*Por Seth Patton, General Manager, Microsoft 365
O trabalho híbrido em um clima econômico incerto está fazendo com que muitos líderes repensem como escalar as conexões entre suas equipes distribuídas. Mais da metade (51%) dos funcionários entrevistados para o nosso estudo Work Trend Index dizem que os relacionamentos fora de seu grupo de trabalho imediato enfraqueceram¹. No nível de liderança, a construção de capital social é crucial para o sucesso da cultura no local de trabalho. Na verdade, 68% dos tomadores de decisão de negócios veem a coesão e as conexões sociais nas equipes como um desafio de nível moderado a forte devido à mudança para o trabalho híbrido.
Por mais de 10 anos, o Yammer tem sido o tecido social para a nuvem de produtividade da Microsoft, trazendo comunidade e conversas para os aplicativos nos quais as pessoas trabalham diariamente. No entanto, em um mundo de trabalho cada vez mais distribuído, o envolvimento da comunidade é essencial para a forma como as pessoas e as equipes se unem e é um pilar crítico da experiência do funcionário, razão pela qual no ano passado apresentamos o Microsoft Viva Engage, uma evolução do aplicativo Yammer Comunidades no Microsoft Teams, como a mais nova ferramenta do Microsoft Viva.
Nós ouvimos o seu feedback sobre esta etapa inicial e, no próximo ano, todo o Yammer se tornará Viva Engage, desativando a marca Yammer. Além disso, continuaremos aprimorando o Viva Engage com novos recursos que estimulam o envolvimento da liderança, expressão autêntica, eventos e descoberta de conhecimento, incluindo novas experiências lançadas hoje.
O Yammer está evoluindo para o Viva Engage
A próxima fase da evolução começará no próximo mês, em março de 2023, com atualizações no aplicativo Comunidades para aplicativos móveis Outlook e Yammer para iOS e Android. Fora das alterações de marca, não há alterações nos recursos, capacidades e investimentos para clientes do Microsoft 365. Você continuará a experimentar e se beneficiar do poder do Viva Engage, assim como fez com o Yammer, sem perda de continuidade. Além disso, continuaremos a desenvolver novos recursos que concretizam o poder da comunidade, das comunicações corporativas em escala organizacional e do compartilhamento de conhecimento. Estamos entusiasmados com a forma como essa mudança criará uma experiência unificada do Viva Engage em toda a Web, dispositivos móveis e outros endpoints e trará consistência para os usuários do Yammer e do Viva. Essa evolução abre caminho para novos recursos do Viva desenvolvidos pelo Viva Engage e otimizará recursos, ferramentas, treinamento, documentação e suporte para os clientes. Continue lendo para saber mais sobre o que está por vir e quando você poderá ver o Yammer evoluir para o Viva Engage.
Conectando pessoas na era híbrida
Novas experiências lançadas para o Viva Engage
Em setembro de 2022, anunciamos uma nova onda de recursos no Viva Engage que estimula engajamento da liderança, expressão autêntica, eventos e descoberta de conhecimento. Hoje, essas experiências começam a ser implementadas mundialmente para os clientes do Viva Suite e do Microsoft Viva Topics.
O Leadership Corner oferece um espaço para que os líderes se conectem com os funcionários, mostrem grupos de recursos para colaboradores e promovam a cultura por meio de discussões, postagens de histórias, eventos e muito mais. Os funcionários veem os líderes aos quais estão conectados dentro de sua organização e, então, os líderes e seus delegados podem promover, agregar e lançar iniciativas em um único local. Uma nova seleção de painéis intuitivos rastreia as métricas e o sentimento dos colaboradores para ajudar as equipes de liderança a acompanhar as conversas e orientar a discussão com seus times.
O Leadership Corner também apresenta um novo estilo de evento no Viva Engage chamado Ask Me Anything (AMA) para impulsionar ainda mais o engajamento. Os eventos da AMA modernizam a experiência padrão de town halls por meio de votação positiva, perguntas e respostas e recursos de discussão envolventes, como GIFs e imagens. AMAs de longa duração funcionam bem para líderes com equipes distribuídas globalmente, para que todos tenham a oportunidade de fazer perguntas, votar nas perguntas dos outros e obter respostas de seus líderes. Os AMAs também fornecem controles de moderação para que os líderes possam ouvir o que realmente importa, responder a perguntas e garantir que os funcionários tenham as informações mais recentes quando mais precisarem.
Líderes e comunicadores corporativos agora também podem criar campanhas para conduzir iniciativas importantes que apoiem as metas e objetivos de negócios. Essas campanhas são automaticamente puxadas para o Leadership Corner e incluem uma página de campanha dedicada, um rastreador visual de metas para medir o progresso e a capacidade de mostrar os principais patrocinadores e reconhecer os principais colaboradores.
O trabalho remoto tensionou a transferência de conhecimento do ambiente e os obstáculos logísticos para os funcionários que tentam aprender uns com os outros. Funcionários que buscam regularmente o conhecimento individual de seus colegas podem achar o processo frustrante ou limitante devido a muitos fatores, como fusos horários, caixas de entrada sobrecarregadas ou departamentos complexos. As respostas no Microsoft Viva agora estão sendo lançadas para clientes do pacote Viva e clientes do Viva Topics como uma nova guia no Viva Engage. O Answers utiliza Viva Topics e IA avançada para revelar e combinar as perguntas dos funcionários com respostas e especialistas, trazendo o conhecimento coletivo para o trabalho de todos.
O Answers apresenta perguntas semelhantes que foram respondidas, recomenda tópicos e especialistas, destaca as principais soluções e solicita e recompensa as pessoas por contribuírem com respostas para a base de conhecimento.
Para entender melhor o engajamento no Viva Engage, adicionamos novas análises avançadas que detalham uma variedade de painéis, incluindo métricas dedicadas para análises pessoais, análises de público, análises de campanha e respostas globais. Intervalos de datas personalizáveis permitem que você determine o alcance e o engajamento ao longo do tempo para uma visão mais profunda do que está acontecendo no Viva Engage. Todas as métricas são agregadas e desidentificadas para privacidade. Elas estão ativadas por padrão, mas podem ser desativadas por um administrador global. Saiba mais sobre o que está incluído nessas análises e controle como elas são implementadas no blog Microsoft Viva Tech Community.
Viva Engage no Outlook e mobile
Em março de 2023, o aplicativo Comunidades já existente para Outlook será atualizado para refletir a marca Viva Engage. Essa mudança acontecerá automaticamente, sem nenhuma ação necessária para acessar esta atualização. Os clientes podem usar o novo aplicativo Viva Engage para ficar por dentro das atividades da comunidade e das conversas diretamente do Outlook, seja no aplicativo de desktop ou na experiência da web.
Também em março de 2023, os aplicativos móveis do Yammer para iOS e Android também serão atualizados para o Viva Engage para oferecer uma experiência móvel nativa otimizada para compartilhamento social e mídia avançada. Para acessar a nova experiência, você precisará atualizar seu aplicativo. O Viva Engage também pode ser usado por meio do aplicativo móvel do Teams.
Obtena o Microsoft Viva hoje
As novas experiências para líderes, comunicadores e funcionários que anunciamos estão disponíveis para os clientes do Microsoft Viva e começam a ser implementadas hoje. Saiba mais sobre cada recurso e as licenças necessárias.
Olhando à frente
Queremos agradecer sinceramente a todos os nossos clientes Yammer e Viva que estiveram nesta jornada conosco e continuaremos a nos comunicar sobre o cronograma e as mudanças que você pode esperar ver no blog Yammer Tech Community. Observe que essa alteração não afeta o preço atual ou os recursos disponíveis para os clientes atuais do Microsoft 365.
Estamos animados para construir o futuro do Viva Engage juntos e temos grandes planos para o Microsoft Viva no próximo ano e além.
Para saber mais sobre as mudanças anunciadas hoje, junte-se a nós em 23 de fevereiro de 2023 para um AMA com os líderes de produto da equipe Viva Engage.
Perguntas frequentes
Esta é uma reformulação total do Yammer?
Sim, começamos essa jornada com a reformulação da marca do aplicativo Comunidades no Teams em 2022. No próximo ano, as experiências restantes do Yammer serão renomeadas para refletir a marca Viva Engage e se alinhar melhor com o Microsoft Viva.
O que isso significa para o Yammer?
O Yammer continuará como Viva Engage, com a próxima etapa sendo o rebranding do aplicativo Comunidades para aplicativos móveis Outlook e Yammer para iOS e Android. No próximo ano, todo o Yammer será renomeado como Viva Engage.
Isso não altera os recursos, o valor ou os preços atuais do Yammer para clientes existentes do Microsoft 365 ou M365 SKUs. Leadership Corner, Advanced Analytics e Answers in Viva estarão disponíveis para os clientes da suíte Viva. O Answers in Viva também estará disponível para os clientes do Viva Topics.
Alguma funcionalidade do Yammer não estará mais disponível como parte dessa mudança no Viva Engage?
Não há alterações nos recursos ou funcionalidades resultantes dessa alteração.
Onde posso obter ajuda para configurar o Viva Engage?
Entre em contato com o FastTrack, seu gerente de conta, ou saiba como implantar o Yammer/Viva Engage.
Ajudaremos a comunicar essa mudança e disponibilizaremos um guia avançado de implantação por meio do FastTrack para os clientes interessados.
Você também pode encontrar materiais úteis sobre adoção em Viva Engage Adoption. Continuaremos a adicionar materiais para os clientes usarem para comunicação e treinamento à medida que mais recursos forem disponibilizados.
A mesma moderação de conteúdo e outras políticas administrativas definidas no Yammer serão transferidas para o Viva Engage?
Sim, todas as políticas e recursos administrativos permanecerão. Baixe este FAQ para uma visão detalhada do Viva Engage para administradores.