Home Noticias Samsung anuncia painel virtual gratuito sobre Inteligência Artificial

Samsung anuncia painel virtual gratuito sobre Inteligência Artificial

por SimbiekJP

Ocean Academy Talk reúne especialistas para uma conversa sobre Inteligência Artificial na próxima quinta-feira (29)

Imagem meramente ilustrativa

 

Na próxima quinta-feira (29), a Samsung apresentará um painel virtual sobre Inteligência Artificial na quinta edição do Ocean Academy Talk, modalidade que integra a agenda de cursos online e gratuitos do programa de inovação Samsung Ocean. O evento terá a participação de cinco especialistas da área e está marcado para começar às 20h (de Brasília). As inscrições podem ser feitas pelo site www.oceanbrasil.com ou via aplicativo do Samsung Ocean, disponível para download na Play Store. O número de vagas é limitado.

 

A Inteligência Artificial, também conhecida como IA ou AI (sigla em inglês), tem o objetivo de reproduzir a inteligência humana em meios eletrônicos. Os robôs e softwares analisam dados e são capazes de perceber variáveis, tomar decisões e resolver problemas, operando em uma lógica semelhante ao raciocínio humano, com atribuições significativas em diversas áreas. O painel promovido pelo Samsung Ocean tornará possível compreender um pouco mais sobre os conceitos e as diversas aplicações da IA, apresentando seus princípios e impactos.

 

“Nessa edição do Ocean Talk, especialistas apresentarão uma visão mais profunda e enriquecedora sobre um tema que gera impacto nos empregos tradicionais e já faz parte do nosso cotidiano. A inteligência artificial é vista em fábricas e hospitais, por exemplo, ou em mecanismos de sugestão para compra de produto ou escolha de filme ou série para assistir. Alguns jogos já utilizam algoritmos de IA para monitorar o comportamento dos jogadores, permitindo ajustes na narrativa e no grau de dificuldade”, analisa Eduardo Conejo, Gerente Sênior de Inovação na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung.

 

Os participantes do Ocean Talk deste mês serão Maurício Figueiredo, doutor em Ciências da Computação e pesquisador do Samsung Ocean Center; Almir Kimura Junior, mestre em Engenharia Elétrica, doutor em Administração e responsável pelo laboratório de prototipagem do Ocean Manaus; Sylker Telles, doutor em Filosofia com foco em Estratégia de Design pela Universidade de Kyushu, no Japão; Tiago de Melo, mestre em Ciência da Computação, doutor em Informática pela Universidade Federal e pesquisador do Samsung Ocean Manaus; Mário Bessa, pesquisador do Samsung Ocean e professor da Universidade do Estado do Amazonas no Curso de Engenharia de Computação.

 

Ocean Academy Talk

Tema: Inteligência Artificial aplicada ao dia a dia

Data: 29/10/2020

Hora: 20h

Local: sala virtual a ser informada no ato da inscrição (vagas limitadas)

Inscrição: www.oceanbrasil.com ou aplicativo do Samsung Ocean

Palestrantes:

 

– Maurício Figueiredo, engenheiro Eletricista pela Universidade Federal do Amazonas, mestre e doutor em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais. É professor adjunto da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), da Pós Graduação em Ciência de Dados da UEA e professor colaborador do Programa de Mestrado e Doutorado em Informática da Universidade Federal do Amazonas. É pesquisador do Samsung Ocean Center e co-fundador do Laboratório de Sistemas Inteligentes da UEA. Possui mais de 70 artigos publicados em eventos e periódicos científicos, sendo um dos mais citados da UEA pelo Google Scholar. Tem experiência de mais de 20 anos em projetos de P&D com a indústria, tendo atuado em temas como Automação Industrial, Sistemas Embarcados e Móveis, Internet das Coisas e Aprendizado de Máquina.

 

– Almir Kimura Junior, graduado em Engenharia Elétrica na UEA-EST (Universidade do Estado do Amazonas – Escola Superior de Tecnologia) ano 2008. Mestrado em Engenharia Elétrica (Controle e Automação) na UFAM Universidade Federal do Amazonas ano 2010. Doutorado em Administração na USP (Universidade de São Paulo) sobre o tema Inovação e PD&I no PIM, ano 2020. Professor adjunto do departamento de Controle e Automação da Universidade do Estado do Amazonas/ EST. Participa de projetos de P&D nas empresas do Pólo Industrial de Manaus. Atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de projetos, empreendedorismo, processamento digital de imagens, sistemas de controle e automação e Automação Residencial. Trabalhou como NPI – New Product Introdution em empresas de eletroeletrônico do PIM. Professor Responsável pelo laboratório de prototipagem do OCEAN Manaus.

 

– Sylker Telles, que tem experiência como Diretor Executivo com histórico comprovado de trabalho na indústria de jogos de computador. Hábil em UX design, C #, Metodologias Ágeis e design de interface do usuário. Profissional em artes e design, Doutor em Filosofia (Ph.D.) com foco em Estratégia de Design pela Universidade de Kyushu.

 

– Tiago de Melo, que possui graduação em Processamento de Dados e Direito pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), especialização em Geoprocessamento pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), especialização em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Universidade Anhanguera, Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Doutorado em Informática pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Pesquisador junto ao Samsung Ocean Manaus. Tem experiência na área de Ciência da Computação e vem atuando nos seguintes temas: análise de sentimentos, processamento de linguagem natural, recuperação de informação e aprendizagem de máquina.

 

– Mario Bessa, professor Adjunto da Universidade do Estado do Amazonas no Curso de Engenharia de Computação e pesquisador do Samsung Ocean Center. Mestre em Informática pela Universidade Federal da Paraíba e bacharel em Estatística pela Universidade Federal do Amazonas. Na área privada, atuou como Gerente de Tecnologia de Informação, Comunicação e Inovação da Xerox – The Document Company, sendo responsável pela implantação de diversas inovações de melhoria da qualidade e eficiência no processo de produção. Como Analista de Sistemas, trabalhou no Banco do Estado do Amazonas e na Fundação Centro de Análise Pesquisa e Inovação Tecnológica. Suas áreas de interesse são: aprendizagem de máquina, banco de dados e matemática computacional.

 

Confira a programação dos cursos e atividades confirmados, no horário de Brasília:

26/10
14h – Laboratório de IoT com Raspberry Pi
19h – Ciência de Dados: Visualização de Dados com Python PARTE 1 – Ambientação

27/10
14h – Laboratório de Backend com NodeJs e Express
18h – Laboratório de Banco de Dados com MongoDB

28/10
14h – Laboratório de IoT em Cloud
19h – Ciência de Dados: Visualização de Dados com Python PARTE 2

29/10
14h – Integrando os serviços de backend na nuvem

30/10
14h – Programando para web com Python, CSS e HTML
19h – Ciência de Dados: Visualização de Dados com Python PARTE 3

Fonte: https://news.samsung.com/

Você também pode gostar

Deixe um Comentário