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Ônibus elétrico já funciona em São Paulo

por Paulo Fernandes Maciel
ônibus elétrico

Ônibus totalmente elétrico brasileiro com bateria de Ferro e lítio já opera em São Paulo.

ônibus elétrico

Diferente dos tradicionais Troleibus que utilizam redes elétricas que costumam atravancar o trânsito já temos ônibus com bateria de boa autonomia.
De forma a conseguir o maior rendimento energético os engenheiros responsáveis pelo projeto escolheram;

Baterias com base de fosfato de ferro e lítio (LiFePO4) que demoram entre quatro a cinco horas para serem recarregadas na totalidade.

Os motores do ônibus elétrico brasileiro estão alojados nas rodas e nos sistemas auxiliares hidráulicos e pneumáticos.

Em aceleração, o sistema consome energia proveniente das baterias;

E na frenagem consegue reverter a energia cinética em eletricidade que recarrega as mesmas baterias.

O chassis do ônibus elétrico brasileiro foi desenvolvido pela empresa chinesa BYD;

Que tem instalações industriais em Campinas há cerca de dois anos.

O projeto da carroçaria ficou a cargo da Caio.

 

Caio Induscar,

Empresa fabricante de ônibus, líder na produção de carrocerias urbanas, tem seu escritório central localizado na cidade de São Paulo;

E o parque fabril na cidade de Botucatu, SP;

Com uma área total de 445 mil m² e 101 mil m² de área construída.

Tem cerca de 3000 colaboradores em empregos diretos na fábrica, participando do crescimento do pólo industriário da região e do Brasil.

Sua capacidade de produção é de 40 carrocerias ao dia.

Áreas de atuação:

Todo o território nacional e em países como a África do Sul, Angola, Chile, Costa Rica, Equador, Jordânia, Líbano, Nigéria, Peru, República Dominicana, Taiti, Trinidad Tobago, entre outros.

 

A BYD e a Caio carrocerias desenvolveram

O primeiro ônibus elétrico urbano de longa autonomia no mundo Desenvolvidos para causar o mínimo possível de sobrecarga à rede elétrica;

Os ônibus elétricos BYD vêm equipados com 324 kWh em capacidade de bateria;

Podendo assim rodar o dia todo sem precisar parar para recarregar.

A capacidade de produção anual da BYD destes ônibus é de 400 unidades por ano segundo informa a fabricante.

O sistema é Alimentado pela bateria de veículos elétricos mais segura e duradoura do mundo.
A bateria BYD de Fosfato de Ferro Lítio utilizada nos veículos elétricos da BYD é 100% à prova de fogo;

Totalmente reciclável e com vida útil de até 30 anos.

Desenvolvida por um time especialistas com mais de 15.000 engenheiros de Pesquisa e Desenvolvimento;

A bateria BYD tem sido utilizada em mais de 36.000 ônibus e cerca de 200.000 veículos elétricos e híbridos ao redor do mundo;

Tornando-se a bateria mais testada e aprovada do planeta.

Já estão em operação ônibus elétrico intermunicipais entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo e outras capitais;

Mas o número ainda não é tão significativo e as carroçarias são da Marcopolo que também utilizam os chassis e as baterias BYD.

Saiba mais sobre ônibus:

1 – https://overbr.com.br/artigos/onibus-em-sao-paulo-podera-ser-pago-por-celular

2 – https://overbr.com.br/noticias/cpbr10-ponto-de-onibus-2-0-na-campus-party-2017-mede-numero-de-pessoas-temperatura-e-ate-gera-energia

3 – https://overbr.com.br/apps/em-nova-atualizacao-usuarios-do-moovit-podem-editar-informacoes-sobre-pontos-de-onibus-e-estacoes-de-trem-e-metro

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