Realmente era uma das atividades que iria rolar no evento e que era uma das mais esperadas e aguardadas pela mídia global. E isto aconteceu durante a palestra de abertura do GTC 2012, sendo que a NVIDIA tomou o palco principal e anunciou não somente uma, mas duas novas placas Tesla, a K10 e a K20.
Enquanto o K10 é efetivamente uma versão Tesla de 8GB da GeForce GTX 690, a K20 vem equipada com um monstro de um GPU – 7,1 mil milhões de transístores. O Kepler GK110 fez uma aparição pública durante a palestra de abertura do GTC 2012, chegando ao palco principal na forma de placa NVIDIA Tesla K20.
Pelo que foi exposto aos presentes, a razão pela espera até ao quarto trimestre não está diretamente ligada à empresa. A única especificação que não foi revelada foi a quantidade de memória que o Tesla K20 terá, e a resposta não é a mais fácil. Atualmente, a NVIDIA tem acesso a uma quantidade de memória de 6GB ou 12GB (até 24 chips por board), mas há desenvolvimentos que podem duplicar a quantidade de memória num único chip.
O GK110 não aparecerá em qualquer produto Quadro ou GeForce este ano. A expectativa é de que a NVIDIA vai combater as AMD FirePro baseadas na arquitetura Core Next durante a SIGGRAPH 2012 (início de agosto de 2012), com os GPUs GK107 e GK104. Já os profissionais, provavelmente, terão de esperar por uma placa Tesla baseada no GK110 até Abril de 2013. Não foi mencionado nenhum tipo de sugestão de valor e sequer a placa foi permitida uma tiragem de fotos mais de perto.