Participante do Batch #5 da Samsung Creative Startups, eumostro desenvolveu plataforma que apoia empresas a entender e demonstrar o impacto de suas ações ambientais, sociais e de governança para conquistar o reconhecimento de consumidores
Na atual edição do Samsung Creative Startups, programa de aceleração da Samsung, está a eumostro, startup de Cachoeira do Bom Jesus, em Florianópolis, que desenvolveu uma plataforma para que as empresas possam comunicar suas ações nas áreas ambiental, social e de governança (ESG, sigla em inglês para Environmental, Social and Governance) aos seus clientes de um jeito mais fácil e transparente. A empresa oferece um selo que ajuda seus clientes a se posicionarem em relação à transparência do impacto de seus produtos e serviços, além de contribuir para o aumento das vendas e fidelização de clientes.
A plataforma da eumostro tem um layout que, em alguns aspectos, lembra o de redes sociais, onde todas as informações são divulgadas no formato de posts que contam histórias. É por meio dessas publicações que os consumidores se mantém informados sobre a origem dos produtos, composição, rastreabilidade e impacto das ações da empresa. A solução ainda permite acessar certificados e licenças, além dos principais indicadores e metas ESG da empresa. O consumidor encontra essas informações diretamente em seu navegador padrão do smartphone, tablet ou notebook sem precisar instalar nada, seja lendo etiquetas do tipo QR-Code presentes nas embalagens de produtos ou pontos de venda. Além de pesquisas na internet e através do link do seu perfil na eumostro.
O serviço prestado pela startup auxilia pequenos e médios negócios a entender o que é ESG, quais são seus indicativos e como comunicá-los de forma correta para aprimorar seus processos e ter o reconhecimento no mercado. A plataforma oferece diferentes opções de planos mensais que incluem serviços de avaliação, construção do perfil da empresa, comunicação mais transparente com os consumidores e até criação de relatórios.
“Oferecemos indicações dentro da nossa expertise, mas tudo funciona em um ecossistema integrado, incluindo parcerias com empresas de consultoria ambiental. Também oferecemos orientações sobre economia circular, para que os pequenos e médios empreendedores, bem como os consumidores finais, entendam sobre descarte de embalagens, identificação de produtos e outras características que tornam a decisão de compra mais consciente”, afirma Mateus Bonadiman, CEO da eumostro.
“Um dos objetivos do Samsung Creative Startups, ao promover a aceleração dessas empresas, é incentivar o uso da tecnologia e da inovação para levar soluções para as pessoas. A eumostro pode auxiliar os pequenos e médios negócios a demonstrar com mais facilidade e transparência suas melhores práticas diretamente para o público consumidor, influenciando na decisão de compra e fazendo com que todos os envolvidos se tornem agentes de transformação do mundo”, afirma Paulo Quirino, Gerente de Inovação da Samsung.
Samsung Creative Startups
A eumostro é uma das 14 startups selecionadas para o Batch#5 do Samsung Creative Startups. São empresas de sete cidades diferentes (Manaus/AM, Florianópolis/SC, Londrina/PR, São Paulo/SP, Campinas/SP, São Caetano do Sul/SP e Itajubá/MG), contemplando áreas como educação, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, saúde e segurança. Desde a primeira edição do programa, em 2016, 59 startups já foram aceleradas.
As empresas selecionadas para participar do Creative Startups contam com um pacote de serviços e conveniências, que inclui acesso a ativos, tecnologias, laboratórios de P&D, treinamentos, assessorias, mentorias, networking e redes de investidores, além da infraestrutura, dos serviços tradicionalmente oferecidos pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e sua rede de incubadoras, aceleradoras e parques tecnológicos e até R$ 200 mil, livres de equity, para serem investidos no desenvolvimento e aprimoramento dos produtos e serviços apresentados, conforme regras previstas pela Lei da Informática.
“O programa nos ajudou bastante, principalmente a revalidar a solução. Nós passamos por um rebranding em abril, após entender o que poderíamos adicionar na entrega de valor, colocando em prática as metodologias de Design Thinking e Prototipagem a que fomos apresentados no processo de aceleração. O recurso nos ajudou até mesmo na contratação de pessoas que nos ajudaram a tirar a ideia do papel. Para nós, o Samsung Creative Startups tem sido uma experiência transformadora”, declara Mateus Bonadiman, CEO da eumostro.