- Lucro operacional do primeiro semestre mais do que dobrou, atingindo 336,7 bilhões de ienes
- Lucro operacional previsto para o ano completo subiu para 620 bilhões de ienes
YOKOHAMA, Japão – A Nissan Motor Co., Ltd. anunciou os resultados financeiros para o primeiro semestre de seu ano fiscal, encerrado em 30 de setembro de 2023, com revisão para cima de sua previsão para a receita e os lucros no ano fiscal completo de 2023.
Destaques financeiros do primeiro semestre do ano fiscal de 2023
A receita líquida consolidada aumentou em 1,40 trilhões de ienes, para 6,06 trilhões de ienes, e o lucro operacional consolidado aumentou 180,1 bilhões de ienes, para 336,7 bilhões de ienes, o que representa uma margem de lucro operacional de 5,6%. O lucro líquido1 foi de 296,2 bilhões de ienes.
Apesar de o volume de vendas na China ter tido uma queda devido a uma concorrência mais intensa e a aceleração na transição para veículos movidos a novas energias liderada pelas marcas locais, as vendas em outras regiões aumentaram significativamente em comparação com o período anterior. O aumento na receita e no lucro operacional se deve principalmente a uma melhor performance operacional e um número maior de unidades vendidas em comparação com o período anterior.
A tabela a seguir resume os resultados financeiros da Nissan para o primeiro semestre do ano fiscal de 2023, calculados com base no método de equivalência patrimonial para a joint venture do grupo na China.
Com base no método da Bolsa de Valores de Tóquio
– Com base no método de equivalência patrimonial para a joint venture na China2
Com base na média das taxas de câmbio de Iene Japonês 141 / Dólar Americano e Iene Japonês 153 / Euro no 1º Semestre do FY23
Com base no método proforma, que inclui a consolidação proporcional dos resultados da operação de joint venture da Nissan na China, o lucro operacional foi de 344,7 bilhões de ienes, o que equivale a uma margem operacional de 5,3%.
Destaques financeiros do segundo trimestre do ano fiscal de 2023
A receita líquida consolidada foi de 3,1457 trilhões de ienes no trimestre encerrado em 30 de setembro de 2023. O lucro operacional consolidado foi de 208,1 bilhões de ienes, o que representa uma margem de lucro operacional de 6,6%.
A tabela a seguir resume os resultados financeiros da Nissan para o trimestre encerrado em 30 de setembro de 2023, calculados com base no método de equivalência patrimonial para a joint venture do grupo na China.
Com base no método da Bolsa de Valores de Tóquio
– Com base no método de equivalência patrimonial para a joint venture na China2
Com base na média das taxas de câmbio de Iene Japonês 144 / Dólar Americano e Iene Japonês 157 / Euro no 2º trimestre do FY23
Perspectivas para o Ano Fiscal de 2023
A Nissan revisou para cima suas previsões para o ano fiscal completo de 2023, o que reflete expectativas de melhoria nas vendas globais no varejo (exceto China) e impactos positivos de taxas de câmbio no primeiro semestre de 2023. A previsão revisada pressupõe um ajuste para cima de 400 bilhões de ienes na receita líquida, além de um aumento de 70 bilhões de ienes no lucro operacional para 620 bilhões de ienes, com previsão de aumento do lucro líquido de 50 bilhões de ienes, para 390 bilhões de ienes.
A empresa registrou a seguinte previsão para o ano fiscal na Bolsa de Valores de Tóquio. Calculadas com base no método de equivalência patrimonial para a joint venture da Nissan na China, as previsões para o ano fiscal que terminará em 31 de março de 2024 são:
Com base no método da Bolsa de Valores de Tóquio
– Com base no método de equivalência patrimonial para a joint venture na China2
Com base na média das taxas de câmbio de Iene Japonês 140 / Dólar Americano e Iene Japonês 153 / Euro para a previsão revisada do FY23
O Conselho de Administração da Nissan decidiu pagar um dividendo interino de 5 ienes por ação, com data de registro em 30 de setembro de 2023.
Makoto Uchida, Presidente do Conselho e CEO da Nissan, comentou:
“Realizamos melhorias substanciais no lucro operacional em comparação com o período anterior, neste último ano do nosso plano de transformação Nissan NEXT. Isso nos permite estar na trajetória para entregar nossos objetivos e atingir um crescimento sustentável. Também estamos tomando ações estratégicas para melhorar nossas operações na China, o que inclui o lançamento de quatro Veículos Movidos a Novas Energias a partir do segundo semestre de 2024. Todos estes passos demonstram um progresso contínuo na realização da nossa visão de longo prazo, a Nissan Ambition 2030.”
1 Lucro líquido atribuível aos proprietários da holding
2 Desde o início do ano fiscal de 2013, a Nissan apresenta resultados calculados com base no método de equivalência patrimonial para a sua joint venture com a Dongfeng, na China. Apesar de o registro do lucro líquido permanecer inalterado sob este método contábil, a demonstração dos resultados pelo método de equivalência patrimonial passou a não incluir os resultados da Dongfeng-Nissan na receita e no lucro operacional
Saiba mais sobre a performance financeira da Nissan em https://www.nissan-global.com/EN/IR/FINANCIAL/.
# # #