essencial para impulsionar o crescimento e auxiliar os clientes na transformação de seus negócios por meio da Inteligência Artificial. 

Fonte: https://www.ibm.com/

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