A nova versão do 3DMark, o conhecido software de benchmark em tempo real para gráficos 3D da Futuremark foi lançada ontem.
Além da habitual versão para Windows, a Futuremark planeia também lançar três outras versões que permitem testar o desempenho gráfico de sistemas com Android, iOS e Windows RT. Estas três novas versões ainda estão a ser testadas e aprimoradas, mas deverão chegar nas próximas semanas.
O novo 3DMark é o primeiro a oferecer uma comparação de resultados entre diferentes plataformas, como também o primeiro a testar diferentes níveis de Direct3D numa única aplicação. Com três novos testes, o 3DMark poderá ser utilizado com diferentes tipos de hardware, desde dispositivos móveis com OpenGL ES 2.0 a potentes computadores para gaming com múltiplos processadores gráficos desenhados para DirectX 9, 10 e 11.
O Ice Storm é um novo teste desenhado especificamente para dispositivos móveis e hardware mais limitado. Inclui dois testes gráficos focados na performance do GPU e um teste de física desenhado para medir a performance do CPU. No Windows, o Ice Storm utiliza um motor DirectX 11 limitado ao nível 9 de Direct3D. Nos sistemas com Android e iOS, o Ice Storm utiliza OpenGL ES 2.0. Os conteúdos, resolução de renderização e definições são do teste são iguais em todas as plataformas, e a pontuação pode ser comparada entre Windows, Windows RT, Android e iOS.
Cloud Gate é um novo testes desenhado especificamente para computadores de mesa e portáteis com Windows. O Cloud Gate inclui dois testes gráficos e um teste de física, e utiliza um motor DirectX 11 limitado ao nível 10 de Direct3D, tornando-o perfeito para testar hardware compatível com DirectX 10. Inicialmente, o Cloud Gate estará disponível apenas para a versão Windows do 3DMark.
O teste Fire Strike foi desenhado para PC’s para gaming de alta performance. O Fire Strike inclui dois testes gráficos e um teste de física, bem como um teste combinado que opera o CPU e o GPU ao mesmo tempo. O Fire Strike utiliza um motor DirectX 11 desenhado para testar hardware compatível apenas com DirectX 11. Inicialmente, o Fire Strike estará disponível apenas para a versão Windows do 3DMark.
Vocês podem baixar a nova versão desse famoso benchmark no link a seguir: http://www.futuremark.com/benchmarks/3dmark