Salão do Automóvel: Estacionamento por controle remoto na chave e carregador sem fio para carros elétricos são destaques de tecnologia da BMW
Carregador para carros elétricos sem fio, estacionamento por controle remoto, comando de voz e gestos para interagir com o carro.
O BMW Group antecipa algumas tecnologias futuristas dignas de filmes de ficção científica que estão chegando ao mercado brasileiro.
Entre elas estão faróis a laser, estacionamento por controle remoto e reconhecimento por gestos e um assistente pessoal para veículos.
O Salão do automóvel abre suas portas hoje dia 8
Estacionamento por controle remoto (Remote Control Parking) – Pela primeira vez no mercado nacional, tecnologia estreia no novo BM Série 7.
O motorista pode mover o veículo para frente ou para trás, de forma semiautônoma, usando a chave inteligente BM Display Key.
Para garantir a orientação correta ao estacionar e evitar colisões, este sistema funciona com o Surround View, dispositivo que permite a visualização, em uma tela 3D, de todo o entorno do veículo com a ajuda de câmeras, e o Park Assistant Plus, tecnologia capaz de medir os espaços de vagas e realizar manobras com precisão.
A chave inteligente BMW Display Key, por sua vez, possui uma tela colorida, sensível ao toque, e que além de mover o veículo remotamente, disponibiliza informações como localização, autonomia e serviços.
O BMW Display Key também permite que o usuário verifique se as janelas estão fechadas, as portas estão trancadas e o alarme ativado.
Também é possível, por meio desta chave inteligente, programar o controle de ar-condicionado para ligar automaticamente em um horário
Carregamento por indução
Carregamento indutivo (BMW Wireless Charging) – A tecnologia de carregamento por indução BMW Wireless Charging emprega o mesmo conceito de carregamento sem fios já amplamente utilizado em dispositivos móveis, como smartphones, para recarregar as baterias de alta tensão de veículos eletrificados.
O principal benefício é a incomparável facilidade de uso, já que os motoristas não precisam mais ligar seu carro híbrido plug-in usando um cabo para reabastecer suas baterias.
Em vez disso, assim que o veículo estiver estacionado sobre uma estação de carregamento indutivo (GroundPad), o processo de carregamento é iniciado com um simples toque no botão Start / Stop.
Quando a bateria estiver totalmente carregada, o sistema é desligado automaticamente.
Ícone Gráfico
O Wireless Charging também ajuda o motorista a manobrar para a posição correta de carregamento.
Por meio de uma conexão WiFi é estabelecida a comunicação entre a estação de carregamento e o veículo.
Um ícone gráfico mostra a posição correta para carregamento.
O GroundPad também pode ser instalado em ambientes externos, onde pode ser utilizado independentemente das condições meteorológicas.
Todos os componentes que conduzem eletricidade são protegidos contra chuva e neve, sem prejudicar o funcionamento do GroundPad, que é permanentemente monitorado e pode ser desligado se qualquer situação de risco for detectada.
Apresentado como uma demonstração em SP e comercializado na Europa, o protótipo antecipa tendências para a mobilidade sustentável.
Sétima geração BMW
Assistente Pessoal Inteligente BMW (Intelligent Personal Assistant) – A sétima geração do BMW Série 3, revelada em outubro e apresentada neste 30º Salão do Automóvel de São Paulo, alça o sedã-símbolo da esportividade e do prazer ao dirigir BMW a um patamar jamais visto, graças não apenas ao seu novo design, mas também à presença de tecnologias inéditas no mercado.
Entre elas está o Assistente Pessoal Inteligente BM (Intelligent Personal Assistant), que integra o novo Sistema Operacional BMW 7.0 e pode ser acionado por meio do comando “Olá, BMW”, dito pelo usuário em português.
Esta função é capaz de explicar os recursos disponíveis no veículo, além de fornecer informações sobre o seu status atual e responder perguntas.
Em suma, trata-se do copiloto ideal e particularmente útil no dia a dia a bordo do novo sedã, respondendo a comandos de voz para ajudar o motorista com inúmeras tarefas, aumentando a produtividade e o entretenimento durante o deslocamento.
Em fase final de testes pela engenharia do BM Group Brasil, o recurso estará disponível com a chegada do modelo ao mercado, em meados do próximo ano.
Faróis a laser
Faróis a laser (BMW Laserlight) – Outra novidade do BMW Série 7, os faróis à laser possuem feixe de luz concentrado capaz de superar em 10 vezes a intensidade luminosa de fontes de luz convencionais, como por exemplo os faróis alógenos.
Os BMW Laserlight geram uma luz branca particularmente brilhante e pura, além de fornecer um feixe de alto alcance de 600 metros, o dobro do alcance dos faróis de LED. A distribuição de luz varia de acordo com a velocidade do veículo e com o ângulo de esterço de volante.
Sensor 3D
Reconhecimento por gestos (BMW Gesture Control) – Por meio de um sensor 3D localizado acima do display central, os gestos do motorista ou do passageiro dianteiros são captados e podem controlar funções específicas do sistema, como: abaixar ou aumentar o volume do som, girando o dedo no sentido horário ou anti-horário, aceitar ou recusar ligações telefônicas, apontando o dedo para a tela e balançando a mão para direita.
Ou ainda navegar pelo menu do sistema balançando as mãos para a direita e esquerda, girar a visão em 360° nas câmeras do Surround View, entre outros recursos.
Esta é mais uma tecnologia que estreou no BM Série 7 e será mantida na próxima versão do modelo.
Para vídeos em alta resolução, acesse:
Estacionamento por controle remoto (Remote Control Parking)
Carregamento indutivo (BMW Wireless Charging)
https://www.press.bmwgroup.com/global/video/detail/PF0005413/animation-bmw-wireless-charging
Faróis a laser (BMW Laserlight)
Para mais informações sobre a montadora acesse:
www.bmw.com.br
Sobre o BMW Group
Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o Groupo é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas e também fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. Como uma empresa global, o Groupo opera 31 instalações de produção e montagem em 14 países e possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.
Em 2017, o Grupo vendeu cerca de 2.463.500 milhões de automóveis e 164.000 motocicletas em todo o mundo.
O lucro antes de impostos em 2017 foi de aproximadamente 10,65 bilhões de euros em receitas de 98,678 bilhões de euros.
Desde 31 de dezembro de 2017, o Groupo tinha uma força de trabalho de 129.932 colaboradores.
O sucesso do BMW Group sempre foi baseado no pensamento de longo prazo e em uma ação responsável.
Portanto, a empresa estabeleceu a sustentabilidade ecológica e social em toda a cadeia de valor, a responsabilidade abrangente de produtos e um claro compromisso com a conservação dos recursos como parte integrante da sua estratégia.