Home Games 4 jogos baseados em famosas produções cinematográficas

4 jogos baseados em famosas produções cinematográficas

por Paulo Fernandes Maciel

Produções cinematográficas inspiram novos games

Histórias de ação, terror e aventura das produções cinematográficas ganham novas características no videogame

A indústria cinematográfica é considerada um dos pilares do mundo do entretenimento, oferecendo histórias de diferentes gêneros e criando franquias icônicas que continuam interessantes e relevantes por várias gerações após o seu lançamento. Com tantas narrativas impressionantes, não é de se admirar que muitas dessas histórias acabam sendo adaptadas para outras mídias, que podem tanto recontar o que foi mostrado no filme por um novo viés, quanto expandir o universo já consolidado.

O videogame é uma ótima ferramenta para contar esse tipo de história, expandindo o papel do telespectador e fazendo com que ele se torne parte real do enredo das produções cinematográficas, tomando decisões e influenciando o comportamento dos personagens.

Entretanto, transformar o filme em jogo é uma tarefa mais complexa do que se imagina, já que é necessário uma dinâmica diferente do que é exibido na tela, assim como produzir algo que agrade a base de fãs – fator importante para o sucesso ou fracasso dos jogos baseados em filmes.

Confira uma lista de títulos que fizeram um bom trabalho na adaptação.

GoldenEye 007 (1997)

O jogo foi baseado no filme homônimo de 1995 e se tornou um fenômeno, sendo considerado por muitos uma obra mais marcante do que o filme que serviu como inspiração, que teve um enredo facilmente superado pelos filmes posteriores da franquia.

produções cinematográficas

O GoldenEye 007 trouxe inovação para os jogos da categoria, ainda apresentando o formato de jogo de tiro em primeira pessoa, mas incluindo elementos que permitam uma história mais complexa e com diversas possibilidades, que poderiam se adequar a diferentes tipos de jogadores. A opção multiplayer do jogo também foi muito elogiada.

Scarface: The World is Yours

Voltado principalmente para os fãs do filme, ele propõe um universo onde Tony Montana não morreu ao final de Scarface, mas perdeu o seu império, cabendo ao jogador reconstruí-lo.

Com a perspectiva em terceira pessoa, o jogo reproduz muito bem o clima do filme, com uma ambientação violenta, cheia de tiros, ação e um humor característico e bastante apreciado pelos fãs da obra.

Alien Isolation (2014)

O jogo fica responsável por expandir o universo apresentado no filme clássico “Alien: O Oitavo Passageiro”, de 1979, e recupera de maneira impressionante o clima e a ambientação de suspense e medo tão presentes nos filmes da franquia Alien.

Nele, acompanhamos a história de Amanda Ripley, filha da protagonista Ellen Ripley, que parte em busca de descobrir o paradeiro de sua mãe.

O jogo é o mais bem-sucedido de todas as várias tentativas em adaptar o universo criado em Alien para o videogame, e acerta em dar destaque para o horror e os desafios, resgatando a aura de mistério que cerca as criaturas que habitam o espaço.

Blair Witch (2019)

Ambientado na icônica e assustadora floresta de Black Hill, em Burkittsville, Maryland, o jogo serve como sequência direta do primeiro filme da franquia, com o jogador controlando Ellis Lynch, um ex-policial que está em busca de um garoto perdido na floresta.

produções cinematográficas

Quanto mais o jogo avança, maiores se tornam os desafios e mais assustador o jogo fica, com sustos e outros elementos de jogos puramente de terror.

Muitos desses jogos tiveram seu lançamento na década de 1990 e no início dos anos 2000, sendo considerados títulos antigos e que podem ser jogados sem problemas em computadores e notebooks lançados atualmente.

Já para os jogos mais recentes pode ser necessário procurar um máquina mais potente e com melhor poder gráfico, como um notebook Acer, conhecido por suas máquinas voltadas para um bom desempenho em jogos.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário