Home Dicas Transforme seu Android em uma televisão portátil com IPTV

Transforme seu Android em uma televisão portátil com IPTV

por Paulo Fernandes Maciel

Com o IPTV você pode transformar seu smartphone em uma tv portátil

Os smartphones dominaram a vida de todos nós e com os aplicativos pode se fazer praticamente de tuco com eles e o IPTV vem para mais uma novidade.

Com uma quantidade quase ilimitada de aplicativos e redes sociais, além de acesso constante à internet de alta velocidade, é cada vez mais comum residências onde não há nenhum tipo de TV a cabo, antena ou satélite, e sim, computadores e celulares garantindo todo o entretenimento por meio de serviços de streaming, vídeos e mensagens.

            No entanto, às vezes bate aquela saudade da programação clássica da televisão, ou temos interesse em uma entrevista ou evento esportivo específico que vai acontecer. De repente, só queremos assistir à novela em um horário específico, mesmo se não estivermos em casa. Então, é possível? Sim!

No Android, usando o protocolo IPTV, podemos ter acesso à canais de televisão usando nossos celulares, mesmo que eles não sejam modelos que acompanham antenas de sinal digital de televisão.

Confira nosso guia.

            Antes de começar, alguns adendos são importantes.

Os aplicativos de IPTV, pela própria natureza do protocolo, são sensíveis à instabilidades na conexão ou interferências de operadoras.

Além disso, com essa técnica é possível ter acesso à streams de TV aberta e legalizada, mas alguns sites podem disponibilizar conteúdo sem os direitos autorais para tal, nesse caso, verifique sempre a legalidade de tudo que consumir.

Para resolver os problemas de instabilidade da conexão, e evitar o risco de cobranças indesejadas, é fundamental a conexão a um servidor VPN antes de assistir à TV.

IPTV

Com tudo isso em mente, podemos prosseguir.

O que é IPTV?

            IPTV é uma sigla em inglês para Televisão Através do Protocolo IP, é uma forma de criar transmissões de vídeo, legendas, áudio e separação de canais e programação, que é eficiente e econômica para funcionar através da internet.

Assim como hoje em dia podemos fazer ligações telefônicas através do VoIP, a IPTV permite que transmissões de conteúdo da TV tradicional sejam acessadas pela internet.

O funcionamento é simples, mas o protocolo é extremamente útil para assistir TV em conexões 3G/4G em celulares, ou WiFi em laptops.

            Com a sua IPTV configurada, os canais aparecem assim como apareceriam em um aparelho de TV tradicional, sendo possível navegar entre os canais disponíveis, conferir qual programa está no ar, ativar as legendas embutidas ou até mesmo, em opções mais avançadas, gravar ao vivo a programação para salvar para visualização futura.

Como usar IPTV no Android

            Para usar a IPTV no Android o processo é extremamente simples.

Para começar, precisamos de um aplicativo de IPTV. As setup boxes, aparelhos Android feitos para se conectar à TV, costumam incluir os aplicativos por padrão na memória. Para smartphones, ou outros aparelhos como tablets, basta buscar por IPTV na Google Play e escolher a combinação de custo por benefício dos apps disponíveis.

A grande maioria é grátis, apenas se utilizando de anúncios. Podemos citar o Simple IPTV, IPTV Player, e Smart IPTV como exemplos, mas há uma infinidade disponível na loja.

            Se estiver instalando o aplicativo em uma TV box que não possui acesso direto à loja da Google Play, é possível aprender a instalar um APK e instalar de forma paralela, sempre se atentando à fonte do arquivo para evitar malware.

Listas de reprodução

            Uma vez instalado o aplicativo, o usuário notará que não aparecem canais por padrão. Isso acontece porque os apps são apenas intérpretes do sinal IPTV, e precisam que o usuário forneça uma fonte de canais. Existem fontes gratuitas e pagas na internet, com variedades de canais e qualidade.

Ao pesquisar por “lista IPTV” é possível encontrar com facilidade a maioria, com uma gama de recursos distintos.

            Para a televisão aberta, religiosa ou parabólica, as listas gratuitas já fornecem uma qualidade e quantidade de canais bastante aceitável. Fica por conta de cada usuário ponderar se vale a pena pagar por uma quantidade maior de recursos. Uma vez inserida a lista, que pode ser fornecida como um link ou arquivo .zip, o aplicativo automaticamente detecta os canais e aí basta assistir.

Configuração do roteador

            A IPTV pode ser assistida através das redes 3G e 4G em qualquer lugar, mas se for utilizar a Wi-Fi de casa vale a pena conferir nos ajustes do roteador se sua conexão está otimizada para conteúdo em vídeo em tempo real. Priorize a rede de 5GHz se disponível, ative a opção de multicast, e escolha um canal de WiFi que esteja livre em sua região. Para buscar os canais, aplicativos de Android com o nome de “WiFi Channel Analyzer” podem encontrar a melhor opção para a sua casa com facilidade.

Conclusão

            Agora, além de um celular, seu aparelho com Android pode ser uma verdadeira televisão portátil, sem precisar pagar a mais por dispositivos que já contenham o hardware de televisão digital.

A qualidade das transmissões é impressionante, considerando que todo o vídeo precisa acontecer ao vivo e pela internet. Agora já não precisamos nos preocupar em perder a partida de nosso time favorito, ou o capítulo final da novela da vez.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário