Home Noticias Samsung celebra 10 anos dos programas de responsabilidade social no Brasil com campanha institucional

Samsung celebra 10 anos dos programas de responsabilidade social no Brasil com campanha institucional

por SimbiekJP

Primeiro vídeo destaca professora que motivou alunos em Goiás no Prêmio Respostas para o Amanhã e reforça atuação da empresa na área de Cidadania Corporativa

Com mais de 10 anos atuando em Responsabilidade Social no Brasil e grandes programas desenvolvidos, a Samsung lança uma grande campanha institucional. A primeira das duas fases do projeto é focada na história de Ayanda Ferreira Nascimento Lima, professora de Itumbiara (GO) que mudou a história de uma sala de aula com a inscrição da turma no programa global Respostas para o Amanhã. O filme foi produzido em parceria com a Cheil Brasil e pode ser encontrado nos canais oficiais da Samsung Brasil no YouTube, Facebook e Instagram.

Por meio da veiculação de dois vídeos com histórias reais de personagens impactados por programas de Responsabilidade Social da empresa, a Samsung mostra como é possível colaborar para o desenvolvimento do potencial humano de cada um. Nas duas fases, a campanha exibe episódios inspiradores seguindo o posicionamento Do What You Can’t, que empodera as pessoas a realizarem o que elas acham impossível, mostrando assim a capacidade de cada ser humano para superar qualquer barreira.

A primeira fase da campanha reforça a educação como meio de inclusão social, baseada no programa Respostas para o Amanhã (https://respostasparaoamanha.com.br/), iniciativa global da empresa e que conta com a coordenação técnica do CENPEC Educação para estimular projetos focados na abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Apresentado no Brasil em 2014, o programa, que faz parte das iniciativas da área de Cidadania Corporativa da empresa, já envolveu mais de 161 mil alunos e 14,8 mil professores de 4,7 mil escolas públicas. Alunos do Ensino Médio da rede pública de todo o país são desafiados a desenvolver soluções de problemas locais por meio de experimentação científica e tecnológica, sob orientação de professores das áreas de Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias. É o caso da Ayanda, de Itumbiara, do interior de Goiás.

A professora de Biologia sentiu-se desafiada em apoiar estudantes desmotivados em uma turma do 2º ano do Ensino Médio, em que alunos ajudavam os pais nos trabalhos rurais em Itumbiara antes de irem à escola. Foi quando Ayanda descobriu o Respostas para o Amanhã, que premia iniciativas que encontram soluções para problemas nas comunidades.

Ciente dos recorrentes problemas de saúde na região pela falta de água tratada, o projeto desafiou os estudantes a usarem o conhecimento em sala de aula para encontrar uma solução e o resultado foi a descoberta do uso de extrato das sementes de Moringa oleífera, planta local, como uma possibilidade eficiente, de baixo custo e fácil acesso para o tratamento da água. A ideia ganhou o Prêmio Respostas para o Amanhã da Samsung, de 2015.

“Assumi uma turma desafiadora, mas sempre tive o sonho de ser professora por acreditar que o conhecimento pode transformar vidas. Descobri o Prêmio Respostas para o Amanhã da Samsung e, quando uma aluna ficou doente por não ter acesso a água tratada, pedi aos alunos para buscarem uma solução para esse problema comum na região. Isso aumentou o interesse de todos pela ciência e pesquisa. Nossa solução funcionou e ganhamos. Uma turma desmotivada transformou a escola em referência no estado”, contou a professora Ayanda.

“A campanha é mais um movimento da Samsung para ressaltar a importância de se investir em educação, capacitação e inovação. Olhando todos os nossos programas, vemos um amadurecimento das temáticas, ampliando a rede de parceiros. É uma questão de dar continuidade ao que acreditamos ser fundamental em nossa atuação na sociedade”, afirma Mario Laffitte, vice-presidente de Relações Institucionais da Samsung na América Latina.

Compromisso com o desenvolvimento social do país

A empresa mantém iniciativas de responsabilidade social corporativa no Brasil desde 2010, quando, iniciando o apoio ao Programa de Educação, Saúde e Cidadania da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), construiu a Escola Estadual Samsung Amazonas dentro da comunidade indígena Três Unidos, em Manaus.

Nessa década de investimentos em responsabilidade social no Brasil, a empresa realizou diversas ações que deixaram como legado salas de aula conectadas e equipadas com tecnologia em escolas públicas, apoio a competições de cursos técnicos e a facilitação para que jovens de 14 a 18 anos conseguissem seus primeiros empregos.

Atualmente, além do Respostas para o Amanhã, que está em sua sétima edição no Brasil, a Samsung investe em outros programas de cidadania corporativa, como o Code IoT, a Maratona UNICEF Samsung, o Samsung Innovation Campus e o Voluntariado Corporativo , reforçando seu compromisso com a Educação, guiados pela visão global de Cidadania Corporativa da companhia: Together for Tomorrow! Enabling People.

Em inovação, há também associação com universidades relevantes por meio do Samsung Ocean, programa de capacitação e pré-aceleração para empreendedores, e o Samsung Creative Startups, que oferece aceleração para startups.

“Na Samsung, ao longo de mais de uma década de investimentos em educação, podemos ver de perto as soluções criativas e colaborativas das práticas que aproximam os jovens e professores de demandas sociais inovadoras e capazes de transformar a sociedade”, destaca Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.

FICHA TÉCNICA

Agência: Cheil Brasil Comunicações

Título: Campanha Branding SEDA

Duração: 90s

CCO: Claudio Lima

Redator: Alair Erlon, Paula Cunha

Direção de arte: Alan Chung

Motion: Renan Godoy, Renan Escribano, Marcelo Mayer

Diretor Geral: Tatiana Pacheco

Atendimento: Fabio Mancini, Camila Cardoso

Planejamento: Paula Queiroz, Felipe do Vale, Caio Moraes

Mídia: Cassio Yanata

RTV: Regina Shnaider, Andréa Consoleto, Cristiane Marinari

Aprovadores: Arthur Wong, Silvia Tamai, Thiago Mourão

Produtora: Corazon

Diretor: Nico Matteis

Diretor Executivo: Igor Ferreira

Prod Executivo: Renato Chabu, João Luz

Produtores: Marcella Kaulino

Assistente de direção: Vinicius Mendes

Diretor de Produção: Rafael Pinto

Direção de Fotografia: Vagner Jabour Vila Nova

Coord Produção: Juliana Sigolo

Ass. De produção: Sarah Moura

Coord pós: Rodrigo Parente

Finalizador: Henrique Gomes

Color grading: Acauan Pastore

Montagem: Lucas Camara

Pós produtora: Post it

Produtora de Som: Comando S Áudio

Produção Executiva: Serginho Rezende

Coordenação: Equipe Comando S

Engenheiro de som: Equipe Comando S

Atendimento: Elis Pedroso/Andrea Barreto

Fonte: https://news.samsung.com/

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações