Ônibus totalmente elétrico brasileiro com bateria de Ferro e lítio já opera em São Paulo.
Diferente dos tradicionais Troleibus que utilizam redes elétricas que costumam atravancar o trânsito já temos ônibus com bateria de boa autonomia.
De forma a conseguir o maior rendimento energético os engenheiros responsáveis pelo projeto escolheram;
Baterias com base de fosfato de ferro e lítio (LiFePO4) que demoram entre quatro a cinco horas para serem recarregadas na totalidade.
Os motores do ônibus elétrico brasileiro estão alojados nas rodas e nos sistemas auxiliares hidráulicos e pneumáticos.
Em aceleração, o sistema consome energia proveniente das baterias;
E na frenagem consegue reverter a energia cinética em eletricidade que recarrega as mesmas baterias.
O chassis do ônibus elétrico brasileiro foi desenvolvido pela empresa chinesa BYD;
Que tem instalações industriais em Campinas há cerca de dois anos.
O projeto da carroçaria ficou a cargo da Caio.
Caio Induscar,
Empresa fabricante de ônibus, líder na produção de carrocerias urbanas, tem seu escritório central localizado na cidade de São Paulo;
E o parque fabril na cidade de Botucatu, SP;
Com uma área total de 445 mil m² e 101 mil m² de área construída.
Tem cerca de 3000 colaboradores em empregos diretos na fábrica, participando do crescimento do pólo industriário da região e do Brasil.
Sua capacidade de produção é de 40 carrocerias ao dia.
Áreas de atuação:
Todo o território nacional e em países como a África do Sul, Angola, Chile, Costa Rica, Equador, Jordânia, Líbano, Nigéria, Peru, República Dominicana, Taiti, Trinidad Tobago, entre outros.
A BYD e a Caio carrocerias desenvolveram
O primeiro ônibus elétrico urbano de longa autonomia no mundo Desenvolvidos para causar o mínimo possível de sobrecarga à rede elétrica;
Os ônibus elétricos BYD vêm equipados com 324 kWh em capacidade de bateria;
Podendo assim rodar o dia todo sem precisar parar para recarregar.
A capacidade de produção anual da BYD destes ônibus é de 400 unidades por ano segundo informa a fabricante.
O sistema é Alimentado pela bateria de veículos elétricos mais segura e duradoura do mundo.
A bateria BYD de Fosfato de Ferro Lítio utilizada nos veículos elétricos da BYD é 100% à prova de fogo;
Totalmente reciclável e com vida útil de até 30 anos.
Desenvolvida por um time especialistas com mais de 15.000 engenheiros de Pesquisa e Desenvolvimento;
A bateria BYD tem sido utilizada em mais de 36.000 ônibus e cerca de 200.000 veículos elétricos e híbridos ao redor do mundo;
Tornando-se a bateria mais testada e aprovada do planeta.
Já estão em operação ônibus elétrico intermunicipais entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo e outras capitais;
Mas o número ainda não é tão significativo e as carroçarias são da Marcopolo que também utilizam os chassis e as baterias BYD.
Saiba mais sobre ônibus:
1 – https://overbr.com.br/artigos/onibus-em-sao-paulo-podera-ser-pago-por-celular