“Está surgindo uma nova era da mobilidade, com uma evolução nas tendências de consumo, enquanto que a cada dia mais as pessoas preferem serviços de transporte sob demanda. O EZ-ULTIMO representa esta nova era, oferecendo uma experiência exclusiva premium a bordo de um robô-veículo que pode ser personalizado em função do fornecedor de serviços”, declarou Laurens van den Acker, Diretor Mundial de Design. “Inspirado na arquitetura contemporânea e completamente integrado às futuras cidades inteligentes, o EZ-ULTIMO oferecerá uma experiência exclusiva para todos. Com carros autônomos, elétricos e conectados, estamos entrando em um novo e apaixonante ciclo do design automotivo.”
Design emocional, inspirado na elegância à francesa
O EZ-ULTIMO abre novas perspectivas para o design da Renault. A bordo de um robô-veículo, o viajante realmente aproveita o percurso em um espaço concebido como se fosse um lounge particular, equipado com todo o conforto e os serviços necessários para relaxar ou se divertir.
Aconchegante e confortável, o design do EZ-ULTIMO dá vida ao DNA EASY LIFE da marca Renault, com um acesso facilitado por uma ampla porta automática e um banco deslizante e pivotante, que vem receber o passageiro. Para mais intimidade, os viajantes são protegidos pelas facetas envidraçadas da parte superior da carroceria. O interior sofisticado do EZ-ULTIMO foi diretamente inspirado no universo da arquitetura, criado sob medida a partir de materiais premium, como madeira, mármore e couro. Eles permitem que os passageiros descontraiam em um lounge relaxante e agradável.
Equipado com uma tecnologia de condução autônoma de nível 4, o EZ-ULTIMO permite vários usos. Este robô-veículo é conectado às infraestruturas e adaptado ao uso urbano, em autoestradas ou em serviço de traslado em vias dedicadas.
Reinventando a vida a bordo
Enquanto a mobilidade continua a evoluir com carros conectados e autônomos, a Renault tem certeza da importância de reinventar o tempo gasto a bordo, desenvolvendo novas experiências enriquecedoras, tanto no plano pessoal como profissional. Nesta perspectiva, o Grupo tem firmado parcerias com empresas do setor de mídia, cujo primeiro exemplo é o trabalho em conjunto realizado com o Grupo Challenges, para desenvolver a Experiência Editorial Aumentada (Augmented Editorial Experience – AEX). A AEX é uma experiência realista e imersiva, combinando um conteúdo editorial premium personalizado, uma interface multimídia e a mobilidade, fazendo de cada trajeto uma experiência única de aprendizado, tal qual ela é imaginada a bordo do EZ-ULTIMO.
A visão do grupo: uma trilogia para o futuro da mobilidade compartilhada
O EZ-ULTIMO é o terceiro membro da família de carros-conceito criados pela Renault na área de serviços de mobilidade urbana autônomos, elétricos, conectados e compartilhados. O EZ-ULTIMO utiliza a mesma plataforma modulável do EZ-GO, o robô-veículo Renault sob demanda, e do EZ-PRO, uma solução autônoma de entregas urbanas para a última etapa da rota. Inspirado na mesma ambição de oferecer une mobilidade sustentável para todos. Esta trilogia de carros-conceito elétricos e autônomos ilustra a visão da Renault para a mobilidade urbana compartilhada do amanhã.
Para obter mais informações sobre os serviços de mobilidade do Grupo Renault, acesse https://sharedmobility.group.renault.com/fr/
Sobre o Grupo Renault
Montadora de automóveis desde 1898, o Grupo Renault é um grupo internacional presente em 134 países, tendo vendido mais de 3,76 milhões de veículos em 2017. O Grupo emprega atualmente mais de 180.000 colaboradores, tem 36 unidades industriais e 12.700 pontos de venda espalhados pelo mundo. Para responder aos grandes desafios tecnológicos do futuro e manter sua estratégia de crescimento rentável, o Grupo se apoia no desenvolvimento internacional, na complementariedade de suas 5 marcas (Renault, Dacia, Renault Samsung Motors, Alpine e LADA), nos veículos elétricos e em sua inigualável aliança com a Nissan e a Mitsubishi. Participando do Campeonato Mundial de Fórmula 1 com sua própria escuderia desde 2016, a Renault faz do automobilismo esportivo um vetor de inovação e notoriedade da marca.