Conhecer os fofos coalas é opção de lazer neste feriado
AQUÁRIO DE SP RECEBE COALAS
Rigorosas exigências, como o plantio de diversas espécies de eucaliptos, foram seguidas à risca, concedendo ao complexo a oportunidade de cuidar dessas espécies
O casal de coalas Princesa Julie e Rei Billy vieram do zoológico Darling Downs Zoo, na Austrália e desembarcaram no Aquário de São Paulo rumo a um objetivo extremamente importante: chamar a atenção do público para a necessidade de conservar os ambientes naturais, em especial as florestas.
Há 4 anos, o Aquário de São Paulo iniciou as conversas com o governo australiano para viabilizar a vinda desses animais, símbolo da Austrália, para o Brasil. Uma extensa documentação contendo todas as condições para receber as espécies foi apresentada ao governo australiano, desde estrutura, equipes, rotinas de manejo, cuidados com os animais, projetos de conservação e educação ambiental e até mesmo a construção do recinto – desenvolvido de acordo com as normas para atender as necessidades da espécie – foram pré-requisitos para a aprovação.
Seguindo as exigências do governo australiano, o Aquário de São Paulo ainda enviou para a Austrália dois biólogos e uma veterinária, integrantes de sua equipe técnica, para aprimorar seus conhecimentos e obter intenso treinamento para o manejo da espécie.
A dieta alimentar da Princesa Julie e do Rei Billy também entrou nas exigências. Em 2014, teve início a plantação de eucaliptos para garantir o fornecimento de alimento, contando ainda com uma lista das espécies de eucaliptos específicas da preferência dos coalas e que podem variar ao longo do tempo. Tudo para garantir a qualidade de vida dos animais. A plantação conta com o apoio do IPEF, Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais.
Conscientização
O Aquário de São Paulo, considerado uma referência na manutenção e manejo de animais e com conceituados projetos de conservação, acredita que a presença e o carisma dos coalas conseguem transmitir, sensibilizar e conscientizar o público, alertando sobre os problemas de desflorestamento e perda de habitat, pois esses animais dependem exclusivamente das florestas tanto para se alimentarem quanto para viverem.
Ficha técnica:
– IDADE: Rei Billy, 4 anos; Princesa Julie, 4 anos;
– PESO: Rei Billy, 7 Kg; Princesa Julie, 5kg;
– O QUE COME:Somente folhas de eucalipto;
– QUANTO COME:Entre 250g e500g de folhas/dia.